Daniel Dias estreia programa no MackPlay

O MackPlay, plataforma de conteúdos audiovisuais do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), traz um nome de peso para compor sua equipe de apresentadores. Trata-se de Daniel Dias, medalhista paralímpico e uma das maiores referências da história da natação mundial. Dono de uma carreira de grande sucesso nas piscinas, Daniel assume o desafio de comandar o De Primeira, programa de entretenimento no qual os esportes serão o principal foco. Os episódios semanais trazem conversas com atletas e personalidades sobre os bastidores e as competições, bem como análises esportivas. O programa de estreia trouxe um bate-papo com Ricardo Ximenes, comunicador e especialista em marketing esportivo, que usa o futebol como meio para fazer trabalhos voluntários. Para acompanhar o De Primeira e todos os outros programas do MackPlay, basta clicar aqui.

 

br.freepik.com

XV Encontro de Educação Básica

Em 24 de novembro, o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) promoveu o XV Encontro de Educação Básica, com o tema “Brasilidades, identidade, cultura e educação: transformando obstáculos em inovação”. O evento teve espaço no auditório Ruy Barbosa do Mackenzie, com transmissão on-line para outras unidades, contando com palestra do chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, apresentação musical do coral MackSingers e peça de teatro montada pelos estudantes, intitulada “A história que eu não planejei”.

O evento foi promovido pela Diretoria Executiva da presidência, pela Superintendência de Ensino Técnico e Básico (SUPEB) e pela Superintendência de Operações Técnicas Escolares. A iniciativa tem por objetivo gerar um espaço de reflexão para contribuir com o desenvolvimento profissional dos participantes, por meio da troca de experiências, com foco no cotidiano escolar.

“Em 2022, o tema de brasilidades faz muito sentido, uma vez que comemoramos o Bicentenário da Independência, os 100 anos da Semana de Arte Moderna, e levamos nossa seleção à Copa do Mundo no Catar”, pontua a professora Márcia Braz, titular da SUPEB.

“Deus nos deu a vocação de ensinar. E quando trabalhamos essa vocação, o Senhor nos abençoa e, como consequência, abençoa muitas vidas. O nosso modelo de gestão considera Deus no centro. Não devemos trabalhar pensando em concluir a tarefa em si, mas pensando que isso é uma conquista para o Senhor”, frisa o presidente do IPM, Milton Flávio Moura.

O reverendo Alexandre Antunes realizou o momento devocional do evento, baseando sua fala no livro de Crônicas 4:9–10. Ele explicou que, ao abordar a temática da educação, é inevitável pensar nos desafios e nas crises. E acrescentou: “É muito bom sermos uma instituição ilustre na nossa geração”.

A palestra principal da abertura foi ministrada pelo reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, chanceler do Mackenzie, que fez menção à cerimônia de lava-pés realizada por Jesus durante a última ceia. “Temos que ter atitudes de mestres, como as que Jesus teve, dentro das salas de aula. Vocês não podem desertar do objetivo de se tornar um bom orientador de caráter”, pontuou ele.

Todos os dias são azuis

Novembro terminou, mas não dá para deixar de falar sobre a prevenção do câncer de próstata, que é foco da campanha Novembro Azul. Trata-se do segundo tipo de tumor que mais mata entre os homens. Em 2021, foram 16 mil mortes pela doença, o que corresponde a 44 mortes por dia. Apesar dos altos números, esse tipo de câncer apresenta altos índices de tratamento, desde que seja descoberto nas fases iniciais. Para isso, no entanto, é necessário acabar com o preconceito para a realização do exame preventivo.

Nos estágios iniciais, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Essa fase “silenciosa” da doença é extremamente importante para o tratamento, afinal, 90% dos casos que são descobertos ainda nesses estágios têm altas chances de cura. Logo, o melhor remédio é a prevenção obtida pelos exames, que devem ser feitos periodicamente, sobretudo por homens com mais de 45 anos.

No Mackenzie, a campanha deste ano chamou a atenção justamente para o fato de que cuidar da saúde deve ser uma atitude do próprio indivíduo. Não se deve esperar o aparecimento de sinais e sintomas para, então, correr atrás de médicos e laboratórios. Segundo o coordenador de Qualidade de Vida e Saúde do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), doutor Aldemir Natucci Rizzo, é extremamente importante a preocupação em manter os exames em dia. “Em especial para que se faça o que chamamos em Medicina de rastreamento programado e, com isto, aumentar a ocorrência de diagnósticos nos estágios iniciais da doença e também as chances de cura”, declara ele.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página