
Boas práticas no LinkedIn: dicas para usar a ferramenta de maneira eficaz
30 de janeiro de 2026 | Fala, especialista Destaque
No cenário profissional global, o LinkedIn consolidou-se como a principal vitrine para trajetórias de sucesso, exigindo que a presença digital vá além de um currículo estático. Mais do que apenas preencher competências, manter um perfil atualizado e autêntico reflete a excelência e a tradição de instituições como o Mackenzie no mercado.
Para aprofundar o tema, contamos com as orientações da professora de administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Jamile Cavalcanti. Segundo a especialista, o LinkedIn deve ser compreendido como um espaço para ampliar a atuação no mercado e fortalecer a “marca profissional”, tornando o indivíduo uma referência em sua área, independentemente de estar buscando emprego ou não.
O primeiro passo fundamental é entender que a página não é um depósito de informações, mas um processo contínuo que demanda tempo para tornar a exposição atraente e estratégica. Para uma presença consistente, a professora destaca a importância de publicar conteúdos que transmitam credibilidade, apresentando reflexões e resultados que gerem valor para a sociedade. “Não se limitar a falar somente sobre si é uma estratégia relevante”, explica Jamile, enfatizando que o profissional deve demonstrar uma visão ampla sobre o cenário global e os desafios de seu setor.
Um dos pilares da eficácia na rede é a postura ativa, que envolve o investimento de tempo na construção de relacionamentos reais por meio de comentários, engajamento e compartilhamento de conteúdos relevantes. Para evitar que a produção de conteúdo pareça forçada, a estratégia é focar em soluções para problemas reais da sociedade, disseminando conhecimento de forma natural e atualizada.
É crucial entender que a carreira é uma trajetória de infinitas possibilidades de trocas, e não se limita ao cargo ocupado no momento ou à estabilidade funcional. “A conexão não é a mesma coisa que transação”, ressalta Jamile Cavalcanti, defendendo que o LinkedIn é, acima de tudo, um espaço de convivência e aprendizado contínuo. O objetivo final é transformar conexões digitais em pontes reais para o futuro, garantindo que a atuação profissional alcance horizontes inspiradores.
Notícias Relacionadas

04/02 - Dia Mundial de Combate ao Câncer
A Dra. Fernanda Ronchi, do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), explica sobre a importância de falar sobre o tema
Comunicados Intranet

Impactos do excesso do uso de celular na saúde mental
Higiene digital e estabelecer limites saudáveis são algumas das formas de evitar perder o foco para a tela
Cá, entre nós

Como as atividades extracurriculares contribuem para o crescimento pessoal
hobbies, esportes, voluntariado e até cursos de idiomas desempenham um papel vital na formação de um repertório humano
Cá, entre nós

Como definir estratégias e prioridades no trabalho
Definir estratégias e prioridades é o primeiro passo para transformar o esforço em impacto real
Cá, entre nós

Recuperando energia: como superar o cansaço pós-recesso
Saiba algumas dicas para reduzir o estresse de retorna à rotina
Cá, entre nós
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa