
Webinário debate corrupção e seus impactos históricos e atuais no Brasil
17 de setembro de 2025 | Universidade Destaque
O Mestrado Profissional em Economia e Mercados da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (Mackliber) promoveram, no dia 11 de setembro, o webinário Corrupção em Debate – 2025, que reuniu especialistas de diferentes áreas para analisar as origens, os desdobramentos e os desafios atuais no enfrentamento da corrupção no Brasil.
Participaram do encontro o professor Marcos Fernandes Gonçalves (FGV/EASP), o economista e professor Bruno Carazza, o historiador e comentarista político Marco Antonio Villa e o procurador de Justiça Roberto Livianu, presidente do Instituto Não Aceito Corrupção. A mediação ficou a cargo dos professores Rodrigo Prando, Roberta Muramatsu e Paulo Rogério Scarano.
O historiador Marco Antonio Villa fez um resgate histórico da corrupção no Brasil, apontando que o problema remonta à Primeira República. Ele lembrou, por exemplo, que já no governo Deodoro da Fonseca havia denúncias de falsificação de atas do governo provisório e escândalos ligados ao Encilhamento. Para Villa, essa é uma evidência de que a corrupção está presente desde a gênese do regime republicano.
Ao longo da fala, Villa também citou figuras que marcaram a política nacional, como o ex-governador de São Paulo Ademar de Barros. Segundo ele, a expressão “rouba, mas faz”, associada a Ademar, sintetiza a naturalização da corrupção na vida pública brasileira.
O palestrante relembrou ainda os escândalos do mensalão e do petrolão. Para ele, o primeiro poderia ter servido como um freio, mas não foi suficiente para impedir práticas posteriores ainda mais graves. “Logo depois, tivemos escândalos ainda maiores, como o petrolão. Isso mostra que os mecanismos de controle previstos pela Constituição de 1988 fracassaram diante da captura do Estado por interesses corporativos e privilegiados”, avaliou.
Villa concluiu destacando que, embora a chamada Constituição Cidadã tenha trazido avanços democráticos, não conseguiu se firmar como um instrumento eficaz contra o desvio de recursos públicos, “trouxe avanços, mas não conseguiu se firmar como anteparo eficaz contra a razia ao erário público”.
O webinário, ao reunir diferentes perspectivas da Economia, do Direito, da História e da mídia, reforçou a ideia de que enfrentar a corrupção no Brasil exige tanto mudanças institucionais quanto maior engajamento da sociedade civil.
Notícias Relacionadas

Mackenzie recebe VI Congresso Internacional de Biodireito e Desenvolvimento Tecnológico
Evento reuniu 20 palestrantes, professores e profissionais de saúde e Direito, com programação dedicada às interseções entre as áreas
Direito

Mackenzie abre processo seletivo para Graduação EaD
Modalidade digital une excelência acadêmica à flexibilidade do ensino on-line
Universidade

Mackenzie realiza Seminário de Direito sobre direitos fundamentais e crime organizado
Evento reúne especialistas nacionais e internacionais para debater impactos do crime organizado e dos mercados ilícitos nos direitos fundamentais
Direito

Mais de 70% dos alunos do Mackenzie se formam com emprego garantido
Dados revelam que a empregabilidade da Universidade Presbiteriana Mackenzie é acima da média nacional
Atualidades

Professor egípcio ministra palestra sobre Direito Comparado no Mackenzie
Especialista em Direito Islâmico e Sharia Law, apresentou reflexões sobre liberdade de expressão nos sistemas jurídicos muçulmano e norte-americano
Direito

MackGraphe conquista Prêmio Finep de Inovação 2025 - Região Sudeste
Projeto CardioNano prevê utilização de nanomateriais para criar válvulas cardíacas
Pesquisa e Inovação

Universidade Presbiteriana Mackenzie promove a XXII Semana da Filosofia
Gratuito e aberto ao público, o evento busca promover o diálogo de conceitos filosóficos para a comunidade
Eventos

Incertezas, Desafios e Oportunidades do Novo Cenário Global
Centro Mackenzie de Liberdade Econômica proporcionou debate sobre o impacto do protecionismo e as novas dinâmicas comerciais
Direito

Por dentro da liberdade econômica
Palestra aos alunos do CPM São Paulo mostra como empreendedorismo pode transformar realidades
Economia
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa