
MackGraphe conquista Prêmio Finep de Inovação 2025 - Região Sudeste
12 de setembro de 2025 | Pesquisa e Inovação Destaque
O Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe), do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) conquistou o Prêmio Finep de Inovação 2025 – Região Sudeste, na categoria Complexo Econômico-Industrial da Saúde, com o projeto CardioNano. Com a conquista, o Mackenzie disputa a final do prêmio nacional, cujo resultado será anunciado em novembro.
A cerimônia de premiação foi realizada na sede da Finep, no Rio de Janeiro, com a presença do Secretário Executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luis Fernandes, e do presidente da Finep, Luiz Antônio Elias, dentre outras autoridades.
Na mesma categoria, estavam o Instituto Butantan, com projeto de escalonamento de formulações lipídicas aplicadas a vacinas de mRNA; e a Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, com terapias celulares CAR-NK para linfoma não-Hodgkin. Duas instituições de renome internacional que dividiram o pódio da inovação com o MackGraphe, evidenciando a força e a excelência da ciência desenvolvida no Mackenzie.
Coordenado pelo pesquisador Aryel Heitor Ferreira, o CardioNano propõe o desenvolvimento de válvulas cardíacas poliméricas produzidas por impressão 3D e reforçadas com grafeno. Diferentemente das válvulas biológicas e mecânicas disponíveis na atualidade, a tecnologia busca maior durabilidade, flexibilidade e biocompatibilidade, oferecendo ao Sistema Único de Saúde (SUS) uma solução nacional, inovadora e acessível.
O projeto é fruto de uma parceria estratégica com a Braile Biomédica, líder latino-americana em produtos cardiovasculares, unindo a força da pesquisa acadêmica à capacidade produtiva da indústria nacional.
“Estamos desenvolvendo uma válvula cardíaca que representa um verdadeiro salto tecnológico para o Brasil. O CardioNano une ciência de ponta em nanomateriais e manufatura aditiva com impacto social direto, oferecendo uma alternativa nacional a milhares de pacientes. Nosso propósito é claro: transformar ciência em vida”, ressalta Aryel Heitor Ferreira.
Para o diretor do MackGraphe, Benedito Aguiar, a conquista simboliza um marco para o MackGraphe.“Ser vencedor do Prêmio Finep na mesma categoria em que concorreram instituições como o Instituto Butantan e o Hemocentro de Ribeirão Preto mostra que o MackGraphe alcançou o patamar mais alto da pesquisa aplicada no país. Essa premiação é a prova de que o Mackenzie se consolidou como protagonista da inovação tecnológica brasileira”.
O referido prêmio demonstrou a grande capacidade científica e de desenvolvimento tecnológico do líder do projeto e de toda a equipe do projeto, representando um significativo marco para o MackGraphe
O Prêmio Finep de Inovação, considerado o maior reconhecimento da inovação brasileira, selecionou apenas 144 projetos entre mais de três mil submetidos. Estar entre os vencedores é, portanto, mais do que uma conquista: é o reconhecimento de que a ciência feita no Brasil tem grande potencial disruptivo de alcance global.
Notícias Relacionadas

Mackenzie Higienópolis recebe carrinho da Bauducco
Estande oferece 10% de desconto para colaboradores mackenzistas
Comunicados Intranet

Webinário debate corrupção e seus impactos históricos e atuais no Brasil
Evento reuniu especialistas para discutir as raízes, a persistência e os desafios contemporâneos do combate à corrupção no país
Universidade

Mackgraphe recebe equipamento de ponta em Espectrometria de Massas
Instrumento é um raríssimo na América Latina
Pesquisa e Inovação

MackGraphe é finalista do Prêmio Finep de Inovação 2025
Projeto CardioNano propõe o desenvolvimento de válvulas cardíacas a partir de nanocompósitos
Pesquisa e Inovação

Pesquisadora do MackGraphe conquista Prêmio Inventor Petrobras 2025
Camila Maroneze também foi premiada na edição do ano passado
Pesquisa e Inovação

Tecnologia desenvolvida no MackGraphe prevê maciez da carne com espectrometria de massas
Pesquisa desenvolve projeto inovador para a indústria alimentícia
Informativos
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


