Dia Mundial da Gentileza: pequenas atitudes, grandes mudanças

13 de novembro de 2025 | Cá, entre nós Destaque

Em um mundo cada vez mais conectado por aparelhos e distante fisicamente, a gentileza surge como um farol, iluminando caminhos e construindo pontes. Atitudes simples como um abraço, um sorriso e um bom dia causam impacto enorme na vida das pessoas. A qualidade de vida também está relacionada à gentileza, tanto quem a recebe quanto quem a realiza, sente-se mais feliz. 

O Dia Mundial da Gentileza, celebrado anualmente no dia 13 de novembro, surgiu depois de uma conferência que aconteceu em Tóquio, em 1996. A data foi criada oficialmente em 2000 e tem o objetivo de inspirar as pessoas a serem mais gentis e, assim, fazer do mundo um lugar melhor. 

Mas, afinal, o que é gentileza? 

Pode ser um gesto de educação, solidariedade ou cuidado. É o desejo de fazer o outro se sentir melhor. É ajudar alguém sem esperar algo em troca, perguntar se a pessoa está bem, falar “obrigado”, “por favor” para quem estiver ao seu redor. É um comportamento que melhora o bem-estar individual e coletivo, tornando a sociedade um lugar mais agradável. 

O psicólogo e professor de Administração (ADM) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Campinas, Marcelo Santos, conta como a gentileza pode impactar a vida das pessoas no trabalho e na escola. “Ela pode não só melhorar, mas transformar um ambiente. Porque o ato de ser gentil resulta em respeito, confiança, e promove no outro uma satisfação que, consequentemente, pode gerar nessa pessoa a vontade de reproduzir isso à frente.”

No ambiente escolar, o ato está ficando cada vez mais escasso, mas ajudaria no clima de aprendizagem, diminuindo o bullying, agressões e na redução de situações vexatórias dentro do ambiente escolar. Como consequência, alunos mais atentos às necessidades dos amigos, empáticos e propensos a ajudar uns aos outros.

Um dos maiores obstáculos para praticarmos ações que demonstram afabilidade no dia a dia é o fato de que temos vivido de maneira cada vez mais individualista. As redes sociais tornaram as pessoas mais competitivas na busca pela vida perfeita e isso tem dificultado umas das bases do que é ser gentil, que é o respeito ao outro.

Em demasia, o docente mackenzista alerta: pode representar um risco e merece cautela. “Alguém que a prática a gentileza em excesso não a faz só para uma pessoa, mas para todas. E isso pode gerar um sacrifício muito grande, em que você passa a ser visto apenas como aquele indivíduo que presta serviço para todo mundo. Além disso, pode trazer uma perda de autenticidade, já que a pessoa deixa de ser quem é para se tornar aquilo que os outros esperam que ela seja.”

Para finalizar, Marcelo Santos, psicólogo e professor de Administração (ADM) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), deixa um conselho a todos. “Então, para que tudo isso seja possível, a gente tem que começar com nós mesmos. Ser gentil com você mesmo, olhar para você mesmo, para que você possa, de forma genuína, ser gentil com o outro.” 
Ser gentil, portanto, não deve ser uma prática adotada apenas uma vez por ano e nem uma ação direcionada a determinadas pessoas. Isso deve fazer parte do cotidiano de cada um e ser uma demonstração de autocuidado, aconselha o professor Marcelo. “Para que isso seja possível, é preciso começar por nós mesmos: ser gentil e ter um olhar bondoso para si mesmo e, assim, de forma genuína, manifestar essa atitude com o outro.” 
A gentileza é um convite à ação. Comece hoje a praticar pequenas atitudes de bondade. Lembre-se de que um gesto simples tem o poder de transformar o dia de alguém e, ao propagá-lo, contribuímos para um mundo mais empático e feliz.

Notícias Relacionadas

Como reconhecer sinais e evitar o burnout

A síndrome, também chamada de esgotamento profissional, é um distúrbio emocional

Destaque

Mackenzie Higienópolis recebe carrinho da Bauducco 

Estande oferece 10% de desconto para colaboradores mackenzistas

Comunicados Intranet

Movimenta Mack 2025 incentiva integração e bem-estar entre colaboradores

Evento  incentiva a prática esportiva, a melhoria da qualidade de vida e do clima organizacional

Eventos

Organize hoje, conquiste amanhã: dicas de educação financeira

Desenvolver habilidades de gestão financeira é crucial em qualquer estágio da nossa vida

Cá, entre nós

Novembro Azul - Um alerta à saúde masculina

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 17 mil mortes por câncer de próstata ocorreram no Brasil em 2023

Destaque

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades