br.freepik.com
CCBS Em 31 de março, o curso de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da UPM, realizou o I Simpósio de Psicologia Analítica: Os Complexos Culturais da Alma Brasileira, no auditório Escola Americana, campus Higienópolis. O evento, organizado pelos professores Ana Lucia Pandini, Elisa Harumi Musha e Raul Barreto Lima, foi dividido em três blocos de palestras com os temas “Desenterrando espelhos: decolonialidade e perspectivas para a Psicologia Analítica”; “Feminismo, o caminho para não morrer”; e “Guerra civil não declarada: marcas da violência racial”, ministradas, respectivamente, por Jorge Miklos, Christiane Viana e Bruno Correia Mota. O intuito foi fortalecer a psicologia analítica no curso de Psicologia, propondo um espaço de reflexão e encontro interdisciplinar e possibilitando aos alunos a dimensão de que a área está na clínica e também em outros contextos, como em políticas públicas.
br.freepik.com
A UPM recebeu, em março, a nota máxima no recredenciamento do Ministério da Educação (MEC). A avaliação, com 48 indicadores, considerou eixos relacionados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento institucional, às políticas acadêmicas e de gestão.
O conceito 5, atribuído pelos próximos dez anos, constata a qualidade do ensino, a infraestrutura, o corpo docente, a internacionalização e outros aspectos da UPM. “Tudo o que fazemos aqui é com muito esmero e resultado de um trabalho sério, com dedicação”, comentou o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, sobre o resultado.
Para ele, o recredenciamento institucional é muito importante porque é uma chancela do MEC, a qual afirma que “a instituição está muito bem e opera com excelência”. “A nota 5 foi muito boa, um reconhecimento, e nos permite continuar e, evidentemente, olhar para nós mesmo, melhorando nossos processos e cuidando do que temos”, afirmou Marco Tullio.
A UPM recebeu, em 11 de abril, a Feira EducationUSA, realizada no campus Higienópolis. O evento é uma oportunidade para estudantes da graduação, da pós-graduação e do ensino médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) conhecerem os processos seletivos para estudar nos Estados Unidos, organizado em parceria com a Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da UPM.
A Feira contou com a participação de mais de quarenta universidades estadunidenses, que expuseram as oportunidades no exterior. Durante a ação, os orientadores do EducationUSA estavam presentes para tirar dúvidas sobre as inúmeras opções, como o processo de admissão em uma universidade para graduação, pós-graduação e auxílio financeiro. Além disso, os interessados puderam obter informações sobre as provas necessárias para se candidatar e o processo de solicitação do visto de estudante.
A UPM sediou, em 26 de abril, a abertura do MoodleMoot Brasil, evento para apresentação e capacitação na plataforma de apoio ao ensino. O encontro é voltado para atualizar professores, gestores de educação, profissionais de tecnologia sobre as novidades na plataforma Moodle; apresentar novas funcionalidades; e capacitar o público na área de tecnologia. Entre as novidades estão um novo construtor de relatórios, uma nova interface de curso e um novo aplicativo. O diretor da Escola de Engenharia (EE) da UPM, Marco Massi, lembrou que o Mackenzie utiliza a plataforma desde 2007 e a necessidade de tecnologias novas é uma das preocupações da Instituição. “É uma ferramenta muito importante para quem quer se desenvolver e tem facilitado a disseminação de conhecimento. Trabalhar com tecnologia é o que nós, da EE, sempre almejamos e sempre passamos para nossos alunos. Não só novas tecnologias como também novas metodologias”, afirmou.
Em 19 de abril, a UPM recebeu a visita do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. O chefe do poder executivo municipal foi ao campus Higienópolis para conversar com autoridades mackenzistas e conhecer possíveis parcerias entre o poder público e a instituição de ensino. “O Mackenzie é uma das instituições mais importantes aqui de São Paulo. O trabalho que desenvolve na área social é muito importante e queremos fortalecer isso. Queremos aproveitar essa cultura do Mackenzie de atuar junto à sua comunidade”, disse o prefeito.
O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, apresentou a ele a Universidade e os pontos que tornam a UPM relevante em São Paulo e no Brasil. “Nós temos feito nossa parte e nos colocado à disposição da cidade, do estado e do Brasil, para melhorar e contribuir. Existe muito a ser feito, mas estamos aqui para ajudar o poder público na resolução desses desafios”, falou.
Participaram também da visita o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro, e o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura, entre outros representantes da reitoria da UPM e da diretoria do IPM.
Em 6 de abril, o United, grupo de alunos cristãos da UPM, em conjunto com a Chancelaria, apresentou “O sacrifício”, musical do Grupo Hermon que ilustra a origem da Páscoa. A apresentação ocorreu ao ar livre, em frente ao edifício Chamberlain do campus Higienópolis, e envolveu mais de vinte pessoas em sua produção.
“No final de 2022, a Chancelaria nos pediu para organizar uma proposta para a Páscoa, e nós, do United, queríamos apresentar algo diferente dos outros anos. Nesse momento, sugeri apresentarmos o musical ao ar livre, convidei o pessoal do coral e do teatro, enviei as músicas e o roteiro”, explicou a organizadora e aluna do 10° semestre de Direto, Isabela Casimiro.
O chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro, explica que o United é “uma iniciativa [que] visa juntar os grupos cristãos de jovens da UPM para ações que promovam a fé cristã na Universidade, por meio de eventos e ações socioculturais, musicais e devocionais”.
Criado em 2020 e idealizado pela pró-reitora de Graduação da UPM, Janette Brunstein, o MackSTLR (Mackenzie Student Transformative Learning Record) é implementado pela Coordenadoria de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora (CEAT), liderada pela professora Suelene Piva.
Traduzido para o português “Registro da Aprendizagem Transformadora dos Estudantes”, o programa envolve um dos pilares da atual política de ensino da UPM: a aprendizagem transformadora, que entende a educação de adultos em contextos formativos autônomos e emancipatórios, cuja vivência da revisão de concepções pessoais leva à produção de novos sentidos e percepções sobre a realidade por parte do aprendiz. Para saber mais, confira matéria publicada na edição 98 da revista, clicando aqui.
Engenharia De 24 a 28 de abril, a Escola de Engenharia (EE) da UPM realizou o Hackathon 2023, evento em que os alunos participam de diversos desafios da área, promovidos por empresas parceiras. Nessa segunda edição, 28 empresas proporcionaram aos alunos mais de trinta desafios diferentes. Em cada um deles, os estudantes, divididos em grupos, se dedicaram à resolução de problemas do cotidiano das companhias. No total, foram 1.920 estudantes participantes e 415 equipes. O diretor da EE, Marcos Massi, celebrou a adesão dos alunos ao evento e a forte presença das empresas participantes. Para ele, faz parte da realidade da Instituição buscar os melhores métodos para o pleno desenvolvimento dos alunos. A abertura do Hackathon 2023 contou com uma palestra realizada pelo gerente de inovação e tecnologia do Senai-SP, Daniel Motta, que abordou a necessidade de aproximação entre empresas e a universidade.
CCBS A UPM é a sede do mais novo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), o Instituto de Neurociência Social e Afetiva (SANI, pela sigla em inglês), centro de pesquisas que reúne professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino do país para se aprofundarem nos estudos sobre neurodesenvolvimento e suas diversas relações.
Atualmente, o instituto possui quinze pesquisadores parceiros brasileiros e dezessete estrangeiros, além de 37 alunos dos níveis de doutorado, mestrado e iniciação científica. Cada instituição de ensino também proporciona diferentes laboratórios que estão à disposição de cada um dos projetos desenvolvidos no INCT.
O SANI tem como desafio responder às propostas alinhadas com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, visando principalmente ao desenvolvimento de bem-estar social e da saúde da humanidade, por meio da neurociência.
Os projetos desenvolvidos no SANI são interdisciplinares e reúnem áreas como Psicologia, Neurociência, Biologia, Filosofia, Sociologia, entre outras. A sede do SANI na UPM fica no Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social, localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).