br.freepik.com
Fempar A esclerose múltipla afeta cerca de 40 mil pessoas no Brasil, de acordo com o professor de Neurologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), Carlos Roberto Caron. Para ampliar a conscientização das pessoas sobre essa doença crônica e autoimune, foi criado o Agosto Laranja, ocasião em que o especialista trouxe à público mais informações sobre o mal, para que seja feito um diagnóstico precoce. Segundo Caron, esta é uma condição para que o paciente tenha uma trajetória mais suave.
A doença ataca o sistema nervoso central, podendo afetar a comunicação entre o cérebro e o corpo. O neurologista afirma que a causa da doença vem de uma combinação de fatores, incluindo predisposição genética e fatores ambientais, como infecções virais, deficiência de vitamina D, tabagismo e obesidade. Os sintomas variam de acordo com o paciente e podem envolver fraqueza muscular, formigamento, problemas de coordenação, dificuldades de equilíbrio, visão turva. O neurologista alerta que, caso se note algum desses sintomas, “deve-se procurar, com o máximo de brevidade, um profissional médico que possa avaliar se os sintomas estão relacionados a uma doença como a esclerose múltipla”, diz.
Entre os tratamentos existentes estão: Terapias Modificadoras da Doença (TMDs), tratamento dos sintomas, terapia física e reabilitação e suporte psicológico. “É importante a conscientização sobre a esclerose múltipla porque conhecer mais sobre ela faz com que, na vigência de sintomas compatíveis, se procure quanto antes o apoio médico para um diagnóstico precoce”, conclui Caron.
br.freepik.com
Brasília De 15 a 16 de agosto, a comunidade acadêmica e o público em geral tiveram a oportunidade de participar do ciclo de palestras “Novas abordagens na pós-graduação: conexões inovadoras”, realizado na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB).
Além de apresentar os cursos de especialização acadêmica disponíveis na Faculdade, as conferências tiveram por objetivo trazer temas relevantes e atuais para a esfera de pesquisa e ensino no campo do Direito e Gestão, uma vez que estes são de importante compreensão não somente para os alunos como também para a população em geral. “O debate é importante por possibilitar o fomento de uma visão mais ampla das problemáticas atuais, abordando também as novas ferramentas disponibilizadas pela academia e pela tecnologia”, declarou um dos organizadores do ciclo, o professor Demóstenes de Azevedo Jr.
Participaram dos painéis diversos profissionais e professores consagrados nos temas propostos e com experiência profissional.