br.freepik.com
Palmas O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Palmas realizou, no dia 11 de fevereiro, o evento Integração e Vivência Mack Esporte para promover a integração de pais e alunos com os esportes oferecidos pela unidade.
Aproximadamente 150 pessoas participaram do evento que foi dividido em dois momentos: o primeiro, voltado para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I; e o segundo, para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
No decorrer do evento, foi feito um circuito com estações em que cada grupo de pais e alunos tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco de cada modalidade oferecida pelo CPM: futsal, funcional, voleibol, basquetebol, xadrez, judô, balé, tênis de mesa, flauta, violão e ukulele.
br.freepik.com
Alunos das 3ªs séries das unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conquistaram excelentes resultados nos vestibulares de 2023.
No total, 386 mackenzistas se tornarão universitários em mais de 57 instituições de Ensino Superior no Brasil. Entre elas, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto Federal do Tocantins e Universidade Federal do Tocantins, além de outras instituições privadas. Esses estudantes são de todas as unidades dos CPM ao redor do Brasil: São Paulo, Tamboré, Palmas, Castro, Brasília e AEJA.
Além das instituições brasileiras, os vestibulandos foram aprovados em seis universidades norte-americanas, como University South Florida, University Kentucky, Nebraska Lincoln, Texas University, Iowa State University e University of The Nations.
O CPM São Paulo teve 202 alunos aprovados para cursos de Ensino Superior e a unidade de Tamboré teve 80. Brasília contou com 65% dos alunos aprovados; AEJA teve 18%; Castro e Palmas tiveram 91%, cada um, de estudantes aprovados em processos seletivos.
Dentre os 293 vestibulandos das unidades de São Paulo, Tamboré e AEJA, 162 entraram na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
br.freepik.com
Tamboré O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Tamboré iniciou em 2021 a transição da nova proposta do Ensino Médio. Com o intuito de oferecer uma experiência pedagógica significativa, no final do ano letivo de 2022, os estudantes participaram de uma pesquisa para que o Colégio pudesse visualizar os interesses, as aptidões e as perspectivas de futuro para, assim, criar o Itinerário Formativo correspondente.
De acordo com o professor de História do CPM Tamboré, Victor Augusto Missiato, a construção dos itinerários ocorreu com base na necessidade de modernizar o Ensino Médio com componentes curriculares, projetos, oficinas, núcleos de estudo e programas voltados para o mercado de trabalho.
“Diante da evasão dos alunos no Ensino Médio brasileiro e as transformações no mercado de trabalho, o ensino estava muito acadêmico. Analiso como fundamental importância a implementação dos Itinerários Formativos”, aponta o professor Victor Missiato.
Entre os Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio no CPM Tamboré estão “Saber Direito — Cidadania”, “Urbanismo e Cidadania”, “Química do cotidiano” e “Biomédicas”.
br.freepik.com
Tamboré Auxiliar os alunos a planejar suas vidas pode ser uma ferramenta essencial para desenvolver habilidades socioemocionais e promover a reflexão sobre o futuro; por isso, o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Tamboré tem implementado o Projeto de Vida.
A iniciativa é ministrada aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. As proposições pedagógicas são balizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e fundamentadas na cosmovisão cristã reformada, com temáticas inerentes às esferas socioemocional, profissional, psicossocial, acadêmica, ética e moral.
Para o coordenador do Projeto de Vida, Gabriel Neres, liderar a iniciativa é gratificante, pois “promovemos o protagonismo dos estudantes por meio da formação integral e sinfônica, que envolve a parceria entre família, escola e sociedade”. Ele explica que a união desses pilares sedimenta a construção dos processos acadêmicos e o refino de escolhas individuais dos alunos nos âmbitos social, profissional e acadêmico. “O Projeto de Vida tem sido ampliado e refinado por meio de diversas ações. Uma dessas iniciativas é a construção dos planos anuais institucionais, que têm por objetivo traçar metas e estratégias para o desenvolvimento do programa em todas as unidades do Mackenzie”, frisa Neres.
br.freepik.com
Palmas O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Palmas realizou a primeira semana de aulas com várias atividades e experiências de acolhimento e adaptação ao longo dos dias. Os alunos foram recebidos com uma linda decoração temática e uma roda de contação de história, momento divertido de apresentação com os professores.
A programação contou com a participação especial da psicóloga Elisa Leão, que trouxe uma palestra para toda a família com o tema “Pais e filhos: Expectativas e realidade”. O colégio também recebeu os professores Gabriel Neres e Patrícia Bissetti, que trabalharam com os alunos e os professores sobre a importância do Projeto de Vida e do acompanhamento e da avaliação das habilidades socioemocionais.
A semana de acolhimento envolve atividades de integração e informação para pais e alunos do Colégio. A recepção contou com músicas e muita alegria. Em outro momento, houve distribuição de pipoca e, na semana seguinte, foram entregues copos personalizados aos estudantes.
“Espero que este ano seja cheio de conhecimento e que, juntos, tenhamos sucesso na missão de ensinar e educar”, comentou a coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, Eliene Coelho.