Tecnologia desenvolvida no MackGraphe prevê maciez da carne com espectrometria de massas

21 de maio de 2025 | Informativos Tecnologia Universidade Campus Higienópolis Destaque

O Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) está à frente de uma pesquisa inovadora que promete transformar a indústria alimentícia, especialmente o setor de carnes. O projeto é coordenado pelo professor de Química e pesquisador do Instituto, Marcos Eberlin, e utiliza espectrometria de massas, uma técnica avançada de análise molecular, para prever com precisão se uma carne será macia ou dura, antes mesmo de ser consumida. 

“A carne é um organismo, e organismos vivos são constituídos basicamente de células. Quanto à sua maciez ou dureza, são as células, em última análise, que vão conferir essa maciez. É a interação entre as células”, explica Marcos Eberlin sobre o princípio biológico da pesquisa. 

Essas células são revestidas por moléculas chamadas fosfolipídeos, que dão a resistência da célula à sua expansão e impedindo que a estoure. “A célula não estoura porque os fosfolipídeos mantêm todo o conteúdo celular encapsulado, como se fosse uma bexiga cheia d'água e a parede celular são esses fosfolipídeos”, compara o professor. Sendo assim, a partir da composição dos fosfolipídeos existe uma indicação segura se a carne será macia ou não. 

É nesse ponto que entra a espectrometria de massas, a técnica é usada para traçar o perfil dos fosfolipídeos presentes em uma pequena amostra retirada da carne. O processo ocorre a partir de uma gota d’água que é colocada sobre a superfície da carne e os fosfolipídeos migram para essa gota. Por essa distribuição de fosfolipídeos encontra-se a carne macia ou dura. 

“A espectrometria de massas é extremamente rápida, seletiva e simples de ser aplicada. Você encosta essa canetinha na carne, extrai um pouco desses marcadores de dureza ou maciez, joga para o espectrômetro de massas que está ali do lado e ele imediatamente dá um perfil, um padrão, uma distribuição de fosfolipídeos”, relata o professor.  

Marcos Eberlin explica que, ao chegar no frigorífico, é preciso encostar a caneta e automaticamente o aplicativo desenvolvido no MackGraphe fornece o resultado da probabilidade de maciez da carne. 

A tecnologia consiste na Maspec Pen, uma caneta especial inicialmente desenvolvida pela cientista brasileira Livia Eberlin para identificar tumores cerebrais. “Você encosta no tumor e, pelos fosfolipídeos da parede celular, já sabe se aquela célula é normal ou tumoral. A composição dos fosfolipídeos é muito diferente”, explica o professor. A caneta foi um sucesso mundial e permitiu delimitações precisas de tumores com até 98%. 

“A espectrometria de massas caracteriza moléculas, íons, radicais, átomos, em termos de suas massas e estruturas. É uma técnica útil em praticamente todas as áreas da ciência e vem sendo utilizada”, reforça o professor.  

No MackGraphe, ela já vem sendo aplicada em áreas de ciência forense para identificar notas falsificadas, madeiras ilegais, bebidas e perfumes adulterados, e até mesmo para determinar a idade de uma assinatura em um documento.  

É também usada em pesquisas biomédicas, realizando o rastreamento de medicamentos no corpo e mapeamento cerebral de animais. Assim como, para investigar a origem da vida: faz uma comparação entre o proteoma de chimpanzés e humanos (com diferença encontrada de 66%) e testes com aminoácidos em condições pré-bióticas para entender a formação de proteínas úteis à vida. 

“As aplicações são amplas, gerais e praticamente irrestritas”, segundo o professor, E essa versatilidade transforma a espectrometria de massas em uma das ferramentas mais poderosas da ciência contemporânea — agora também a serviço da alimentação cotidiana. 

Notícias Relacionadas

MackGraphe conquista Prêmio Finep de Inovação 2025 - Região Sudeste

Projeto CardioNano prevê utilização de nanomateriais para criar válvulas cardíacas  

Pesquisa e Inovação

Mackgraphe recebe equipamento de ponta em Espectrometria de Massas

Instrumento é um raríssimo na América Latina

Pesquisa e Inovação

MackGraphe é finalista do Prêmio Finep de Inovação 2025

Projeto CardioNano propõe o desenvolvimento de válvulas cardíacas a partir de nanocompósitos

Pesquisa e Inovação

Pesquisadora do MackGraphe conquista Prêmio Inventor Petrobras 2025

Camila Maroneze também foi premiada na edição do ano passado 

Pesquisa e Inovação

Pesquisador do Mackgraphe é destaque em coletânea de Cientistas Brasileiros do INPI

Professor de Química foi um dos pesquisadores brasileiros a constar em ranking mundial 

Pesquisa e Inovação

MackGraphe recebe pesquisadora de Masspec Pen

Livia Eberlin palestoru sobre como melhor a saúde humana com espectrometria de massas

Pesquisa e Inovação

Aplicação de caneta para espectrometria de massa identifica e promete prognosticar covid-19

O Projeto é baseado no estudo de pesquisadora brasileira nos Estados Unidos e as novas aplicações serão feitas no Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades