br.freepik.com

25ª Olimpíada Brasileira de Informática

FCI A UPM participou pela primeira vez da 25ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2023) e se destacou ao levar dois alunos da Faculdade de Computação e Informática (FCI) às finais: Gustavo Garabetti, do 3º semestre, e Marina Haru Marcoulakis, 2º semestre, ambos do curso de Ciência da Computação.

A iniciativa, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em parceria com o Instituto de Computação da Unicamp, visava despertar o interesse dos alunos pela ciência da computação, proporcionando desafios estimulantes e competição saudável.

Os mackenzistas participaram da modalidade Programação, a qual propõe tarefas que vão desde conceitos básicos até desafios avançados de programação. Essa modalidade é dividida em quatro níveis, abrangendo desde alunos do Ensino Fundamental até estudantes universitários em seus primeiros anos de graduação.

A premiação da OBI inclui certificados de participação para todos os competidores e medalhas de ouro, prata e bronze para os melhores em cada modalidade e nível. Além disso, os destaques das modalidades Iniciação e Programação terão a oportunidade de participar da Semana Olímpica da OBI no Instituto de Computação da Unicamp.

br.freepik.com

Inovação e reconhecimento nacional

NEE O ecossistema empreendedor no Brasil tem se expandido consideravelmente ao longo dos anos, e a UPM desempenha um papel fundamental no fomento desse crescimento. Dois de seus professores, Ivo Roman Pons e Mariana Moreno, receberam o Prêmio 100 Open Startups, reconhecido no Brasil e no exterior para o ecossistema empreendedor.

O professor do Núcleo de Empreendedorismo (NEE) e responsável pela Coordenadoria de Desenvolvimento Discente e de Carreiras (CDD) da UPM, Ivo Pons, também é sócio-fundador da DataMachina, start-up que vem se destacando no cenário nacional e está entre as quatro principais start-ups do Brasil em três edições consecutivas do Prêmio 100 Open Startups, consolidando-se uma força inovadora no mercado.

A professora do NEE e da Faculdade de Direito (FDir) do Mackenzie, Mariana Moreno, é a mente por trás da Bits – Legal Design, com o propósito de criar documentos jurídicos para que qualquer pessoa fora da área entenda.

Ambas as start-ups são exemplos inspiradores do potencial empreendedor que floresce no ambiente acadêmico do Mackenzie. Elas demonstram como o compromisso com a inovação e a resolução de problemas práticos pode resultar em reconhecimento e impacto positivo na sociedade. Além disso, esse reconhecimento comprova que o corpo docente da UPM tem elevado o padrão do empreendedorismo no Brasil e no mundo.

Higienópolis

Reencontro de antigos alunos do Direito

FDir Antigos alunos de todas as gerações da Faculdade de Direito (FDir) da UPM puderam se reencontrar em 11 de outubro, no auditório da Escola Americana, campus Higienópolis, durante o evento Alumni Direito. A reunião faz parte das comemorações dos 70 anos da FDir.

O evento teve como tema “Reencontros e encontros: celebrando os ‘para sempre mackenzistas’ nos 70 anos da Faculdade de Direito” e contou com uma série de homenagens; a principal delas foi direcionada a todos os integrantes da primeira turma do curso de Direito, formada em 1953, presentes no auditório. O objetivo foi promover o reencontro entre antigos colegas e marcar uma reunião de gerações distintas, mas que têm em comum o espírito mackenzista.

O presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Milton Flávio Moura, celebrou a realização do evento. “Eu pude presenciar, ao longo dos anos, o que Deus fez por nós. É impressionante como essa Instituição tem levado adiante um legado importante e marcado sua presença no mundo”, destacou.

Já o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, afirmou que o evento era um momento de celebração dos reencontros da vida. “As relações de pertencimento e as histórias vividas na sala de aula precisam ser preservadas. Essas questões precisam de muito cuidado. Vamos lutar para que a qualidade e a excelência estejam acima de tudo”, apontou.

O diretor da FDir, Gianpaolo Smanio, ressaltou o contexto do aniversário de 70 anos da FDir e disse que se tratava do evento mais importante da celebração.

Homenagem na Assembleia Legislativa de São Paulo

FDir A Faculdade de Direito (FDir) da UPM foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em 20 de outubro, em evento realizado no Plenário Juscelino Kubitschek, por conta do aniversário de 70 anos da unidade acadêmica.

A cerimônia foi protocolada pelo deputado Thiago Auricchio, com a coparticipação de Lucas Bove, e contou com o apoio do presidente da Alesp, André do Prado. No ato, foram homenageados antigos diretores da FDir, como o atual pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Felipe Chiarello, e o desembargador e professor mackenzista, Nuncio Theophilo Neto.

“Todos nós do estado de São Paulo temos uma gratidão enorme por tudo o que o Mackenzie faz, formando profissionais do mais alto nível e preparando pessoas em todas as áreas do conhecimento para construir um mundo melhor”, disse o presidente da Casa Legislativa, André do Prado.

Além de ser homenageado, o pró-reitor Felipe Chiarello representou a reitoria da UPM e destacou a presença dos professores da FDir na sede da Alesp. Estiveram presentes também no evento as mackenzistas: Renata da Rocha, coordenadora do curso de Direito; Bruna Azzari, coordenadora de extensão da FDir; e Ana Cláudia Silva Scalquette, representante da presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional São Paulo.

Alunos da FDir com o professor Flávio Bastos.

NTAI/Mackenzie

XIV Seminário Internacional em Buenos Aires

FDir Em 30 de setembro, alunos da Faculdade de Direito (FDir) da UPM apresentaram seus trabalhos de pesquisa no Seminario Internacional Políticas de La Memoria, evento que discute políticas de memória anualmente no Centro Cultural de la Memoria Haroldo Conti, conhecido também como Espacio para la Memoria y la Promoción de los Derechos Humanos, em Buenos Aires.

A mesa que recebeu os trabalhos brasileiros teve como tema central “A responsabilidade do Estado brasileiro no mantimento de heranças difíceis”, com a apresentação das pesquisas “Descaso com o passado brasileiro e com o meio ambiente cultural”, do discente mackenzista Luiz Eduardo Filizzola; e “A necessária responsabilidade do Brasil na preservação da memória”, da coordenadora do Innocence Project Brasil e egressa do Mackenzie, Ligia Cerqueira.

Durante o Seminário, o professor Flávio Bastos, coordenador da mesa, e Ligia Cerqueira também divulgaram seu trabalho “Reformatório Krenak: o espírito do lugar e a memória indígena”, bem como Thainá Loise Grangeiro, mestranda da PUC-SP, apresentou seu trabalho “Quilombo do Futuro: Vai-Vai como quilombo cultural e sua importância para a preservação da história negra no bairro do Bixiga”. Além dos citados anteriormente, estiveram presentes nos debates os discentes da FDir, Angela Portilho, Beatriz Sant’Ana Andrade dos Santos e Jéssica Helena.

Revista &DESIGN chega à sua 3ª edição

FAU Em 5 de outubro foi realizado o lançamento da 3ª edição da revista &DESIGN, que conta com projeto gráfico e criação de arte de alunos e professores do curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM. O evento ocorreu no Museu de Arte Moderna (MAM), no auditório Lina Bo Bardi, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, com apresentação dos participantes da revista, palestra do renomado arquiteto Fernando Brandão e coquetel de celebração.

A professora de Design da UPM e uma das docentes que liderou o grupo ao longo do projeto, Nara Marcondes, destacou que a parceria entre o Mackenzie e a Revista &DESIGN ocorreu por intermédio da editora da revista, Rosangela Moura, que contatou a FAU, em junho, com a proposta de que alunos e professores pudessem atuar na reformulação do projeto gráfico para a 3ª edição da publicação.

Em sua palestra, o premiado arquiteto Fernando Brandão, personagem de uma das matérias da 3ª edição da revista, elogiou a iniciativa com os mackenzistas.

A revista &DESIGN é uma publicação renomada no cenário de design, arte, gastronomia, moda e arquitetura. Na 3ª edição, a publicação conta com 162 páginas e mais de quarenta matérias.

Big Data Brazil Experience 2023

FCI Em 21 de outubro, a UPM recebeu o Big Data Brazil Experience 2023, evento realizado em parceria com a Ultravioleta Podcast e a Faculdade de Computação e Informática (FCI), reunindo líderes visionários, profissionais de destaque e entusiastas da tecnologia de data em um ambiente de aprendizado e colaboração. A iniciativa serviu como ponto de encontro para especialistas do setor, apresentando os avanços mais recentes, as tendências emergentes e as melhores práticas no campo do Big Data e da análise de dados. O evento ofereceu uma variedade de palestras, workshops e painéis de discussão envolvendo especialistas reconhecidos globalmente. Diversas empresas líderes apresentaram soluções inovadoras e casos de estudo de sucesso, demonstrando o impacto transformador do uso inteligente dos dados.

NTAI/Mackenzie

Mackenzistas na Maratona SBC de Programação

FCI A UPM foi representada por três alunos da Faculdade de Computação e Informática (FCI) na final brasileira da Maratona de Programação, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O cerne do evento envolve testar os conhecimentos e as técnicas de programação dos times participantes.

Na seletiva regional deste ano, realizada em 2 de setembro, o time intitulado #define TIME_FEMININO girl_power #include <Gustavo> foi a primeira equipe a submeter com sucesso a resolução de um problema na supersede de São Paulo da SBC. O time finalista foi composto de Erika Borges, Júlia Campolin e Gustavo Garabetti.

A equipe conquistou uma ótima colocação no ranking final da etapa, classificando-se para a final nacional, que aconteceu de 19 e 21 de outubro, em Chapecó, Santa Catarina. Na final, a equipe ficou na 280ª posição entre os 404 participantes.

A iniciativa tem por objetivo resolver corretamente a maior quantidade de problemas no menor tempo possível. De acordo com os professores da FCI, Leandro Fernandes e Fábio Lubacheski, essa não é uma tarefa fácil, visto que requer dos participantes engenhosidade, criatividade e conhecimento técnico apurado.

NTAI/Mackenzie

Mackenzie é premiado na 9ª edição das JIIHCI

FCI Na IX Jornadas Ibero-Americanas de Interação Humano-Computador (JIIHCI), realizada entre os dias 11 e 15 de setembro, a UPM, por meio da Faculdade de Computação e Informática (FCI), conquistou o segundo lugar no 1º Concurso de Design de Estudantes, que ocorreu na Universidad de la Matanza, em Buenos Aires.

A equipe foi composta dos estudantes Rafael Mascarenhas, Fabiano Romeu Passos, William Benseny, do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA); e José Eduardo Bernardino, do curso de Ciência da Computação da FCI. A equipe apresentou o Projeto Vitae, um aplicativo destinado a mulheres grávidas e suas famílias. O aplicativo visa conscientizar sobre a violência obstétrica, oferecendo um canal anônimo para denúncias, além de proporcionar o acompanhamento da gravidez até o nascimento do bebê, com acesso a todo o histórico médico e plano de parto.

Durante o workshop sobre a Indústria 4.0 e a IHC, o artigo premiado foi “Indústria 4.0 no contexto latino-americano: tendências e desafios”. De acordo com a professora Maria Amélia Eliseo, do PPGCA, trata-se de um artigo escrito em colaboração com parceiros de outras universidades da América Latina. Além dela, participaram os pesquisadores: Ismar Frango Silveira, Valéria Farinazzo Martins e Daniela Vieira Cunha, da UPM; Alícia Mon, Horacio René Del Giorgio, da Universidad de La Matanza, de Buenos Aires; César Collazos, da Universidad de Cauca, da Colômbia; e Juan Manuel González Calleros, da Universidad Autónoma de Puebla, do México.

Palestra “Universidades empreendedoras”

NEE O Núcleo de Educação Empreendedora (NEE) da UPM realizou, em 26 de outubro, uma palestra sobre empreendedorismo para alunos de pós-graduação e professores ligados ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSSA) e à Escola de Engenharia (EE), com a presença do diretor executivo e de pesquisa da Universidade do Texas, Gregory Pogue. O evento também contou com a entrega do Prêmio Educação Empreendedora. Para o pesquisador estadunidense, fazer empreendedorismo leva obrigatoriamente a pessoa a sair de sua zona de conforto para compreender os problemas e as necessidades do outro. Ele explicou que ações empreendedoras tornam as pessoas menos egoístas, destacando também a motivação e a resiliência despertadas nas pessoas que empreendem.

A palestra também contou com a participação das professoras da UPM, Dimára Silva e Meireles e Renata Nieto, coordenadora da Incubadora Mackenzie. No evento, estiveram presentes o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida; a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein; o coordenador de desenvolvimento discente e carreiras, Ivo Pons; e do coordenador do NEE, Marco Roberto Morita. Ao fim do evento, os projetos vencedores do Prêmio Educação Empreendedora, em sua terceira edição, foram apresentados. O vencedor foi o projeto Conectando Gerações, que buscou criar uma plataforma para lidar com o analfabetismo digital entre pessoas idosas. Para assistir à palestra na íntegra, basta acessar o YouTube.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página