Inscrições abertas para o Simpósio de Cuidados Paliativos do Hospital Mackenzie

Evento pretende aprimorar práticas para qualificar a abordagem aos pacientes

26.03.202416h23 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Inscrições abertas para o Simpósio de Cuidados Paliativos do Hospital Mackenzie

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) promoverá o seu II Simpósio de Cuidados Paliativos Adulto e Pediátrico, nos dias 26 e 27 de abril, na sede da Associação Médica do Paraná (AMP). Sob o tema "Estendendo o Manto", o evento pretende aprofundar as discussões sobre atualizações e inovações científicas na área, com a participação de renomados especialistas de diferentes estados brasileiros.

Voltado para profissionais e estudantes da área de saúde, o Simpósio está com inscrições abertas no site. As vagas são limitadas. O evento pretende proporcionar uma imersão, que unirá conhecimento técnico e sensibilidade, conforme ressalta um dos organizadores, o médico paliativista Jonathan de Souza, coordenador do serviço no Hospital Mackenzie.

“A palavra paliativo vem do verbo em latim palliare, que significa abrigar, proteger e amparar. Desse verbo se originou o termo pallium, um manto que os guerreiros usavam para proteção contra o sol, chuva, vento e frio. Estender o manto significa continuar a propagar os cuidados paliativos, para acolher e amparar todos aqueles que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida”, explica Jonathan.

O que é?

Os cuidados paliativos são ações voltadas para a melhora da qualidade de vida de pacientes adultos e crianças que enfrentam doenças graves e ameaçadoras da vida.

Entre os objetivos dos cuidados paliativos está o acolhimento aos familiares e o alívio do sofrimento físico, emocional e espiritual, de forma ativa e individualizada. Com o foco em preservar a dignidade da pessoa, sua autonomia e valores.

Para assegurar o conforto e o bem-estar dos pacientes com doenças graves, a equipe de cuidados paliativos do HUEM é multidisciplinar. Conta com médico, enfermeira, psicóloga, fonoaudióloga, farmacêutica, capelã, nutricionista, assistente social, odontóloga e fisioterapeuta.

Palestras

A palestra magna será conduzida pelo médico Daniel Neves Forte, de São Paulo, coordenador do curso de especialização em Cuidados Paliativos do IEP-Sírio Libanês e ex-presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

Destaque também para a assistente social do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Letícia Andrade, que é mestre, doutora e tem pós-doutorado em Serviço Social pela PUC-SP. Ela falará sobre Alta Hospitalar: os desafios do retorno para o lar.

A advogada Luciana Dadalto, doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG e mestre em Direito Privado pela PUC-Minas, aborda o tema: Desbravando os caminhos éticos para democratizar o acesso às diretivas antecipadas de vontade.

O tema Comunidade Compassiva: o cuidado que conforta, será apresentado pelo enfermeiro Alexandre Silva, doutor em cuidados paliativos pela UFMG com sanduíche na Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), membro e pesquisador voluntário do grupo de estudo e pesquisa em Cuidados Paliativos da escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.

Também serão abordados assuntos como a transformação interior e exterior através da estética paliativa; avanços no manejo da dor neuropática; prognóstico versus expectativa familiar na pediatria; dilemas jurídicos em cuidados paliativos; estratégias de comunicação de notícias difíceis da criança ao idoso, entre outros.

"Convidamos profissionais e estudantes da área da saúde para fortalecer laços, compartilhar experiências e aprimorar práticas, elevando o padrão dos Cuidados Paliativos. Será um evento muito enriquecedor, no qual a compaixão é a peça chave para uma abordagem mais digna aos cuidados”, enfatiza Dr. Jonathan de Souza.

Serviço
II Simpósio de Cuidados Paliativos Adulto e Pediátrico - Estendendo o Manto.
Data:
26 e 27 de abril
Inscrições: clique aqui
Local: Associação Médica do Paraná - Rua Cândido Xavier, 575, Água Verde