br.freepik.com
Setembro é um mês especial para os serviços de saúde em todo o mundo, porque 17 de setembro é o Dia Mundial da Segurança do Paciente. O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) tem como razão de sua existência o cuidado com os pacientes, por isso a data é muito especial para a Instituição. Ter um dia dedicado à segurança do paciente ajuda a promover a conscientização e ações concretas para melhorar a qualidade dos cuidados. A segurança do paciente é um dos valores fundamentais no HUEM, foco de trabalho permanente. A Instituição conta com um Núcleo de Segurança do Paciente e um Escritório da Qualidade, que atuam ininterruptamente para aprimorar a qualidade e a segurança no atendimento aos pacientes, seja em consultas, exames, internações ou cirurgias. O HUEM adota as metas internacionais de segurança do paciente definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e assumidas pelo Ministério da Saúde de nosso país. Trata-se de um conjunto de diretrizes e objetivos práticos para melhorar a segurança do paciente e incluem: identificação correta do paciente; comunicação efetiva; melhoria na segurança na cadeia medicamentosa; garantia de procedimentos cirúrgicos seguros; higienização das mãos para a prevenção de doenças e infecções; prevenção de quedas e lesões por pressão; e melhoria no atendimento.
Com participação de membros da diretoria executiva do Instituto Presbiteriano Mackenzie, duas inaugurações foram realizadas em 26 de setembro no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie: um novo Centro de Procedimentos Ambulatoriais e a ala de internação para convênios.
O Centro de Procedimentos Ambulatoriais inclui serviços de endoscopia digestiva, colonoscopia, retossigmoidoscopia e polipectomia alta e baixa. No campo da urologia estão disponíveis cistoscopia, cistostomia, postectomia, vasectomia, cateterismo vesical, dilatação uretral, retirada de cateter duplo J, eletrocoagulação de lesão cutânea/cauterização, biópsia de próstata e ultrassom transretal de próstata.
A recém-finalizada ala de internações para convênios conta com um total de 28 quartos e 44 leitos, em instalações de alta qualidade, planejadas sob os melhores conceitos de hotelaria hospitalar.
O HUEM recebeu, em 11 de setembro, a visita do secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, que foi recepcionado pelo diretor-geral, dr. Tiago Tormen. Na ocasião, a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná conheceu novos projetos que visam a melhorias na infraestrutura do hospital. “Temos diferentes projetos para seguir continuamente qualificando nossas instalações, com o objetivo final de aprimorar e ampliar o atendimento à população, seja por convênios, seja pelo SUS, em diversas especialidades. A prioridade é a ampliação da ala de queimados, serviço no qual somos referência nacional”, destacou Tormen.
Entre os projetos apresentados está a possibilidade de investimentos na revitalização e ampliação do setor de queimados. Durante a visita, também foram anunciados recursos estaduais para a compra de dois equipamentos para a Unidade de Oftalmologia do Hospital Mackenzie. Trata-se de um novo retinógrafo e de um microscópio com carona e inversor de imagem.
Em comemoração aos três anos de serviço no HUEM, em 1º de setembro aconteceu o 1º Encontro dos Cuidados Paliativos Perinatal e Pediátricos. O evento reuniu especialistas de diferentes hospitais, universidades e instituições ligadas à saúde.
“Precisamos falar mais de cuidados paliativos. O objetivo dessa especialidade é melhorar a qualidade de vida do paciente e sua família diante do processo de adoecimento”, destacou a Dra. Andréia Franco, coordenadora dos Cuidados Paliativos Perinatal e Pediátricos do HUEM, uma das organizadoras e primeira palestrante do evento. O encontro contou ainda com palestra da médica anestesiologista, Dra. Úrsula Guirro, especializada em dor e em medicina paliativa pela Associação Médica Brasileira; da Dra. Rafaela Wagner, médica pediatra e reumatologista pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe; e da psicóloga da equipe de Cuidados Paliativos infantis do HUEM, Eliziana Marques da Paixão.
O Encontro foi um marco na promoção do conhecimento e na conscientização sobre a importância dos cuidados paliativos perinatal e pediátricos. A troca de experiências e o compromisso de aliviar o sofrimento de pacientes pediátricos e suas famílias são passos fundamentais para uma medicina mais humana e eficaz.
Em 21 de setembro, o HUEM recebeu o projeto Primeiros Passos, iniciativa das voluntárias da Igreja Batista Lagoinha de Curitiba. O resultado dessa colaboração foi a entrega de 15 enxovais para recém-nascidos e suas famílias que estão no alojamento conjunto do Hospital, referência no atendimento de gestações de risco. Coordenado por Susana Zamban desde setembro de 2018, o projeto Primeiros Passos é uma demonstração do poder da união e do amor ao próximo. Todas as semanas, mulheres voluntárias se reúnem para confeccionar enxovais e kits de cuidados especiais para bebês. Esses itens são posteriormente doados para instituições como hospitais, lares e orfanatos.
Em 21 de setembro, o HUEM realizou um culto em prol da campanha Setembro amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio e doenças mentais. A iniciativa teve por objetivo sensibilizar e conscientizar a comunidade sobre a importância de discutir abertamente o suicídio, assunto muitas vezes cercado por tabus.
Com o tema “Celebrando a vida”, o culto contou com a participação do coral do HUEM e da equipe de Capelania do Hospital e foi dirigido pelo capelão reverendo Frank, com a participação do capelão, reverendo Marcelo, e da auxiliar de Capelania, irmã Elenice.
Durante o evento, a psicóloga do HUEM, Eliziana Marques da Paixão, ressaltou a necessidade de estar atento aos sinais que as pessoas podem dar quando estão passando por um sofrimento considerado por elas insuportável. Esses sinais incluem desesperança, pessimismo em relação ao futuro, culpa, baixa autoestima, entre outros.
O HUEM, reconhecendo a importância da saúde emocional de seus colaboradores, pacientes e familiares, oferece serviços de atendimento psicológico clínico. Os atendimentos são personalizados de acordo com as necessidades específicas de cada paciente e setor, incluindo acolhimento, acompanhamento e encaminhamento para tratamentos especializados quando necessário. O serviço de Capelania do HUEM também tem papel fundamental no acolhimento a colaboradores, pacientes e familiares.
Recentemente, a equipe de profissionais do HUEM presenciou uma cena incomum, mas que mexeu positivamente com o ambiente hospitalar. A paciente Aymee Sophie, 12 anos, foi autorizada a ter, durante o tratamento, a companhia de seu galo Paçoca, o animal de suporte emocional da menina. Diagnosticada com transtorno do espectro autista, acompanhado de comorbidades, incluindo epilepsia e hiperlexia, Aymee esteve também acompanhada de sua mãe, Janete Soares de Almeida. As duas são naturais de Cascavel, no oeste do Paraná. Elas viajaram para Curitiba para que Janete pudesse realizar uma cirurgia de redução de mama em razão do gigantismo mamário que a afligia. O vínculo entre Aymee e o galo começou dois anos atrás. O animal deixa a menina segura e menos ansiosa. Janete estava apreensiva quanto à possibilidade de trazer Paçoca, mas no HUEM encontrou uma recepção que superou suas expectativas. O Hospital demonstra assim que o cuidado vai além da medicina e engloba o bem-estar emocional e o conforto dos pacientes e de suas famílias.
Em 27 de setembro, o diretor-geral do HUEM, Dr. Tiago Tormen, discursou na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba sobre as realizações e os desafios da Instituição na busca por melhorias contínuas no atendimento hospitalar à comunidade. O convite foi feito pela vereadora Noemia Rocha, que, na abertura dos trabalhos, destacou os avanços alcançados pelo HUEM. “Somos um Hospital de ensino, com vocação para atender pelo Sistema Único de Saúde, conforme sempre enfatizam nossos mantenedores. Temos muitos parceiros aqui nessa casa que nos auxiliam com emendas parlamentares que são importantíssimas para conseguirmos prestar o melhor serviço à população”, salientou Tormen, para, então, apresentar a estrutura do HUEM e a extensa lista de melhorias implementadas desde que o IPM assumiu a gestão.
A mesa da sessão foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Marcelo Fachinello, que ressaltou a importância do Hospital Mackenzie. Ao final da apresentação, diversos vereadores fizeram elogios e questionamentos que foram respondidos pelo Dr. Tiago Tormen.