
Recuperando energia: como superar o cansaço pós-recesso
15 de janeiro de 2026 | Cá, entre nós Destaque
Depois de um final de ano alegre, divertido, em que gastamos muita energia, saímos da rotina do sono e da alimentação, é hora de voltarmos ao trabalho. No começo, pode ser difícil recuperar o ritmo, principalmente para aqueles que acordam mais cedo. Nas primeiras semanas, somos consumidos por um misto de sentimentos e sensações: sono, desânimo, cansaço, dificuldades em manter o foco e até algumas dores.
O professor de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Marcelo Santos, explica que esse fenômeno é conhecido como “síndrome do pós-férias” ou “estresse da reentrada”. Durante o recesso, há uma redução nas exigências e no ritmo, resultando em um estado no qual a demanda por cortisol é baixa e a produção dopaminérgica está elevada. Por este motivo, você sofre um choque ao ser inundado novamente por demandas de performance quando você retorna.
Perguntado se existe um período certo para o corpo e a mente se reajustarem após o tempo de descanso, o docente diz que “não existe um tempo, mas que o processo vai depender muito da natureza e das atividades que cada um exerce no dia a dia. Independentemente disso, o retorno sempre vai ser sentido como um desgaste, porque a organização social da rotina que você tinha foi comprometida”.
O professor Marcelo Santos cita algumas estratégias para recuperar essa energia física e uma delas é estabilizar o ciclo do sono. Outro ponto importante é não tentar fazer tudo de uma vez. “Em vez de focar no volume total, foque em conclusões pequenas e tarefas menores.” A conclusão de cada uma delas vai aumentar a produção de dopamina e vai te dar aquele combustível químico de motivação para poder continuar”.
A dificuldade do foco no retorno ao trabalho não é uma falta de força de vontade, mas é um fenômeno neurobiológico. O cérebro, no momento de férias, entra em uma “abstinência” de estímulos de baixo esforço (ou seja, ele produz lazer), então ali não vai exigir tanto da pessoa. Quando você retorna, ele tenta readaptar o esforço cognitivo sustentado e exigido pelo ambiente, o que leva essa pessoa a um esforço pessoal.
Portanto, ao sentir o peso do retorno, lembre-se: não se trata de falta de disciplina, mas de um processo de ajuste natural do seu organismo. Em vez de lutar contra o cansaço com cobranças excessivas, acolha esse período de transição.
Notícias Relacionadas

A importância de celebrar as pequenas conquistas
Não deixe pequenas conquistas passarem em branco, afinal, a nossa caminhada é feita através de degraus e fases
Cá, entre nós

Saúde Mental: reconhecer e acolher
A vida é feita de ciclos: momentos de conquistas, alegrias e celebrações, mas também de perdas, mudanças e despedidas. Nem todas essas experiências…
Destaque

Benefícios de se manter ativo durante o expediente
O corpo humano foi feito para se mover — no entanto, passar longos períodos sentado é uma prática comum em muitos ambientes de trabalho. Essa rotina,…
Cá, entre nós

Saiba como restabelecer a rotina após as férias
Retomar a rotina após as férias pode ser um desafio à produtividade para muitos profissionais. Embora o período de descanso seja fundamental para…
Cá, entre nós
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa