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ATUAÇÃO

Chancelaria

O Chanceler atua para afirmar o caráter confessional do Mackenzie na Universidade Presbiteriana Mackenzie e nas demais Unidades, de forma a garantir a Confessionalidade da Instituição e preservar os objetivos e interesses da Associada Vitalícia, a Igreja Presbiteriana do Brasil.

A Capelania Mackenzie é um serviço de apoio e assistência espiritual, centrada nas verdades bíblicas e comprometida com a formação integral do ser humano no resgate dos valores construtivos. Com esse compromisso, transmite à comunidade mackenzista palavras de orientação e encorajamento às pessoas em momentos especiais ou de crise, desafiando mediante a pregação do evangelho e o engajamento na Cosmovisão Cristã. Algumas atividades são desenvolvidas primariamente por grupos de alunos, com apoio e parceria da Capelania.

Campus Campinas
Principais atividades 2018

Educação Superior

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (UPM)

No decorrer de seus 66 anos de instalação, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, de identidade Confessional e reconhecida como instituição de ensino superior comunitária, tem atuado nas mais diversas áreas do conhecimento humano.

Presença:

3 campi: Higienópolis (SP), Alphaville (Barueri-SP) e Campinas (SP).

40 polos de educação a distância (EaD).

Cursos ofertados:

36 cursos de graduação presenciais.

14 programas de pós-graduação stricto sensu: 9 doutorados e 14 mestrados.

60 cursos lato sensu especialização e portfólio de atividades de extensão.

Educação a distância: 12 cursos de graduação (6 licenciaturas e 6 tecnológicos) e 30 de pós-graduação.

Campus Campinas

Indicadores de qualidade da UPM

Avaliação MEC/INEP1 – Cursos presenciais de graduação

CI2 – conceito 5

IGC3 – conceito 4

Conceito de Curso (CC)4

Conceito Preliminar de Curso (CPC)5

Grau –
Campus

Curso

CPC

CC

 

Grau –
Campus

Curso

CPC

CC

 

Grau –
Campus

Curso

CPC

CC

 

Grau –
Campus

Curso

CPC

CC

 

B – AV

Administração

4

SC

 

B – CP

Direito

3

4

 

L – HG

Filosofia

4

SC

 

B – HG

Matemática

3

5

 

B – CP

Administração

4

4

 

B – HG

Direito

3

5

 

B – HG

Filosofia

4

SC

 

L – HG

Matemática

4

SC

 

B – HG

Administração

4

SC

 

B – CP

Engenharia Civil

SC

4

 

B – AV

Fisioterapia

5

4

 

B – HG

Nutrição

4

5

 

T – HG

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

3

5

 

B – HG

Engenharia Civil

3

SC

 

B – HG

Fisioterapia

SC

5

 

L – HG

Pedagogia

4

SC

 

B – HG

Arquitetura e Urbanismo

4

4

 

B – HG

Engenharia de Materiais

4

SC

 

T – HG

Gastronomia

4

4

 

B – HG

Psicologia

4

SC

 

B – HG

Ciência da Computação

3

SC

 

B – CP

Engenharia de Produção

SC

5

 

T – HG

Jogos Digitais

SC

SC

 

B – HG

Publicidade e Propaganda

3

SC

 

L – HG

Ciências Biológicas

4

SC

 

B – HG

Engenharia de Produção

3

5

 

B – HG

Jornalismo

4

SC

 

B – HG

Química

3

SC

 

B – HG

Ciências Biológicas

4

SC

 

B – HG

Engenharia Elétrica

3

SC

 

B – HG

Letras – Português e Inglês

4

SC

 

L – HG

Química

4

SC

 

B – HG

Ciências Contábeis

3

SC

 

B – HG

Engenharia Mecânica

3

SC

 

L – HG

Letras – Português e Inglês

4

SC

 

B – HG

Sistemas de Informação

3

SC

 

B – HG

Ciências Econômicas

3

SC

 

B – HG

Farmácia

4

4

 

T – HG

EaD – Marketing

SC

5

 

B – HG

Teologia

3

5

 

B – HG

Design

3

SC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grau: (B) Bacharel; (L) Licenciatura; (T) Tecnólogo. Campus: (HG) Higienópolis; (AV) Alphaville; (CP) Campinas.
Todas as notas aqui atribuídas no CI, IGC, CC e CPC possuem escala de 1 a 5. SC = Sem Conceito.
1. Ministério da Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
2. CI (Conceito Institucional) – conceito atribuído pelo MEC para o conjunto de avaliações acadêmicas e seus serviços de apoio e infraestrutura.
3. IGC (Índice Geral de Cursos) – média ponderada dos conceitos dos cursos de graduação e pós-graduação.
4. CC (Conceito de Curso) – nota dada pelo MEC aos cursos de graduação, a partir de avaliação presencial.
5. CPC (Conceito Preliminar de Curso) – calculado no ano seguinte ao da realização do Enade, considera o desempenho dos estudantes, do corpo docente, da infraestrutura e dos recursos didático-pedagógicos, entre outros.
OBS: Os cursos em EaD: Análise e Desenvolvimento de Sistemas (T), Filosofia (L), Geografia (L), Gestão Comercial (T), Gestão de Recursos Humanos (T), Gestão Financeira (T), História (L), Jogos Digitais (T), Letras (L), Logística (T), Matemática (L) e Pedagogia (L) não possuem CPC ou CC atribuídos no período.

Avaliação quadrienal dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
(Mestrado e Doutorado) pela CAPES1

Programa

Nota avaliativa (2017) 2

Arquitetura e Urbanismo (M/D)

Letras (M/D)

Distúrbios do Desenvolvimento (M/D)

6

Direito Político e Econômico (M/D)

Administração de Empresas (M/D)

Educação, Arte e História da Cultura (M/D)

5

Controladoria e Finanças Empresariais (MP)

Ciências e Aplicações Geoespaciais (M/D)

Engenharia de Materiais e Nanotecnologia (M/D)

Engenharia Elétrica e Computação (M/D)

4

Ciência da Religião (M)3

Administração do Desenvolvimento de Negócios (MP)4

Economia e Mercados (MP)4

3

1. CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Avaliação quadrienal (2017).
2. Notas numa escala de 1 a 7.
3. Programa descontinuado, devendo encerrar suas atividades até junho de 2019.
4. Cursos novos autorizados durante o quadriênio.
M – Mestrado; D – Doutorado; MP – Mestrado Profissional.

Internacionalização – Ampliação

60 professores/pesquisadores visitantes de diferentes países nos Programas de Pós-Graduação em 2018.

Mobilidade acadêmica internacional – dupla titulação prevista em seis novos convênios na graduação e em 14 na pós-graduação stricto sensu. Em 2018 foram 165 alunos da UPM em mobilidade internacional e 128 alunos estrangeiros na UPM.

Convênios com instituições internacionais – 237 convênios ativos, dos quais 47 assinados em 2018; em 144 instituições de 38 países, em seis continentes.

Ranking Universitário Folha (RUF)*

Liderança pelo 7o ano consecutivo entre as IES privadas do Estado de São Paulo.

4a colocada no município de São Paulo entre as IES públicas e privadas.

Única universidade privada do Estado de São Paulo entre as 40 melhores do Brasil.

* O RUF é uma avaliação anual do Ensino Superior do Brasil feita, desde 2012, pelo jornal Folha de S.Paulo, um dos principais jornais do País.

Guia do Estudante 2019 – Editora Abril*

100% dos cursos avaliados classificados com 4 ou 5 estrelas

Destaque para os cursos:

Administração (Higienópolis).

Arquitetura e Urbanismo.

Ciência da Computação.

Ciências Biológicas.

Licenciatura Ciências Contábeis.

Letras Bacharelado e Licenciatura.

* Ranking com topo máximo de 5 estrelas.

Corpo docente e titulação

97,1%
de doutores e mestres

69,5%
de professores em período
integral (45,7%) e parcial (23,8%)

MackGraphe

Centro de Pesquisas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologia, pioneiro na América Latina (2016) em pesquisa avançada e aplicada.

116 alunos pesquisadores, nas áreas de fotônica, energia e compósitos.

Produção – 20 artigos publicados; 58 trabalhos apresentados em eventos externos; 16 projetos de pesquisa aprovados/em andamento; dois projetos e criação de empresas (startups); três patentes aprovadas ou em processo; três contratos assinados; e 27 prospecções com outras empresas e instituições.

Agentes financiadores de projetos: Fapesp, CNPq, Comunidade Europeia, Força Aérea Americana e o MackPesquisa, totalizando R$ 22,5 milhões.

Investimentos em Pesquisa

207 projetos de pesquisa com fomento vigentes em 2018 e R$ 30,3 milhões em recursos captados. Fontes de financiamento: interna (MackPesquisa) e externas (Fapesp, CNPq e outras).

R$ 34,9 milhões investidos pelo Mackenzie em pesquisa e na formação de mestres e doutores.

Produção científica em 2018

Nos programas de pós-graduação foram 365 artigos em periódicos (73 com classificação máxima, A1 e A2), 518 artigos em anais de eventos científicos, 42 livros e 523 capítulos.

324 projetos de iniciação científica e sete de iniciação tecnológica concluídos.

Preparação do Jovem para o Mercado de Trabalho

21,3 mil Contratos de Estágio registrados entre dezembro de 2017 e outubro de 2018, nos três campi da UPM.

10 Empresas Juniores em funcionamento ou em criação.

Seis Ligas Acadêmicas Estudantis em funcionamento ou em criação.

MackPesquisa

O Fundo Mackenzie de Pesquisa (MackPesquisa) é o órgão de fomento da entidade mantenedora que incentiva a prática da pesquisa na UPM.

O MackPesquisa, integra o Projeto de Inovação da UPM, desenvolvendo novas subvenções com foco em inovação, como startups, além de projetos que possam ter como resultado novos produtos e patentes.

Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio de Janeiro

Faculdade Rio – em grandes números

Indicadores de qualidade
e cursos oferecidos

MEC/Inep – Conceito Institucional1 4 (2017)
Quatro cursos de Graduação:

Curso

CC2

CPC2

Direito

5

4

Contabilidade

5

3

Administração

4

3

Economia

-

3

31 cursos de pós-graduação lato sensu presenciais

Corpo discente

1.388 alunos matriculados na graduação e pós-graduação

Corpo docente

67 docentes, 94% com titulação de pós-graduação stricto sensu (70% mestres e 24% doutores)

1. Notas concedidas em uma escala de 1 a 5.
2. Conceito de Curso (CC) e Conceito Preliminar de Curso (CPC). Notas em uma escala de 1 a 5.

Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília

Faculdade Brasília1 – em grandes números

Indicadores de qualidade
e cursos oferecidos

MEC/Inep – Conceito Institucional2 5 (2017)

Conceito de Curso (CC) na Graduação:

• Administração3 = 5

• Ciências Contábeis3 = 5

• Direito3 = 5

• Engenharia Civil3 = 5

Sete cursos de Pós-Graduação lato sensu presenciais

Corpo docente

Nove docentes, 100% com titulação de pós-graduação stricto sensu (56% mestres e 44% doutores)

1. Início das operações em 2017.
2. Notas concedidas em uma escala de 1 a 5.
3. Os cursos de Administração e Ciências Contábeis tiveram início em 2017. Os cursos de Direito e Engenharia Civil serão lançados em 2019.

Educação Básica

COLÉGIOS PRESBITERIANOS MACKENZIE

A Educação Básica compreende as Unidades dos Colégios Presbiterianos Mackenzie São Paulo (SP), Tamboré (Barueri-SP), Brasília (DF) e Palmas (TO), essas com 8.531 alunos em 2018, mais a Escola Presbiteriana Mackenzie de Educação de Jovens e Adultos – AEJAMack (SP) –, o Colégio Instituto Cristão-Castro (PR) e a Escola Vital Brasil-Dourados (MS). Todas as unidades reúnem cerca de 9,3 mil alunos, 600 professores e 390 auxiliares diretos.

Colégios em 2018

Programas de
Internacionalização

Middle e High School, com 388 alunos participantes e 83 alunos já formados nos Colégios Brasília, Tamboré e São Paulo

Alunos com
necessidades especiais

Cerca de 8% dos alunos com necessidades especiais, desde as mais leves até as mais complexas

Reforço do caráter inclusivo dos Colégios em 2018 com o Programa Mackenzie Inclusivo, adequando atendimento, atividades e currículo aos alunos

Aprimoramento
pedagógico constante

73 eventos ou viagens de cunho técnico, nacionais e internacionais, empreendidas pelos Colégios

Crescimento no número
de alunos*

Crescimento de 47% nos últimos cinco anos, alicerçado nas características Confessionais dos Colégios e na excelência de ensino

* Não considera as unidades de Castro e Dourados.

Ranking dos Colégios no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) –
classificação no município

Colégios

2015

2016

2017

São Paulo

62º

38º

48º

Tamboré

Brasília

12º

12º

17º

AEJAMack

Escola baseada em projeto socioeducacional de caráter filantrópico, oferta do Ensino Fundamental ao Médio.

Encerrou o segundo semestre com equipe de 29 professores e 450 alunos, distribuídos em 27 turmas.

55 alunos concluintes do Ensino Médio em 2018, dos quais 13 (24%) foram aprovados em vestibulares.

Colégio Instituto Cristão – Castro (PR)

Oferta Ensino Médio e Ensino Técnico em Agropecuária.

80% de aprovação em vestibulares em 2018, com destaque para IES públicas.

Escola Vital Brasil – Dourados (MS)

Oferta cursos de educação técnica de nível médio na área da saúde.

Crescimento no número de alunos superior a 20% em 2018.

SISTEMAS DE ENSINO MACKENZIE

Os Sistemas de Ensino Mackenzie contemplam o Sistema Mackenzie de Ensino (SME), de Confessionalidade explícita, e o Mackenzie Educacional (ME), de Confessionalidade implícita. No ano alcançaram 343 escolas parceiras e 57.668 alunos utilizando os materiais, representando aumento, respectivamente, de 28% e 16,8%, que representam o alcance da filosofia Mackenzie no País. Veja o gráfico da evolução em Conhecendo o Mackenzie – Grandes números – Sistemas de Ensino.

Mackenzie Soluções

O Mackenzie Soluções é unidade de negócios que atua com projetos especiais e de consultoria, pesquisa e desenvolvimento, captação de alunos para educação corporativa In Company e Multicompany, prospecção de polos de EaD, convênios técnico-educacionais, Editora Mackenzie e na gestão e locação dos espaços da Instituição.

O faturamento do Mackenzie Soluções atingiu R$ 123,2 milhões em 2018, com destaque para a área de Convênios.

Saúde

No fim do ano de 2017, o Mackenzie passou a integrar, como novo membro, a associação que controla o Hospital Evangélico de Dourados (MS), e ao final de 2018 adquiriu, em leilão público, o Hospital Universitário e a Faculdade Evangélica de Medicina, ambos em Curitiba (PR), consolidando assim o ingresso da Instituição na área da saúde.

Hospital Evangélico – Dourados

97 leitos ativos, sendo 17 de UTI e seis de UTI neonatal, centro cirúrgico com seis salas e pronto-atendimento 24h.

57,7 mil atendimentos e cirurgias em 2018. Taxa de ocupação de 55%.

85% índice de satisfação dos pacientes.

Hospital Universitário Evangélico Mackenzie – Curitiba (HUEM)

Hospital referência na área de queimados, com 447 leitos, sendo 386 destinados ao SUS.

1,1 milhão de atendimentos e procedimentos, além de 18.300 cirurgias em 2018.

Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná – Curitiba (FEMPAR)

Cursos de graduação em Medicina, pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Princípios da Cirurgia e outros 29 cursos lato sensu.

18 salas de aula e 17 laboratórios, em 7.800 m2 de área construída.

Qualidade de ensino – nota 4 para os indicadores de Conceito Institucional (CI), Índice Geral de Cursos (IGC) e Conceito de Curso (CC); nota 3 para o indicador Conceito Preliminar de Curso – CPC (em uma escala de 1 a 5).