br.freepik.com
Campinas Como forma de reforçar a administração de empresas no século XXI e sintetizar as teorias de Administração (CCT/ADM) da UPM, campus Campinas, o curso de graduação programou, para os meses de abril e maio, um trabalho voluntário para atender às necessidades e aos desejos da instituição OSC Cidade dos Meninos. Além de ajudar o próximo, a ação visa estreitar relacionamentos com stakeholders,mackenzistas e a comunidade, relacionando-os com a aprendizagem transformadora e a diretriz estratégica da UPM, que é educar e cuidar do ser humano, criado à imagem de Deus, para o exercício pleno da cidadania, em ambiente de fé cristã reformada. Mariana Munis, professora de Marketing e Comportamento do Consumidor do CCT/ADM, responsável pela iniciativa, explica que a aplicação da teoria na prática, do componente Teorias da Administração, auxiliará a comunidade e trabalhará com uma das ODS da ONU — erradicação da fome. Seis grupos vão arrecadar produtos de higiene e beleza, livros, cama, mesa, banho, chinelo e alimentos não perecíveis.
br.freepik.com
CEFT O TikTok, um dos aplicativos mais populares entre jovens em todo o mundo, recentemente anunciou medida que restringe o uso da plataforma a apenas uma hora por dia para usuários com idades entre 13 e 17 anos. A iniciativa surge em meio às crescentes preocupações sobre os efeitos negativos do uso excessivo de redes sociais na saúde mental dos jovens. Para a professora do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da UPM, Ana Lucia Lopes, o uso excessivo de qualquer aplicativo pode viciar e gerar falta de concentração, causar alienação do mundo e afetar aspectos cognitivos. Ela acrescenta que o TikTok apresentou duas opções: supervisão da conta pelos responsáveis ou o próprio adolescente pode medir o tempo de uso. A docente diz ser fundamental promover a educação digital aos jovens para que eles entendam as implicações do uso excessivo da plataforma e também para educar os pais sobre o tema. Para ela, não é momento para criar uma opinião final sobre a atualização do aplicativo. É necessário esperar e analisar os impactos reais, novos dados e mais informações da empresa sobre essa atualização.
Engenharia Em 18 e 19 de fevereiro, o litoral norte de São Paulo foi atingido por uma tragédia que matou mais de 60 pessoas e deixou 1.090 pessoas desalojadas e 1.172 desabrigadas. De acordo com o professor da Escola de Engenharia (EE), Paulo Luz, a situação poderia ter sido bem diferente se diversas ações tivessem sido tomadas pelo Poder Público. Segundo ele, alguns fatores contribuíram para esse cenário, a começar pelo alto índice de chuva. O mais preocupante fator foi o adensamento populacional em áreas de risco, o que provoca uma série de consequências: piora o escoamento de água superficial, altera a geometria das encostas, aumenta o nível de infiltração da água de chuva, elimina as áreas com cobertura vegetal e coloca sobrecargas das próprias casas sobre as encostas. Além do alto índice pluviométrico na região, o local dos acidentes possui um tipo de formação geológica mais suscetível à ocorrência de escorregamentos. Aliado a um período em que as chuvas são mais intensas, os deslizamentos se tornam mais recorrentes. “Não adianta apenas lamentar e tomar apenas ações emergenciais a cada acidente provocado por escorregamentos de encostas em áreas de risco — é preciso que o Poder Público, nas três esferas de atuação, elabore políticas de planejamento de uso do solo adequadas, que sejam postas em prática, para que as tragédias deixem de ser anunciadas e não aconteçam mais”, conclui o professor.
Engenharia Em 30 de março, a Escola de Engenharia (EE) da UPM recebeu alunos do segundo ano do curso técnico em Meio Ambiente da Escola Técnica Estadual (ETEC) Getúlio Vargas, para participarem da Oficina de Reciclagem. A iniciativa, ministrada pelos professores EE, Guilhermino José Fechine e Juliano Barbosa, explicou a teoria e a prática do processo de reciclagem do plástico usado em canetas para quadro branco.
A Oficina de Reciclagem já ocorre há vários anos. “Em 2022, atendemos 25 turmas de escolas públicas e privadas. No total foram mais de 700 alunos que passaram por aqui fazendo essa prática de reciclagem”, contou Fechine. O especialista conta que essa geração é muito interessada nas questões ambientais. Ao comentar sobre a importância da coleta seletiva e o consumo consciente, Juliano Barbosa frisou que São Paulo é a cidade que mais realiza o processo, pois dessa forma se torna possível o realojamento do plástico na cadeia produtiva.
Mackgraphe Durante o mês de março, o Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologia (MackGraphe) fortaleceu o relacionamento com diversas empresas. No dia 2, a empresa Gerdau Graphene se reuniu com pesquisadores da área de materiais compósitos nanoestruturados e multifuncionais para discutir possibilidades de parcerias em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de projetos de nanotecnologias. No dia 3, representantes da Alupar compareceram para discutir projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) nas áreas de transmissão e geração de energia. No encontro foi decidido que a parceria a ser firmada focará no desenvolvimento de novas tecnologias de armazenamento de energia aplicadas a sistemas de transmissão e geração de energia, por meio de baterias e supercondutores, que utilizem nanocompósitos baseados em grafeno e outros materiais bidimensionais.
No dia 23, o MackGraphe recebeu a visita de cinco engenheiros de desenvolvimento de produto da divisão de sistema de fornecimento de combustível e ignição da empresa Bosch Brasil, filial de Campinas (SP). Entre outras ações, discutiu-se o planejamento de um Tech Day interno na Bosch Brasil, quando os pesquisadores do MackGraphe, que também atuam na Escola de Engenharia da UPM, apresentarão as possibilidades tecnológicas de ponta desenvolvidas por eles e as possíveis aplicações.
Visita externa – Em 20 de março, o diretor do MackGraphe, Benedito Guimarães Aguiar Neto, e o gerente de projetos, Marcelo Oliveira, visitaram a empresa INBRA com os pesquisadores da área de compósitos nanoestruturados multifuncionais, Guilhermino Fechine e Ricardo Andrade. O objetivo foi conhecer a linha de produção e discutir o andamento de projeto de Pesquisa e Desenvolvimento para inovações tecnológicas na área de defesa, além de identificar novas possibilidades de colaborações técnico-científicas com o uso de grafeno e seus derivados.
Em todas essas ocasiões, o objetivo, segundo o diretor-geral do MackGraphe, Benedito Guimarães Aguiar Neto, foi “estabelecer uma colaboração técnico-científica estratégica, que combine tanto a experiência tecnológica quanto a visão de mercado da empresa com o conhecimento e as potencialidades existentes no MackGraphe para pesquisa, desenvolvimento e inovação”.
Mackgraphe O Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe), do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), realizou, em 16 de março, a palestra “ESCALAB — um laboratório de escalonamento e modelagem de negócio para conexão da academia e indústria em inovação”, a qual foi produzida em parceria com a empresa Escalab e proferida pelo coordenador da companhia, Rochel Montero.
Na palestra, Montero relatou aos pesquisadores do MackGraphe e da Escola de Engenharia (EE), da UPM, exemplos de grande sucesso de transferência de tecnologia e escalonamento de processos obtidos pela empresa. Os exemplos foram emblemáticos e serviram de grande inspiração a todos os presentes, para que busquem projetos de pesquisa e carreiras de pesquisa orientados à inovação e ao mercado.
CEDaD Em 27 de fevereiro, o Centro de Educação a Distância (CEDaD) da UPM realizou o CEDaD Talks, no auditório MackGraphe, com a presença dos coordenadores de diferentes polos de ensino EaD. A iniciativa apresentou os desafios e as expectativas para o ano de 2023 na modalidade EaD. Segundo a superintendente do CEDaD, Miriam Rodrigues, o período pandêmico impulsionou o crescimento de matrículas, com mais de 7.100 novos alunos na Graduação ou Pós-Graduação EaD Mackenzie. O evento também contou com a apresentação da Coordenadoria de Desenvolvimento de Parcerias (CEDUC) e da Coordenadoria de Desenvolvimento de Parcerias (CPAR), bem como o lançamento das redes sociais do CEDaD. O momento devocional foi feito pelo chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, e a acolhida da reitoria foi realizada pelo reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos.
CCSA O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), inaugurou em 1º de março o Finance Lab Mackenzie & BLK, um laboratório de alta tecnologia voltado para pesquisas financeiras e análises do mercado financeiro.
Localizado no prédio João Calvino, o laboratório foi montado em parceria com a empresa BLK, que fornecerá toda tecnologia e suporte presentes na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). Além dos dados de alta frequência e de informações em tempo real sobre o mercado de capitais, o laboratório contará com terminais da Bloomberg e plataformas de dados econômico-financeiros da Economática e Capital IQ.
O objetivo do Finance Lab Mackenzie & BLK é fornecer um espaço de alta tecnologia e infraestrutura moderna para a realização de pesquisas de ponta na área de finanças, além de cursos, treinamento e capacitação à comunidade mackenzista, aos profissionais e às empresas que atuam nos mercados financeiro e de capitais.
Estiveram presentes no evento o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura; o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro; o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; o CEO da BLK, Thiago Redigolo Bazilio; o diretor de Relações Institucionais, Walter Eustáquio Ribeiro; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello; a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein; o pró-reitor de Controle Acadêmico, Wallace Tesch Sabaini; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Luiz Carlos Lemos Júnior; e o diretor do CCSA, Cláudio Parisi.
NTAI/Mackenzie
CCSA O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), recebeu no dia 28 de março Fernanda Cimbra Santiago, assessora do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A líder dos NAFs do Brasil e responsável pelo projeto Mulher Cidadã, Ana Paula Kuhar, e o representante do NAF na cidade de São Paulo, Dennis Moriya Shimizu, também estiveram presentes.
O diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UPM, Claudio Parisi, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Liliane Segura, o líder do NAF Mackenzie, Murillo Torelli, e os professores Cecília Geron e Davi Jonas também participaram da visita, que teve por objetivo firmar uma parceria entre o Ministério da Fazenda e a UPM.
A visita promoveu ações de extensão para desenvolver atividades que visam à inclusão social e à diversidade, sobretudo no desenvolvimento de empreendedoras, além de incentivar as rotinas de cidadania fiscal no atendimento do NAF Mackenzie, projeto de extensão da UPM que oferece atendimento para a comunidade, com foco em pequenos empreendedores e pessoas físicas nas áreas contábeis e fiscais.
Santiago conheceu as instalações do NAF Mackenzie e conversou com os alunos que atendem no projeto.