Acontece

Instituto

Colégios

Universidade

Faculdades

HUEM

Esportes

Dois novos cursos da Escola de Engenharia

A Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) está com dois novos cursos de Graduação: Engenharia Química e Engenharia da Computação. Ambos estão disponíveis no campus Higienópolis e com o processo seletivo 2023.1 aberto.

Além dos novos cursos, a unidade acadêmica oferece outras seis graduações: Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; e Química. Para se inscrever no vestibular 2023.1 e participar do processo seletivo, clique aqui.

A marca mais admirada de São Paulo

A UPM conquistou, pelo quinto ano consecutivo, o prêmio Marcas Mais, como a mais admirada no estado de São Paulo, na categoria universidade. A premiação é promovida pelo jornal Estadão, em parceria com a TroianoBranding, e contemplou 31 categorias no estado e em todo o Brasil.

O objetivo do levantamento foi identificar as marcas de produtos e serviços com as quais os consumidores demonstram maior envolvimento — o resultado final de um conjunto de percepções e sentimentos. A pesquisa analisou marcas em todo o Brasil e no estado de São Paulo, com entrevistas entre todas as classes sociais e de diversas faixas etárias.

“Somos uma comunidade apaixonada, orgulhosa e comprometida com uma obra educacional que promove a cidadania por meio da educação, e isso desde 1870”, disse o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos.

André Luis Helleno e Alaercio Nicoletti Junior, professores do curso de Engenharia de Produção da UPM, e Rafel Tello, diretor de Sustentabilidade do Grupo Ambipar
André Luis Helleno e Alaercio Nicoletti Junior, professores do curso de Engenharia de Produção da UPM, e Rafel Tello, diretor de Sustentabilidade do Grupo Ambipar

NTAI/Mackenzie

Professores da Escola de Engenharia na ONU

Dois professores da Escola de Engenharia (EE) da UPM participaram de uma série de eventos relacionados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre eles o Pacto Global da ONU no Brasil com a intenção de debater o avanço dos objetivos no país.

Os eventos foram realizados em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU, realizada em Nova York, nos Estados Unidos. André Luís Helleno e Alaercio Nicoletti Junior, ambos docentes do curso de Engenharia de Produção, estiveram nos Estados Unidos a convite da empresa Ambipar, que discute questões sustentáveis e é parceira da EE.

Além da reunião, os professores também estiveram em uma série de agendas, todas com o objetivo de debater o avanço das ODS, principalmente no quesito da sustentabilidade e da agenda ambiental.

 

VI Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica

Em 8 de novembro, aconteceu a abertura do VI Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica, do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE), em conjunto com o Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UPM, no auditório Mackgraphe, campus Higienópolis.

O moderador da palestra, Vladimir Fernandes Maciel, coordenador do CMLE, recebeu os convidados Bolívar Lamounier, cientista político e membro do Comitê Assessor Acadêmico do Clube de Madri, e Alexandre Padilha, economista e presidente-diretor associado interino do Departamento de Economia da Metropolitan State University of Denver, para o debate sobre Práticas de governos na América Latina.

As autoridades presentes foram: o pró-reitor de Controle Acadêmico, Wallace Tesch Sabaini, representando o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; e Fábio Ferreira Durço, coordenador de Educação Continuada, representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello.

Na mesma data, o CMLE lançou a Calculadora Tributária, dispositivo que permite a todos os cidadãos acompanharem os gastos pessoais com impostos. A ferramenta é uma plataforma em que qualquer pessoa lança algumas informações e obtém os dados de quanto de seus ganhos é destinado ao pagamento de impostos. No site, que você pode acessar aqui, basta colocar o valor do salário e quanto gasta com impostos básicos, como IPVA e IPTU. Em seguida, a plataforma questiona os gastos em diversas áreas, como alimentação, vestuário e lazer.

Em 10 de novembro, o VI Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica apresentou a edição 2022 do Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual (IMLEE), estudo que analisou dados consolidados de 2020 que mostram o efeito da pandemia da covid-19 sobre a liberdade econômica das unidades federativas do Brasil.

“Esse índice é uma medida simples e clara para discutir a liberdade econômica do país. O Brasil é muito grande e precisamos conhecer seu interior. A ideia de ter essa medição dentro da unidade federativa é bom para compreendermos onde é melhor para empreender, onde existe mercado de trabalho mais dinâmico etc.”, comentou Maciel.

O VI Fórum discutiu sobre os riscos, as oportunidades e as alternativas que se colocam para o Brasil e os países latino-americanos no atual contexto para caminharem em direção a sociedades mais produtivas, inclusivas, abertas, inovadoras e sob a égide do Estado de Direito e da estabilidade monetária e fiscal.

Primeiro lugar em premiação de Jornalismo

Em 25 de novembro, o mackenzista Matheus Vinícius Santos conquistou o 1º lugar no Prêmio ABAG/RP José Hamilton Ribeiro de Jornalismo, na categoria Jovem Talento. O evento ocorreu na cidade de Ribeirão Preto (SP), durante um coquetel que contou com a presença do próprio José Hamilton Ribeiro para a entrega dos troféus. “Fiquei muito contente com o resultado porque me dediquei durante dois meses de pesquisa, viajando entre duas cidades e conhecendo muitos especialistas do setor. Daqui para frente, espero que esse prêmio venha a contribuir com a minha carreira profissional”, comemorou o vencedor do prêmio. O Prêmio da Associação Brasileira de Agronegócio de Ribeirão Preto (ABAG/RP), que leva o nome de um dos jornalistas mais premiados do Brasil, José Hamilton Ribeiro, foi criado em 2008 para incentivar e reconhecer o trabalho jornalístico dedicado à divulgação de assuntos ligados ao agronegócio.

Além da conquista de Matheus, que inscreveu o trabalho “Ciência e Tecnologia contribuem com a produção de laranjas no Brasil”, outras alunas do curso de Jornalismo da UPM foram finalistas na premiação: Carina Gonçalves, com o trabalho “Fome amenizada pelos alimentos do agronegócio”, e Jacilene Fernandes, com “Fome e desperdícios de alimentos: como a CEAGESP combate esses problemas”.

Sustentabilidade em projetos

Em 29 de novembro, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da UPM, lançou o livro Sustentabilidade em projetos para urbanização de assentamentos precários no Brasil: contextos, dimensões e perspectivas, organizado pelas professoras Angélica Benatti Alvim, diretora da FAU, e Viviane Manzione Rubio. “Parabenizo as organizadoras da obra, Viviane e Angélica, e os alunos envolvidos. Espero que esse livro sirva de meio transformador para um futuro Brasil melhor”, pontuou o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos.

O evento ocorreu presencialmente no saguão da FAU, no campus Higienópolis, e contou com transmissão on-line para convidados a distância. Na ocasião, as organizadoras do livro e professoras da FAU, Angélica e Viviane, ministraram uma breve explicação sobre a obra, bem como suas abordagens, temáticas, resultados e afins. Em seguida, alguns dos autores presentes participaram do debate sobre esse importante tema.

A obra, composta de 21 capítulos, foi dividida em três partes, separadas por cor: Reflexos teóricos e metodológicos; As dimensões da sustentabilidade em projetos de urbanização de assentamentos precários; Urbanização de favelas e meio ambiente: olhares cruzados. O livro reúne uma rede de pesquisadores de diversas universidades brasileiras. A coletânea apresenta o resultado de uma pesquisa realizada por quatro anos, financiada pelo Fundo MackPesquisa e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq). A publicação contou ainda com o apoio da Capes Proex.

Incubadora de Empresas em novo espaço

Em 10 de novembro, a Incubadora de Empresas Mackenzie inaugurou seu novo espaço dentro do campus Higienópolis, no prédio 48, salas 305 e 306. Sob a responsabilidade da Coordenadoria de Inovação e Tecnologia (CIT), parte da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UPM, a Incubadora fomenta ideias inovadoras em negócios reais, com infraestrutura para projetos pré-incubados e incubados. A coordenadora da Incubadora, Renata Correa Nieto, contou que o novo espaço foi pensado para que o ecossistema mackenzista pudesse desenvolver e trabalhar o empreendedorismo a partir de uma jornada diferenciada.

O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, chamou a atenção para o fato de que a Incubadora serve à sociedade, permite interagir com empresas e dá oportunidades para jovens. Por sua vez, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello, lembrou: “O Mackenzie é sempre liderança, quando falamos de inovação, e une o tradicional e o novo, um dos únicos lugares do mundo que reúne essas duas coisas”.

Estiveram presentes na inauguração o coordenador do Núcleo de Educação Empreendedora, Marcos Roberto Morita, representando a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein; e o capelão universitário, reverendo Gildásio Jesus Barbosa dos Reis, representando o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro. Também compareceram ao evento diretores, coordenadores e representantes das unidades acadêmicas da UPM.

br.freepik.com

Jornadas Ibero-americanas

Os professores e os estudantes da Faculdade de Computação e Informática (FCI) da UPM participaram da oitava edição das Jornadas Ibero-americanas de Interação Humano-Computador, que aconteceu em Havana, Cuba, de 13 a 15 de outubro.

Os professores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e da FCI, em parceria com a Universidad de las Ciências Informáticas de Cuba, atuaram na organização do evento, que, em 2021, foi estruturado por professores da FCI e pesquisadores de outras universidades brasileiras.

O evento trouxe palestras, minicursos e apresentações científicas. Alunos dos cursos de Psicologia e Ciência da Computação apresentaram seus projetos, deixando clara a iniciativa mackenzista de promover um ensino com foco interdisciplinar. Durante a conferência, a professora Valéria Farinazzo Martins, da FCI, uma das keynote speakers, falou sobre “Interface de usuario por voz – un panorama tecnológico, de mercado y ético”. Depois, ela se juntou aos professores Ismar Frango Silveira e Maria Amélia Eliseo, ambos da FCI, e Cibelle Amato, do CCBS, e ministraram o minicurso “¿Y ahora qué hago con los datos?”.

Já o professor Pedro Henrique Cacique Braga, da FCI, e a aluna Beatriz Duque Estrada Teixeira da Silva apresentaram o minicurso “iOS apps: thinking about usability from prototyping to code”.

Além de Beatriz, os alunos Thallis Sousa Silva, do CCBS, e Gabriel Batista Cristiano, da FCI, também foram a Cuba e mostraram ao público o projeto “SPerifa: Technology as a tool to promote leisure in urban slums of the city of São Paulo”, aplicativo que reúne e divulga opções de lazer para pessoas da periferia paulistana. Os estudantes fazem parte do Apple Developer Academy, fruto da parceria entre a UPM e a big tech norte-americana.

A participação da UPM no evento também contou com a exposição de trabalhos científicos das professoras Cibelle Amato, Maria Amélia Eliseo e Valéria Farinazzo Martins.

br.freepik.com

As origens do Fashion Law Mackenzie

O grupo “Princípios de Direito Contratual”, da UPM, que deu origem ao Fashion Law Mackenzie, está completando 15 anos. Ele surgiu do propósito de estudar temas inovadores, sob orientação da professora e coordenadora da Pós-Graduação em Direito da Moda, Renata Balbino. No entanto, foi em 2016 que os estudos começaram a se concentrar nos contratos da indústria da moda. Desde então, o foco de pesquisa passou a ser o ramo do Fashion Law, área na qual são estudadas as questões jurídicas dentro da indústria da moda. A partir daí, muitas conquistas foram alcançadas.

O I Congresso Internacional de Fashion Law Mackenzie foi realizado em 2017. Esse evento representa um marco importante e continua sendo realizado até hoje. A isso, soma-se a especialização da professora Renata, em Fashion Law, no Milano Fashion Institute, na Itália, que viabilizou o Convênio Acadêmico-Cultural entre a UPM e o instituto italiano, em 2018. Em 2019, foi criada a primeira turma de Pós-Graduação em Fashion Law Mackenzie. Os módulos abordam desde a autonomia científica do setor, até modelos de negócios, desenvolvimento de marcas, direitos humanos, compliance, propriedade intelectual, contratos, responsabilidade civil e regulação, novos materiais, empreendedorismo e carreira, sustentabilidade, desafios da era digital, entre outras temáticas.

Entre 2021 e 2022, foram realizados diversos webinares e, mais recentemente, durante a II Semana Jurídica da Faculdade de Direito, o Grupo de Estudo de Fashion Law promoveu, em parceria com o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), a oficina “Educação para a Sustentabilidade”, com o objetivo de informar e conscientizar a comunidade quanto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Em 10 de outubro deste ano, como primeira ação concreta decorrente do convênio celebrado entre Mackenzie e Riachuelo, os alunos da Pós-Graduação em Fashion Law, juntamente com professores do curso, visitaram a fábrica da Riachuelo, em Fortaleza.

Finalmente, também neste ano, foi fundada a primeira clínica jurídica em Fashion Law do Brasil, denominada Small Business Clinic, para oferecer orientação técnico-jurídica a empreendedores, sejam pessoas físicas, microempreendedores individuais ou microempresas, com foco em: informações relativas ao registro de marcas e desenho industrial, orientações gerais sobre contratos, orientações sobre modelos de negócios na área da moda, com a possibilidade de encaminhamento para outras organizações que se fizerem necessárias, como OAB-SP e SEBRAE.

IV Seminário GEICS

Em 10 de novembro, a UPM abriu o IV Seminário do GEICS & I Encontro dos Grupos de Pesquisa em Currículo, Didática e Formação de Professores – Docência na escola deste século: entre a nova e a velha escola. O evento ocorreu no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) e, ao longo dos dias seguintes, contou com apresentações presenciais de pesquisas acadêmicas na temática, e também transmitidas de forma on-line.

Compuseram a mesa o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson de Almeida; a pró-reitora de Graduação da UPM e professora do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), Janette Brunstein; a coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu da UPM, Maria Cristina Trigueiro; o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e coordenador do CHCM, Eduardo Abrunhosa; o professor do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da UPM, Cristiano Camilo; e a organizadora do evento e professora do CEFT, Marili Vieira. Segundo ela, os trabalhos apresentados contemplam pesquisadores de Direito, Engenharia, Nutrição, Psicologia e outros. “Temos um grande grupo interdisciplinar trabalhando a reflexão sobre a formação de professores”, pontuou.

O reverendo José Carlos Piacente Júnior ministrou a devocional do evento, trazendo a reflexão sobre a autoridade que Jesus tinha ao ensinar e o melhor que foi dado por ele na cruz. “Minha oração é para que você seja um professor com autoridade, que ensine com brilho nos olhos. Pois, para exigir o melhor dos alunos, é necessário dar também o melhor, assim como Jesus deu seu sangue por nós”, explicou.

No dia seguinte, 11 de novembro, aconteceu a mesa-redonda “Finalidades educativas escolares na visão de diretores, coordenadores pedagógicos, professores, pais e agentes externos à escola: contradições e perspectivas”. A exposição contou com a participação de José Carlos Libâneo, Vera Maria Placco e Raquel Aparecida Marra, nomes reconhecidos no meio educacional, que apresentaram o resultado da pesquisa com profissionais do sistema estadual de ensino do estado de São Paulo.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página