br.freepik.com

Conheça algumas habilidades ressignificadas pelo MackSTLR

A UPM busca proporcionar aos seus alunos uma formação completa que vai além do conhecimento técnico-profissional. Por meio do programa MackSTLR, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver competências essenciais para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Entre elas, a competência Liderança e Empreendedorismo se destaca por contribuir com o amadurecimento do estudante. Segundo Ricardo Barbosa, coordenador dessa competência no MackSTLR, o programa valoriza a disponibilidade para a prática da reflexão crítica sobre as diferentes experiências que o aluno terá em sua vida universitária. Desse modo, ele vai perceber a transformação sobre seus valores, visão de mundo e escolhas de vida que fará durante esse processo.

Outra competência desenvolvida pelo MackSTLR é a dimensão Ética. De acordo com o coordenador Marcelo Coelho, a habilidade ética é algo com a qual o aluno está o tempo todo em contato. Além de proporcionar intenso autoconhecimento, a iniciativa desafia o aluno a confrontar seus valores pessoais. O especialista explica que, ao realizar uma atividade na competência ética, o aluno expressa seus reais valores nas respostas às atividades, e isso o levará à reflexão e até mesmo a uma mudança de postura e pensamento. Desenvolver habilidade ética, sobretudo nos dias atuais, envolve a compreensão de que devemos ter compaixão diante dos infortúnios da humanidade. Desse modo, cada ser humano pode contribuir na resolução desses problemas.

Clique aqui e conheça mais sobre estas e outras competência que o programa ajuda a desenvolver.

 

Professor de Harvard participa do evento Fronteiras do Pensamento

Michael Sandel, o aclamado professor de Harvard, esteve na UPM, em 7 de agosto, para discutir democracia, filosofia e política com o auditório Ruy Barbosa lotado, além dos participantes on-line, no evento internacional Fronteiras do Pensamento.

Em sua apresentação, o professor focou temas como política, democracia e polarização. Segundo ele, quando os tempos estão polarizados e frágeis, quando encontramos pessoas irritadas e furiosas, os filósofos têm um grande trabalho a fazer. “Atualmente, então, eles têm de trabalhar muito”, afirmou ele, destacando que a democracia requer que cada cidadão se torne um filósofo, pelo menos por parte do tempo.

Para Sandel, a profunda frustração e polarização com a política vêm dos termos vazios do discurso político, sobretudo nas últimas décadas. “Ou é algo tecnocrático e distante, que não inspira ou, quando é um discurso emocional, se torna a respeito de gritos e ódio”, disse.

O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, destacou a importância de a Universidade ser sede de um evento como esse. De acordo com ele, como entidade confessional, o Mackenzie deve fomentar espaços de discussão que tragam voz e luz a questões sociais das mais diversas ordens. O encontro contou ainda com a apresentação do Coro Universitário Mackenzie, regido pelo maestro e coordenador de Arte e Cultura da UPM, Parcival Módolo.

O evento também contou com a participação de Rodrigo Cordeiro, CEO da Delos Bureau, que apresentou o Fronteiras do Pensamento; e de Fernando Schüler, curador do evento, que moderou o momento de perguntas e respostas com o professor Sandel. Além do grande público acadêmico, interno e externo, participaram do evento diversas autoridades mackenzistas.

Centro Histórico Mackenzie volta às atividades

No período das férias, com o campus Higienópolis fechado, o Centro Histórico e Cultural Mackenzie pôde se concentrar na organização administrativa e na gravação dos programas musicais em parceria com a equipe do MackPlay. Além disso, preparou uma agenda cheia até o final do ano com atividades culturais. “É necessário que os calouros conheçam nossa programação, porque aqui eles conseguem os certificados de Horas Culturais, obrigatórias para a colação de grau”, afirmou Luciene Aranha, curadora do Centro. Na primeira semana de volta às aulas, foi realizada o Hora Clássica Concerto com o Quarteto de Violoncellos. Pelo menos uma vez por semana, a comunidade mackenzista poderá acompanhar gratuitamente algum trabalho do Centro Histórico. Para participar das atividades, basta inscrever-se pela plataforma Sympla, o link é disponibilizado no site e no Instagram @chcmackenzie! O prédio está aberto ao público e os novos alunos podem conhecê-lo por meio do Passeio Histórico, até mesmo na companhia de seus amigos e familiares. Para marcar sua visita, mande um e-mail para chcm@mackenzie.br ou clique aqui!

Fórum e premiação do Ilisp e CMLE

CCSA Em 23 de agosto, o auditório Escola Americana do Mackenzie recebeu o Fórum Liberal 2023, organizado pelo Instituto Liberal de São Paulo (Ilisp), com o apoio do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE), ligado ao Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UPM. O evento contou com debates, palestras e premiações, tendo como tema principal “Liberdade para trabalhar e sua importância para os brasileiros”. No evento, Marcelo Faria, CEO do Ilisp, apresentou o projeto “Liberdade para trabalhar”, que avalia os impactos da liberdade econômica em municípios brasileiros com mais de 5 mil habitantes. Foi também a oportunidade de realizar a entrega do Prêmio Liberdade para Trabalhar, concedido a Michel Temer (prêmio de âmbito Nacional), Instituto Millenium (âmbito Contribuição), Antônio Cabrera Mano Filho (Conjunto da obra), Divaldo Vieira Lara e Arthur Henrique Machado (Municípios) e Romeu Zema Neto (Estado).

CCBS realiza seminário sobre Psicanálise

CCBS/COI De 14 a 15 de agosto, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM realizou o Seminário Internacional: Psicanálise, Clínica e Violência, evento em parceria com a Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI). O objetivo foi promover um espaço de trocas para verificar as diferentes psicoterapias e suas contribuições para o enfrentamento da violência, com uma programação recheada de conteúdo, com participantes nacionais e internacionais. “Discutir esse tema com seus diversos fatores é fundamental para levarmos a sociedade a buscar alternativas para lidar com a questão da violência”, disse o professor Jean Carlo Delorenzi, diretor do CCBS, na abertura do evento. Segundo ele, o CCBS tem o desafio de ter seis núcleos de excelência em pesquisa até o final de 2024 e o de psicanálise e violência é um deles.

Aula inaugural do CCBS aborda a nutrição no tratamento de câncer

CCBS Em 30 de agosto, o curso de Nutrição, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM, realizou aula inaugural com o tema “Desvendando a nutrição oncológica: uma jornada de cuidado e transformação profissional”, ministrada pela nutricionista e especialista em oncologia, Simone Kikuchi. Segundo a profissional, o principal desafio enfrentado é a má informação que chega aos pacientes, principalmente os oncológicos. “Eles chegam com diversos mitos, orientações errôneas e restrições desnecessárias que o nutricionista tem de quebrar item a item para o paciente seguir uma alimentação que vá ter benefícios, baseada em evidências”.

Mackenzie recebe comitiva da Universidade de Queensland

COI A UPM, por meio da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), recebeu, em 10 de agosto, uma comitiva da Universidade de Queensland, na Austrália, para discutir futuras parcerias e novas oportunidades de cooperação entre as instituições, na área de negócios e direito. Participaram do encontro a representante de internacionalização do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UPM, Ana Lúcia Silva; o representante de internacionalização da unidade da Escola de Engenharia (EE), Paulo Simões; o coordenador da COI, Pedro Buck; o professor do CCSA, Jefferson Nery do Prado; e o conselheiro para Américas da Universidade de Queensland, Carlos Andres Brotero. Para o diretor executivo da Universidade de Queensland, as futuras parcerias com o Mackenzie serão uma forma de aproximar Brasil e Austrália. “Nossos países são muito similares, e acho que construir uma relação entre universidades nesses dois países trará diversas questões complementares para resolvermos e trabalharmos juntos”, afirmou.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página