Mais de 200 pessoas participaram do XII Congresso de Pediatria e Encontro de Ex-Residentes de Pediatria do Hospital Mackenzie, realizado pelo HUEM de 19 a 21 de outubro, no Centro de Eventos da Associação Médica do Paraná, em Curitiba. O evento trouxe à tona os desafios enfrentados pelos profissionais de pediatria e também destacou os avanços significativos na área.
O diretor-geral da Instituição, Dr. Tiago Tormen, foi o palestrante da conferência de abertura, presidida pelo diretor clínico do HUEM, Dr. Maurício Marcondes Ribas, a respeito do tema “Leucemia na infância: o que o pediatra precisa saber”. No primeiro dia também aconteceram três painéis com os assuntos “Casos desafiadores em Neurologia”; “Casos desafiadores complexos”; e “Casos desafiadores em pacientes críticos”. O congresso abordou temas diversos sobre as mais frequentes ocorrências na Pediatria, incluindo os casos de emergência, e contou também com mesa-redonda sobre “Puericultura”, com moderação da diretora da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), Dra. Carmen Marcondes Ribas.
Inaugurado em 27 de outubro, o novo centro cirúrgico de oftalmologia do HUEM vai dobrar a capacidade do Hospital para realizar cirurgias eletivas e de emergência. A estrutura, no quinto andar da Instituição, vai diminuir a espera de quem aguarda procedimentos pelo SUS, podendo realizar em média 400 procedimentos por mês.
“Dobramos a capacidade com salas, onde é possível fazer simultaneamente cirurgias eletivas e de emergência, 24 horas por dia. Fazíamos em média dez e agora passaremos a fazer vinte procedimentos por dia”, explica o chefe do setor, Dr. Leon Grupenmacher.
Atualmente, o ambulatório de oftalmologia do HUEM presta 7 mil atendimentos entre cirurgias, transplantes, consultas e exames. Com a chegada de novos equipamentos, o Hospital passa a realizar todos os tipos de cirurgia oftalmológica: olho, pálpebra, transplantes de córnea e, agora, parte da retina também. Além disso, as novas instalações possibilitam melhor aprendizado a estagiários e residentes, de diversos lugares do Brasil e do exterior, com a presença de muitos estrangeiros que fazem sua capacitação no HUEM.
O HUEM promoveu mais uma ação importante do Outubro Rosa em 23 de outubro. Pacientes oncológicas receberam a visita de uma consultora de imagem e de uma maquiadora, com objetivo de manter a autoestima elevada durante o difícil tratamento.
A consultora de imagem Ana Paula Carneiro deu uma palestra para cerca de vinte pacientes presentes na sala de infusão do Centro de Oncologia Mackenzie (COM), na qual abordou o poder das cores para que não se sintam apagadas nesse momento da vida. Ela destacou que é um bom momento para testar coisas novas, como chapéus e armações de óculos diferentes, mais coloridas. Em seguida, distribuiu para as participantes cartões com as cores universais e como harmonizá-las. Por sua vez, a maquiadora profissional Edna Oliveira atendeu as pacientes interessadas em embelezar os rostos, de acordo com a característica de cada uma.
Durante o dia, as pacientes receberam uma almofada em forma de coração e um café da tarde completo, com salgados, bolos, doces e sucos — cortesia do grupo Atitude do Coração, da Igreja Batista da Alameda, que também levou músicos para entoarem belos hinos e louvores.
O prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel, e a secretária municipal da Saúde, Dra. Beatriz Battistella, confirmaram em outubro o repasse suplementar de R$ 73,2 milhões para o ano de 2024 a dez hospitais filantrópicos que atendem pelo SUS curitibano, entre os quais o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM). O diretor-geral do Hospital Mackenzie, Dr. Tiago Tormen, participou do evento e destacou a relevância dos recursos. “Estamos entre os principais parceiros da Prefeitura de Curitiba no atendimento SUS, sobretudo com o pronto-socorro. São oito mil atendimentos por ano, o que nos torna um dos maiores prestadores da rede de urgência da cidade e do estado. Esse subsídio ajuda a mantermos emergencistas, médicos clínicos, cirurgiões, ortopedistas, neurologistas, todo um aparato necessário para o atendimento de pacientes de alta complexidade”, destacou.
O HUEM realizou em 18 de outubro uma atividade referente ao Outubro Rosa — mês dedicado à campanha de prevenção ao câncer de mama e à saúde da mulher — que contou com a participação de vinte mulheres, entre pacientes e acompanhantes. A médica oncologista Dra. Emanuella Benevides Poyer ministrou uma palestra para as mulheres e acompanhantes na sala de infusão do Centro de Oncologia Mackenzie (COM). Ela apresentou informações relevantes para as presentes, como a importância do diagnóstico precoce, o acompanhamento nutricional durante o tratamento e a prática de atividades físicas na medida do possível. O evento também proporcionou um espaço seguro para as participantes tirarem dúvidas e compartilharem experiências. Foram realizadas também palestras sobre o tema no dia 3, com a oncologista dra. Maria Cristina Figueroa Magalhães; e no dia 23, com o oncologista Dr. Raphael Alves Garcia.
Dois médicos do HUEM foram homenageados pela Câmara Municipal de Curitiba, em sessão solene alusiva ao Dia do Médico, 18 de outubro. O diretor-geral, Dr. Tiago Tormen, e o chefe do setor de Queimados, Dr. Marcelus Nigro, receberam um certificado referente aos relevantes serviços prestados à sociedade. O evento aconteceu no Palácio Rio Branco, sede do Legislativo da capital paranaense, por proposição do vereador Alexandre Leprevost. Diversas autoridades participaram da cerimônia, que homenageou ao todo 86 profissionais de diferentes especialidades médicas. A secretária municipal de Saúde, Beatriz Batistella Nadas, destacou o trabalho realizado na capital do Paraná e agradeceu nominalmente o diretor-geral do HUEM pela parceria do Hospital com a Prefeitura de Curitiba, no atendimento a pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Dezoito de outubro é uma data especial para o HUEM, quando são comemorados o Dia do Mackenzista e o Dia do Médico. Para celebrar, o HUEM realizou o Culto de Ação de Graças, permeado por cânticos e palavras inspiradoras. O pregador foi o antigo diretor-geral da Instituição, Dr. Rogério Donato Kampa. A abertura do culto foi realizada pelo capelão Francisco Creti Neto. Em seguida, o capelão reverendo Marcelo Pinheiro e a auxiliar de Capelania, irmã Elenice Barros, conduziram as orações. O evento também contou com a apresentação do coral do HUEM, ao passo que o encerramento foi realizado pelo atual diretor-geral do Hospital, Dr. Tiago Tormen, que homenageou todos os médicos da Instituição, além dos demais profissionais, que juntos fazem o HUEM ser uma das mais importantes instituições de saúde do estado do Paraná.