Em 26 de outubro foi realizado o Culto de Ação de Graças aos 100 anos de constituição do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), com a pregação do presidente do Supremo Concílio do Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), reverendo Roberto Brasileiro. O evento contou com apresentações do Coral da Capela e do Coral MackSingers, formado por alunos do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM).
O presidente do IPM, Milton Flávio Moura, falou sobre o privilégio de poder trabalhar sabendo que Deus está à frente de tudo. “Isto é uma empresa, mas uma empresa que procura servir a Deus. É uma Instituição criada por homens, mas que desde o início manteve a Palavra de Deus aberta para que o Senhor reinasse”. Ele também desejou em oração que o Conselho Deliberativo “seja verdadeiramente um conselheiro para abençoar a Instituição”.
Ao final do culto, o presidente do Conselho Deliberativo, reverendo Cid Caldas, expressou sua gratidão a todos os envolvidos na celebração e mencionou que “tudo que acontece, há trabalho, investimento e dedicação”.
Estiveram presentes o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro; o vice-presidente do Conselho Deliberativo, Antônio César de Araújo Freitas; o membro do Conselho Deliberativo, reverendo Juarez Marcondes Filho; e o pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e reitor em exercício, Cleverson Pereira de Almeida. Participaram também os demais membros e antigos membros do Conselho Deliberativo, suas famílias e autoridades da UPM.
Em 9 de outubro, o membro do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Maurício Melo Meneses, ministrou uma palestra com o tema “Marechal Rondon: vida, obra, valores e sua importância no 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil”. Além da importância para as telecomunicações, com a defesa da expansão da rede de telegrafia no Brasil, a palestra mencionou a importância de Rondon para as demarcações das fronteiras brasileiras e a defesa das populações indígenas do país, além de seu reconhecido pacifismo. “Mesmo com a idade avançada, ele buscou se doar ao nosso país com inteligência e estratégia”, destacou o palestrante. Maurício Melo Meneses é filatelista e autor do livro Rondon, o Marechal da Paz – A vida de um herói nacional contada por meio da Filatelia, da Editora Mackenzie, com mais de 7 mil exemplares vendidos em apenas um ano.
NTAI/Mackenzie
O Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe), do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), participou, em 16 de outubro, da vigésima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília.
O evento destacou as aplicações do grafeno e suas aplicações na saúde, sendo apresentados os principais projetos de Pesquisa e Desenvolvimento do MackGraphe nessa área e as respectivas ofertas de inovações tecnológicas em andamento e desafios inerentes. “A pesquisa básica em grafeno, embora ainda encontre muito espaço no campo da investigação científica, já permite o desenvolvimento de aplicações com foco em demandas do mercado”, ressaltou o diretor-geral do MackGraphe, Benedito Aguiar.
Participaram do debate pesquisadores ligados ao estudo e desenvolvimento de aplicações de nanomateriais na saúde, além de técnicos do MCTI. Esteve presente também o diretor de Relações Institucionais do IPM, Walter Ribeiro.