MackGraphe: encontros para futuras parcerias

De julho a agosto, o Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe), do IPM, recebeu a visita de autoridades e empresas, bem como visitou uma universidade parceira.

O roteiro começou em 28 de julho com a visita de representantes do centro de pesquisa à Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, que abriga a UCSGRAPHENE, braço da instituição responsável pela produção de grafeno e pela criação de projetos de pesquisa e desenvolvimento com a indústria e o Instituto Hercílio Random (IHR), responsável por inovação nas empresas do grupo Random.

Em 4 de agosto, recebeu a comitiva do Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica, sediado em Curitiba, Paraná, que apresentou suas áreas de pesquisa e desenvolvimento, divididas em três segmentos: Smart Energy, Smart Materials e Smart Biosensors, além de projetos e detalhes do parque de pesquisa do SENAI.

Em 8 de agosto, o MackGraphe recebeu a visita do engenheiro Thiago Lima, da S. Riko Automotive Hose do Brasil. O encontro foi a primeira reunião oficial de acompanhamento do projeto de pesquisa e desenvolvimento da empresa parceira do centro de pesquisa. A iniciativa prevê o desenvolvimento de um masterbatch com a dispersão de óxido de grafeno para a melhoria da barreira de gases aplicada às peças específicas de veículos automotores.

Em 17 de agosto, representantes do MackGraphe encontraram-se com o membro do Conselho Deliberativo do IPM, Marcelo Barreto, pesquisador na área de fitoterapia. No encontro, foram definidas estratégias para o desenvolvimento de um produto que constitui um curativo nanoestruturado com a incorporação de fitoterápicos inéditos.

Convênio com o governo de São Paulo

Em 17 de agosto, o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), por meio do Centro Mackenzie de Estudos Avançados em Políticas Públicas e Políticas de Integridade (CEMAPI – Mack Integridade), assinou um convênio com o governo do Estado de São Paulo para uma parceria de apoio técnico em políticas de licitações.

“Essa parceria nos deixa muito felizes. É muito bom estar com o IPM que representa tanta tradição, que é uma referência há tanto tempo, não só no estado, mas em todo o Brasil. Torço para que a nossa parceria possa se estender e para que possamos estabelecer fortes laços”, disse o governador Tarcísio de Freitas.

Pelo projeto, o CEMAPI cederá à Controladoria-Geral do Estado ferramentas e fundamentos para que os operadores do órgão tenham melhor acesso às novas regras previstas na Lei de Licitações. A ideia é criar uma plataforma para facilitar e fornecer para a controladoria recurso para a plena utilização da lei. Participaram do evento, o reverendo Roberto Brasileiro, presidente da Igreja Presbiteriana do Brasil, mantenedora do Mackenzie; Antônio César de Araújo Freitas, presidente do Conselho de Curadores do IPM e presidente do comitê estratégico do CEMAPI; o reverendo Cid Caldas, presidente do Conselho Deliberativo do IPM; e Milton Flávio Moura, presidente do IPM.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página