Novembro Azul - Um alerta à saúde masculina

04 de novembro de 2025 | Destaque

O segundo semestre do ano é tradicionalmente marcado por meses dedicados à conscientização sobre a saúde. Começamos com o Setembro Amarelo, focado na prevenção do suicídio, seguido pelo Outubro Rosa, que destaca a importância da descoberta precoce do câncer de mama e do colo do útero. Agora, chegamos ao Novembro Azul, uma campanha que se dirige diretamente aos homens, um público que historicamente enfrenta resistência em relação aos cuidados com a própria saúde.

Em 2023, o Ministério da Saúde notificou mais de 17 mil mortes por câncer de próstata no Brasil, o que corresponde a 47 óbitos por dia. O tumor é o segundo mais comum entre homens, atrás apenas do câncer de pele. Apesar da grande quantidade de casos, a doença possui altas chances de cura quando descoberta e tratada em seus estágios iniciais.

Segundo o urologista do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) e professor da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), Paulo Jaworski, “O homem deve começar o seu rastreio do câncer de próstata a partir do 50 anos, para a população geral, e 45 anos para os homens que têm fator de risco positivo, que são: histórico familiar de câncer de próstata (pai ou irmão), obesidade e tabagismo”.

Um fato que ainda é pouco conhecido, e ainda não há muitos estudos sobre isso, é de que os homens negros podem ter mais chances de desenvolver câncer de próstata. É vital que a comunidade negra esteja ciente deste risco aumentado. “Homens negros fazem parte de um grupo de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata mais agressivo ou até mais precoce. Por isso, eles entram em um grupo de atenção especial que deve começar o rastreio a partir dos 45 anos.”

Jaworski chama a atenção para outro ponto importante que pode ajudar muitos homens a descobrirem o tumor mais cedo. “O câncer de próstata no seu estágio inicial não apresenta sintoma nenhum. Por isso que a gente insiste tanto em se fazer a prevenção, a consulta com o urologista e fazer os exames. O sintoma só vai aparecer na fase tardia da doença, quando já se espalhou e não tem mais cura.”

A resistência masculina em procurar atendimento médico muitas vezes está enraizada em questões culturais e sociais, onde a masculinidade é, por vezes, associada à invulnerabilidade. O Novembro Azul trabalha para quebrar esses paradigmas, promovendo um diálogo aberto sobre a saúde do homem e os incentivando a superar o medo e a vergonha.

“Meu recado para vocês, homens, é: Vocês precisam se cuidar. Sejam mais espertos que isso, antes dos sintomas, já façam o seu check-up. Os homens têm tabus que eles não gostam de conversar com ninguém. O urologista é o parceiro do homem", afirma o médico.

Ao se informar e realizar exames regularmente, os homens não apenas cuidam de si mesmos, mas também inspiram outros a fazerem o mesmo, criando um ciclo positivo de atenção à saúde. O Novembro Azul é, portanto, um convite à reflexão sobre a saúde masculina em sua totalidade, incentivando uma mudança cultural em direção a uma vida mais longa e saudável para todos os homens.

Notícias Relacionadas

Dia Mundial da Gentileza: pequenas atitudes, grandes mudanças

Data tem o objetivo de inspirar as pessoas a serem mais gentis e, assim, fazer do mundo um lugar melhor

Cá, entre nós

COP30: Compreendendo a Importância da Sustentabilidade Global

Evento oferece ao Brasil uma chance única de se posicionar como líder nas discussões globais sobre mudanças climáticas e sustentabilidade

Cá, entre nós

Movimenta Mack 2025 incentiva integração e bem-estar entre colaboradores

Evento  incentiva a prática esportiva, a melhoria da qualidade de vida e do clima organizacional

Eventos

Campanha Assistência Médica

Cuidar da saúde é um dos pilares do nosso bem-estar. Pensando nisso, o Mackenzie promove a Campanha Assistência Médica, uma iniciativa que reforça o…

Acontece no Mackenzie

Cultivar o foco é redescobrir a importância de estar presente em cada momento do dia

Focar não é apenas uma questão de produtividade, é também uma forma de estar presente

Destaque

Outubro Rosa: Diretoria do Mackenzie participa da campanha de arrecadação de lenços

Criado na década de 1990, o Outubro Rosa é um movimento internacional dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. A campanha busca estimular a…

Destaque

Obesidade vai além da estética e exige atenção à saúde

As consequências da obesidade vão muito além do ganho de peso, entenda

Saúde e Bem-Estar

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades