Inteligência Artificial no ensino superior: entre avanços, desigualdades e dilemas éticos

02 de setembro de 2025 | Atualidades Destaque

O uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) no ensino superior deixou de ser uma previsão futurista e já se consolidou como realidade. Da produção de textos à organização de pesquisas, a tecnologia vem alterando práticas acadêmicas e pedagógicas. Ao mesmo tempo, levanta dilemas que vão muito além da técnica, alcançando dimensões éticas e sociais.

Segundo Daniela Spinelli, professora do programa de pós-graduação em Linguagens e Tecnologia, o impacto não ocorre de forma uniforme. Enquanto países centrais caminham para um uso quase universal, no Brasil persistem desigualdades estruturais de acesso digital. Com isso, se não for acompanhada de políticas institucionais de inclusão, a IA pode ampliar distâncias já presentes entre diferentes trajetórias educacionais.

Spinelli também destaca que a tecnologia pode apoiar estudantes na organização do pensamento e na clareza da linguagem. “O risco surge quando seu uso se dá de forma passiva ou acrítica: nesse caso, reduz-se a autonomia intelectual. Afinal, a escrita, que deveria configurar-se como processo reflexivo e formador, converte-se em mera reprodução”, aponta. 

Por um outro lado, Antonio Luiz Basile, professor do curso de Ciência da Computação, ressalta que os maiores avanços recentes se concentram na chamada Inteligência Artificial Conexionista, baseada em redes neurais artificiais, aprendizado profundo (Deep Learning) e modelos de linguagem de larga escala (LLMs). 

Para o professor, os desafios estão no uso indiscriminado da IA em tarefas acadêmicas. “Alunos resolvendo suas tarefas com ajuda de IA, por exemplo, sem que isso seja desejável ou permitido. Isso acontece principalmente quando os alunos se veem diante de problemas desafiadores. Nestes casos é difícil para o professor ‘convencer’ seus alunos a não usar IA”, explicou. 

Quando o aluno utiliza a IA para tarefas acadêmicas, eles utilizam de um modelo operado com base em probabilidades linguísticas e padrões predominantes, que reforçam convenções discursivas hegemônicas e que silenciam diferenças linguísticas e culturais. O risco imediato é o apagamento das marcas culturais e o empobrecimento da diversidade linguística.

A professora Daniela Spinelli explica que, no contexto brasileiro, esse risco assume contornos ainda mais graves. A maioria dos registros periféricos, das variações regionais e das formas minoritárias de expressão, encontra pouca ou nenhuma representação nas bases de dados que alimentam os modelos de linguagem. “Dessa forma, a padronização algorítmica tende não apenas a invisibilizar tais vozes, mas a reforçar hierarquias históricas de exclusão”, completou. 

Ainda assim, Basile acredita que professores e outras figuras humanas manterão um papel insubstituível na sociedade. “Costumamos preferir outros seres humanos para certas tarefas, como ensinar, cuidar ou orientar”, finaliza.

Notícias Relacionadas

Mackenzie atrai mais de 500 inscritos com palestras no AI Brasil Experience

Universidade é destaque em discussões sobre Inteligência Artificial

Tecnologia

Editora italiana lançará livro de professor mackenzista

Riscrevere le città: Semiotica della street art per le politiche sociali será lançado dia 19 de setembro pela editora Carocci 

Atualidades

No vôlei de praia e na natação, alunas do Mackenzie Rio vencem competições

O fim de semana foi de grandes conquistas para duas alunas de Direito da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio: Bruna Brandt, no vôlei de praia, e Ana…

Esportes

Minhocão: solução do passado, desafio do presente

Construído nos anos 70, o Minhocão divide opiniões entre ser demolido ou convertido em parque suspenso

Atualidades

1º Congresso Latino-Americano de Direito discute inovação e práticas negociais

Congresso contará com palestras e debates com renomados professores e especialistas 

Faculdade Brasília

Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília é destaque no I STF Moot

Competição simula um julgamento real com base em um caso hipotético, desafiando estudantes de Direito de todo o país a elaborar memoriais jurídicos e…

Faculdade Brasília

Mídias e redes sociais: Os rumos da informação nas redes

Redes sociais ampliam vozes, mas também aceleram a desinformação, exigindo novos caminhos para preservar a democracia

Atualidades

Alunos de Cinema do Mackenzie participam do Festival Internacional de Curtas Noites de Kino

Estudantes produziram curta em 60 horas para participar do Kinoforum 

Campus Higienópolis

FAU Mackenzie debate justiça socioambiental em antecipação à COP 30

Evento promoveu reflexão descolonial e ecológica sobre cidades e mudanças climáticas 

Atualidades

Mackenzie concede título de Doutor Honoris Causa a autoridades do Timor Leste

Entre os homenageados estão o atual presidente, vencedor do Prêmio Nobel, e primeiro-ministro do país  

Universidade

Cuidados com a internet: pais podem contribuir para segurança de seus filhos

Conheça algumas dicas de como proteger as crianças nas redes sociais 

Atualidades

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades