br.freepik.com
FCI De 3 a 5 de abril, a UPM, por meio da Faculdade de Computação e Informática (FCI), sediou, em Higienópolis, o 15º Workshop de Tendências Tecnológicas (WTT). O evento contou com a apresentação de várias áreas de pesquisa, como a científica e a tecnológica, e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da graduação, bem como ofereceu aos participantes a oportunidade de conhecer a pesquisa realizada em cada um dos laboratórios da Universidade.
Em parceria com a Accenture, o workshop também apresentou palestras sobre as últimas tendências tecnológicas, incluindo os conceitos de “WebMe”, “Mundo Programável”, o “Irreal” e a “Computação do Impossível”. As apresentações foram ministradas por profissionais da empresa e membros do corpo docente da Faculdade de Computação e Informática da UPM.
CIT Em 13 e 14 de abril, professoras da UPM participaram do evento “Missão Empreender” em São Sebastião, no Litoral Norte. A iniciativa, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em conjunto com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), visa retomar a economia local, conectando empreendedores com uma grande rede de parceiros para fortalecer seus negócios.
Intermediada pela Coordenadoria de Inovação e Tecnologias (CIT) da UPM, a Missão Empreender oferece diversas atividades aos empreendedores, como o Feirão de Crédito, que reúne bancos, cooperativas, fintechs e agentes de desenvolvimento e instituições de pagamentos para ajudar as empresas a construir a melhor estratégia de financiamento. Além disso, a ação conta com o Espaço Mentoria, que traz mais de 45 mentores das principais universidades do estado de São Paulo e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para orientar empreendedores em problemas específicos.
FDIR O Projeto Incluir Direito, promovido pela UPM em parceria com o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa) e com o apoio do Instituto Presbiteriano Mackenzie, realizou, em 31 de março, a aula inaugural de sua 6ª edição, com palestra proferida pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida. “Não é pouca a emoção de retornar à minha casa. Desde 1995, a minha vida se funde a essa universidade de maneira quase ininterrupta. O Mackenzie sempre fez parte da minha vida”, afirmou o ministro e também professor da UPM. Sílvio também celebrou a realização do Incluir Direito como promotor de inclusão social, algo valorizado no âmbito dos Direitos Humanos. “Todas as ações, tanto no âmbito privado quanto no setor público, são importantes para as políticas de ação afirmativa que compõem o rol de medidas para a promoção dos Direitos Humanos”, disse Almeida. Para conferir a palestra do ministro na íntegra, basta clicar aqui.
FDIR “Indescritível. Nosso sonho era o Mackenzie, a luta sempre foi essa”, disse Aaron Schich, aluno da primeira turma da Faculdade de Direito (FDir) da UPM ao voltar pela primeira vez ao campus Higienópolis depois de mais de seis décadas, em 25 de abril.
Bacharel da turma de 1959, homenageada na entrada do prédio 24, Aaron Schich foi o primeiro estudante a receber o diploma do curso de Direito. Hoje, aos 90 anos, ele contou que sua história no Mackenzie iniciou em 1954 com o vestibular e no ano seguinte com as aulas. “Não havia Faculdade de Direito, era uma Faculdade de Química que se adaptou para o Direito, e lá começamos as aulas, sem apostilas, sem livros, sem nada”, comentou Aaron.
A visita foi a oportunidade de falar sobre as lembranças de como era o ensino na época, os professores, as disciplinas, o material didático e a falta de dinheiro para comprar os livros. Apesar das dificuldades materiais, ele se lembra da época com muita alegria e disse que “foi um período lindo da vida, porque tudo nós tivemos que criar, nada existia”.
Acompanhado de sua esposa e companheira de vida, dona Frida, e da filha Rose, também mackenzista, Aaron Schich visitou os prédios 03, 24 e 25 do campus Higienópolis, locais onde as aulas do curso de Direito acontecem. O advogado conversou com alunos de diferentes semestres e relatou suas experiências tanto no período como estudante quanto depois de formado. A coordenadora do curso, professora Renata da Rocha, e outros professores do Direito Mackenzie acompanharam a visita. “A gente vê o valor que os alunos dão para a Faculdade de Direito e para o Mackenzie”, concluiu Aaron Schich ao agradecer o carinho que recebeu dos mackenzistas ao longo do dia.
br.freepik.com
FDIR A Lei nº 14.457/2022, publicada em setembro do ano passado, determina que todas as empresas com Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) promovam treinamentos anuais de combate ao assédio sexual e outras violências no ambiente de trabalho. Em fevereiro deste ano, foi implementada a Lei nº 17.635/2023 que obriga estabelecimentos como bares, restaurantes e casas de shows a capacitarem anualmente seus funcionários especificamente para identificar e combater casos de assédio e violência contra a mulher. Segundo o professor especialista em Direito da UPM, Ivandick Rodrigues, a participação da CIPA nesse trabalho de conscientização e fiscalização sobre casos de assédio poderá trazer ainda mais luz para casos como esses. Sobre a Lei nº 17.635 do ponto de vista judicial, o docente aponta que as vítimas poderão pleitear indenizações individualmente e, se a coletividade de trabalhadores for por categorias profissionais, os sindicatos também poderão promover ações coletivas, requerendo a imputação de obrigações ao empregador, além de indenizações.
As seis medidas previstas pela lei a serem adotadas são as seguintes:
MackGraphe O Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe) realizou, em 18 de abril, reunião de alinhamento de parceria em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com a empresa Dini Têxtil, líder no mercado nacional de produção de fios tecidos especiais de poliéster para aplicações de alta resistência e desgastes. O projeto consiste no desenvolvimento de fios de poliéster altamente resistentes pela utilização de compósitos nanoestruturados à base de óxido de grafeno. O diretor do MackGraphe, Benedito Guimarães Aguiar Neto, ressaltou a importância da retomada de uma parceria interrompida durante a pandemia, mas que apresentou resultados bastante promissores.
Vibra Energia – No final de março, o MackGraphe recebeu a visita técnica da empresa Vibra Energia, antiga BR distribuidora, detentora da marca LUBRAX, conhecida por lubrificantes para veículos automotores. O time de pesquisadores da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Vibra foi recebido pelos gestores e pesquisadores do MackGraphe; na reunião, eles puderam vislumbrar possíveis parcerias para o uso do grafeno e derivados para melhorar as propriedades de óleos, graxas e lubrificantes. Propriedades como alta condução térmica e recomposição de superfícies metálicas são possíveis alvos de projetos.
MackGraphe O MackGraphe recebeu a visita de um grupo de pesquisa da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), representado pelos cirurgiões Oswaldo Malafaia, Luis Fernando Kubrusly e Fernando Issamu Tabus. O objetivo foi elaborar o detalhamento final de dois grandes projetos em pesquisa e desenvolvimento, que contam com a parceria da Escola de Engenharia (EE) da UPM. Um dos projetos tem por objetivo a construção de um coração artificial com estrutura que utiliza nanocompósito de grafeno, dotado de tecnologia IoT, e constitui-se em projeto inédito e de grande importância estratégica na área de saúde, sobretudo voltado a pacientes em fila de transplante. O outro projeto da parceria é denominado “curativos inteligentes”, que deve gerar inovação de grande impacto pela relevância da aplicabilidade na recuperação de queimados, em que o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) é grande referência.
FAU Em 10 de abril, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM promoveu uma aula aberta sobre Planejamento Estratégico Integrado: os desafios da justiça espacial e da participação da Holanda e do Brasil. O evento, organizado pela coordenadora do Programa de Internacionalização, professora Eunice Pascal, foi ministrado pelo arquiteto Roberto Rocco e transmitido pelo canal do YouTube.
Para o arquiteto, o Brasil tem desafios esmagadores; por isso, as ideias de planejamento da Holanda parecem muito bobas no cenário brasileiro. Isso ocorre porque os holandeses acreditam que tudo o que é idealizado seja factível, em razão da maneira como se deu a construção da Holanda, inicialmente um pântano. Ao longo do evento, o arquiteto explicou que a transição da sustentabilidade precisa ser justa, pois, caso contrário, as pessoas teriam mais dificuldades de implementar essas iniciativas. Segundo ele, a União Europeia implementou o Pacto Verde Europeu, um plano que tem mobilizado a pesquisa e promovido a inovação, embasado no financiamento e na Transição Justa. Compareceram no evento o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira, representando o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; a diretora da FAU, Angélica Alvim; a coordenadora do Programa de Internacionalização, Eunice Pascal; e os professores da FAU, Nádia Somekh e Geraldo Simões Júnior.
Campinas O mês de abril foi marcado por uma série de eventos e inaugurações que comemoraram os 20 anos da marca Mackenzie na cidade de Campinas. Com a missão de estar ainda mais próximo da comunidade, o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UPM campus Campinas festejou a data na noite de 20 de abril.
Durante a celebração, o Escritório de Assistência Jurídica (EAJ) abriu as portas à população para prestar orientações judiciais e atendimento às pessoas hipossuficientes da comarca. Segundo Anaor Carneiro, diretor do CCT, o escritório, em pouco tempo, deverá se tornar sinônimo de credibilidade em orientação legal. Os alunos da graduação de Direito farão parte da linha de frente no atendimento à população. Leopoldo Soares, professor de Direito da UPM e um dos coordenadores do EAJ, destaca esse aspecto. “O ensino, para ser efetivo e transformador, precisa ter significado. Os alunos precisam sair da teoria e levar seu conhecimento para a realidade, não só contribuindo com os outros mas também recebendo vivências externas para ganhar significado em seu aprendizado”, destacou o coordenador.
A celebração também marcou o encerramento do I Encontro Internacional de Direitos Humanos de Campinas, evento que enfatizou a importância da sólida relação de cooperação entre a Universidade Mackenzie e a Universidade de Coimbra.
Ainda como parte das comemorações, em 5 de abril foi inaugurado o laboratório digital FabLab Mackenzie Campinas, que terá parceria com os colégios da RMC, empresas privadas, instituições do terceiro setor e atendimento comunitário. Trata-se de um espaço em que poderão ser trabalhadas pesquisas prioritárias que precisem de prototipação de ideias e modelagem de novos processos e desenvolvimento de produtos com aplicação prática. A visitação externa acontecerá às terças-feiras, das 8 às 17h. Os pedidos para visitas e submissão de projetos de pesquisas deverão ser encaminhados ao e-mail cct.labfab@mackenzie.br.