A UPM teve oito de seus cursos com nota máxima, cinco estrelas, no Guia Quero Estadão: Administração, Letras, Psicologia, Gestão de Recursos Humanos (EaD), Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia (presencial e EaD) e Direito, todos do campus Higienópolis.
Para obter essa marca, o Guia Quero Estadão avaliou critérios como corpo docente, infraestrutura, projeto pedagógico e outros aspectos importantes para a formação dos alunos. Além disso, 42 cursos dos campi Higienópolis, Campinas e Alphaville e da Faculdade Presbiteriana Mackenzie do Rio de Janeiro foram avaliados com 4 estrelas. A conquista da nota máxima no Guia Quero Estadão é um reconhecimento da qualidade dos cursos oferecidos pela UPM e um incentivo para que a Instituição continue investindo em sua missão de formar profissionais capacitados e preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo e instruídos para serem cidadãos conscientes.
FAU A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM lançou a obra FAU+D Mackenzie: Arquitetura e Urbanismo & Design, Trabalhos de Conclusão 2021, que reúne uma seleção de trabalhos de conclusão dos cursos de graduação da Faculdade. A edição abrange uma pequena amostra de 68 trabalhos de Arquitetura e 19 de Design, de um total de 440 trabalhos desenvolvidos ao longo de 2021. O catálogo é organizado por professores e estudantes e é dividido em duas partes: Trabalhos Finais de Graduação (TFG) do curso de Arquitetura e Urbanismo e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Design. A apresentação da obra é da diretora da FAU Mackenzie, professora Angélica Tanus Benatti Alvim, e o prefácio é do reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos. Para fazer o download e ler o livro gratuitamente, clique aqui.
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CCL Em um exercício de avaliação sobre as possibilidade de os filmes indicados conquistarem troféus na 95ª edição do Oscar, o coordenador e professor do curso de Jornalismo, da UPM, Hugo Harris, acertou na mosca algumas apostas. Em avaliação feita dias antes da cerimônia, que aconteceu em 12 de março, o educador destacou o grande vencedor: “O filme Tudo em todo lugar ao mesmo tempo, que lidera o número de indicações, deve ganhar várias estatuetas”, anteviu.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas também premiou outras apostas feitas por Harris: Brendan Fraser, melhor ator, por A baleia; Ke Huy Quan, melhor ator coadjuvante, por Tudo em todo lugar ao mesmo tempo; Sarha Polley, melhor roteiro adaptado, por Entre mulheres; Daniel Kwan, melhor roteiro original, por Tudo em todo lugar ao mesmo tempo; Paul Rogers, melhor montagem, por Tudo em todo lugar ao mesmo tempo; Chris Burdon, melhor som, por Top Gun — Maverick; Richard Baneham, melhor efeito visual, por Avatar 2 — O caminho das águas; Edward Berguer, melhor filme internacional, por Nada de novo no front; e Guillermo Del Toro, melhor animação, por Pinóquio.
Realizada em 16 de março, a Aula Magna da Graduação da UPM contou com a participação de diversos profissionais e autoridades ligadas à Instituição. O evento on-line teve enfoque na divulgação do programa MackSTLR e no incentivo ao empreendedorismo, por meio da Incubadora da UPM.
A pró-reitora de graduação, Janette Brunstein, lembrou que “a Instituição tem por objetivo preparar os líderes do futuro para trabalharem em prol do bem comum e os alunos devem entender o potencial de suas ações e como elas podem influenciar o mundo ao seu redor”. O coordenador do Núcleo de Educação e Empreendedorismo, Marcos Morita, explicou o programa MackSTLR, uma iniciativa da UPM para o aluno descobrir a importância do desenvolvimento de competências socioemocionais para a vida profissional e pessoal. Já o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, aconselhou os estudantes: viver intensamente a faculdade. Ele destacou as cinco competências soft skills que a Instituição vem trabalhando para que os alunos sejam agentes de mudança no ambiente externo. O momento devocional foi realizado pelo chanceler Robinson Grangeiro, que falou sobre os diferenciais que um estudante precisa ter para obter sucesso no século XXI.
Na ocasião, foram entregues os prêmios de Educação Empreendedora, coordenados pelo (NEE) da UPM. Foram avaliados 108 projetos pelos professores, dos quais dezoito foram selecionados e cinco foram premiados. Ao final, os professores orientadores que se destacaram durante a jornada no NEE tiveram o devido reconhecimento, são eles: Ricardo de Abreu, Marcelo Lopes, Eduardo Nardelli e Rodrigo Baptista.
Em 18 de março, a UPM, campus Higienópolis, foi sede do 360° HACK, um hackathon que desafiou os participantes a criarem projetos voltados para a economia circular. Ao longo do evento, diversas soluções foram apresentadas com foco na inovação social, como tecnologias para a construção civil, processos de educação para o descarte correto de resíduos e aumento na produtividade de pequenos produtores.
O primeiro colocado na competição foi o projeto “Peixe&Inseto”, da Universidade Federal de Uberlândia. A iniciativa trabalha com a larva da mosca soldado negro, a qual busca reduzir o descarte orgânico na produção de peixes, aumentando a produção desses animais e colaborando no desenvolvimento de ração para eles. Em segundo lugar ficou o projeto “Lixo ao Luxo”, da Universidade de São Paulo (USP), que visa à construção de um biodigestor (sistema para tratar matéria orgânica por meio da decomposição anaeróbia) em uma cozinha comunitária. A iniciativa ocorre em uma associação de moradores que atende a diversas famílias, com o intuito de melhorar e potencializar a alimentação saudável dessas pessoas.
O coordenador do Núcleo de Educação Empreendedora (NEE) da UPM, professor Marcos Morita, explicou que o evento foi transformador. “Ver tantos jovens dedicarem seu esforço, viajarem a noite toda para participarem de uma competição com cunho social, trazendo ideias sobre economia circular, é algo exemplar”, salientou.
FDir Em 20 de março, a Faculdade de Direito (FDir) da UPM iniciou as comemorações dos seus 70 anos no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), com a palestra “A importância dos julgamentos de Nuremberg para o Direito Penal Internacional”, ministrada pelo professor da FDir, Flávio de Leão Bastos, especialista em Direitos Humanos e Direito Internacional. Segundo Flávio de Leão, o Julgamento de Nuremberg, que julgou os criminosos de guerra nazistas, em 1946, também foi fundamental para a Proteção Internacional dos Direitos Humanos e a instalação de outros tribunais, como o de Tóquio. A exposição “1 julgamento, 4 línguas: Os Pioneiros da Interpretação Simultânea em Nuremberg”, organizada pela Associação Internacional de Intérpretes de Conferência no Brasil (AIIC) e pela Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC), apresenta o trabalho de aproximadamente quarenta intérpretes durante o Julgamento de Nuremberg, que traduziram simultaneamente os depoimentos em alemão, inglês, francês e russo. A coordenadora do curso de Direito da UPM, Renata da Rocha, falou sobre a importância do evento para as comemorações dos 70 anos. “Recebemos a honra de o Mackenzie ser a primeira universidade a prestigiar a exposição de Nuremberg, que começou hoje no TJSP. Achamos que fazia muito sentido fazer a abertura dos 70 anos da FDir com a exposição”, disse Renata.
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COI Em 1º de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) promoveu a palestra “Trabalhe no Québec”, uma iniciativa da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) e do Escritório de São Paulo do Governo de Québec.
A palestra apresentou informações sobre as características, a cultura, os atrativos, o idioma do Québec e, sobretudo, as oportunidades de empregabilidade na maior província do Canadá, por meio da Feira de Empregabilidade, acessível no portal Québec na Cabeça.
A iniciativa oferece oportunidades temporárias de um a três anos, com possibilidade de renovação de visto ou residência permanente. As vagas buscam profissionais com conhecimentos de Ensino Superior ou técnico para suprir oportunidades voltadas aos setores prioritários, como tecnologia da informação, jogos digitais, enfermagem e engenharia.
Segundo a coordenadora do Mackenzie Language Center (MLC), Raquel Botelho, a ação mostra a relevância de conhecer outro idioma em termos de empregabilidade e oportunidades profissionais. O MLC, que oferece cursos de francês para a comunidade mackenzista, promoverá cursos de francês técnico, voltados para diversas profissões. “Queremos mostrar o know-how do Mackenzie e levar o nome da universidade para o exterior”, enfatiza a coordenadora.
CCBS O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou em 14 de março a palestra “A relevância da saúde mental na juventude”. O encontro celebrou 10 anos da parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento e a London School of Economics. Realizado no campus Higienópolis, o evento também serviu para apresentar os resultados do projeto CHANCES-6.
O encontro contou com a participação de dois professores da London School of Economics, Sarah Evans-Lacko e David McDaid, que relacionaram a saúde mental com a situação socioeconômica. A professora Evans-Lacko abordou os impactos da pobreza na saúde mental. “A pobreza pode levar a problemas envolvendo saúde mental, mas esses problemas, além da exclusão e de outras dificuldades, podem levar a mais pobreza. Isso cria um ciclo que é difícil de sair”, afirmou a docente.
Já o professor McDaid tratou sobre como investir em saúde mental pode trazer ganhos econômicos para pessoas, empresas e até mesmo para os governos. “Se não fizermos nada em relação à saúde mental, tudo fica pior. Em todo lugar há muita desigualdade; então, para que o país cresça, é importante investir na saúde mental dos jovens, já que eles são o futuro do país”, apontou.
A pró-reitora de Graduação da UPM, Janette Brunstein, ressaltou a importância de professores, diretores, coordenadores e outros responsáveis pelo ensino se preocuparem com a saúde mental dos estudantes. “Essa questão nos afeta pois precisamos pensar sobre saúde mental e rever nossos processos, espaços, organização e encontrar onde falhamos com nossos alunos na questão da saúde mental”, declarou.
CCBS No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou sua aula inaugural com a presença da nutricionista do Palmeiras, Mirtes Stancanelli.
Com o tema “Área esportiva e a intervenção do nutricionista”, o encontro proporcionou aos alunos a compreensão das etapas do atendimento nutricional para atletas de alta performance e da importância da alimentação para que musculatura e órgãos possam suportar a carga intensa de treinos e sejam mais resistentes em lesões.
Para a professora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM e responsável pelo evento, Ana Paula Bazanelli, a presença de Stancanelli foi de extrema importância, pois ela é uma das maiores especialistas em nutrição esportiva no Brasil, com 30 anos de experiência em performance no futebol.