Minhocão: solução do passado, desafio do presente

09 de setembro de 2025 | Atualidades Destaque

O Elevado Presidente João Goulart, popularmente conhecido como Minhocão, foi construído na década de 1970 como resposta à demanda crescente por vias expressas para automóveis. O elevado corta parte da cidade, conectando as zonas leste e oeste, mas há anos é alvo de críticas por seu impacto negativo na qualidade de vida dos moradores da região central.

Os debates sobre o Minhocão giram sempre em torno de duas alternativas, manter a estrutura e transformá-la em um parque suspenso permanente ou seguir o caminho de outras grandes metrópoles e demolir o viaduto, devolvendo o espaço ao “chão urbano” e à convivência entre as pessoas.

Para o professor Vinicius Prates, pesquisador e docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o Minhocão é um exemplo emblemático dos "desastres urbanos" provocados pela lógica rodoviarista das décadas de 1960 e 1970. "Ele foi pensado como se não houvesse gente ali, como se aquele espaço urbano fosse um não lugar, como diria o teórico francês Marc Augé", afirmou.

Mesmo com propostas para transformar o elevado em um parque suspenso, Prates considera que o ideal seria sua demolição completa. "A parte de baixo do Minhocão é um desastre urbanístico insolúvel. A demolição seria uma solução mais coerente com as reavaliações que outras cidades fizeram de suas estruturas viárias".

O urbanista Carlos Leite, professor da FAU na UPM, avalia que ambas as propostas de transformação do Minhocão poderiam ser positivas para a região e seus moradores, desde que efetivamente realizadas com adequados projetos. Como exemplo, ele cita o fechamento da via nos fins de semana e à noite. “A experiência mostrou que o espaço pode ser usado para lazer, esportes e convivência. Moradores relatam melhoria na qualidade de vida com a redução de ruído e poluição”, afirmou.

Segundo ele, essa transformação dialoga com uma tendência global de superar o modelo de cidade centrado no automóvel, substituindo-o por espaços públicos mais humanos e sustentáveis. "Adiar a transformação do Minhocão é pactuar com os erros do passado e com os prejuízos à saúde urbana e ambiental", alertou.

Para Carlos, tanto a demolição quanto a conversão em parque são caminhos válidos, desde que acompanhados de um projeto urbano bem estruturado e com participação popular. "Um concurso público de ideias, organizado pela Prefeitura em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), seria um caminho democrático e técnico para definir o melhor projeto”, refletiu o professor.

A participação popular é essencial para que o centro de São Paulo se torne um espaço melhor para quem vive nele. A transformação do Minhocão, seja pela criação de um parque ou pela demolição, precisa considerar a cidade como um espaço coletivo, que priorize a vida em comum e a saúde urbana, e não apenas o fluxo de veículos. "Na época da construção, a população local não foi ouvida. E talvez por isso a obra tenha sido feita da forma catastrófica como foi", finalizou Prates.

Notícias Relacionadas

Graduação: do diploma à renda, qual o impacto na carreira?

Levantamento mostra que o ensino superior impulsiona oportunidades, mas especialistas alertam que soft skills e pós-graduação são diferenciais cada…

Atualidades

Editora italiana lançará livro de professor mackenzista

Riscrevere le città: Semiotica della street art per le politiche sociali será lançado dia 19 de setembro pela editora Carocci 

Atualidades

Universidade Presbiteriana Mackenzie promove a XXII Semana da Filosofia

 Gratuito e aberto ao público, o evento busca promover o diálogo de conceitos filosóficos para a comunidade

Eventos

Mídias e redes sociais: Os rumos da informação nas redes

Redes sociais ampliam vozes, mas também aceleram a desinformação, exigindo novos caminhos para preservar a democracia

Atualidades

Inteligência Artificial no ensino superior: entre avanços, desigualdades e dilemas éticos

Ferramentas de IA ganham espaço nas universidades, transformando a aprendizagem

Atualidades

FAU Mackenzie debate justiça socioambiental em antecipação à COP 30

Evento promoveu reflexão descolonial e ecológica sobre cidades e mudanças climáticas 

Atualidades

Terra em chamas: o impacto das queimadas no solo e na vida do planeta

Saiba como os incêndios florestais impactam a vegetação, os animais, os seres humanos e as mudanças climáticas    

Atualidades

São Paulo 471 anos: a importância da cidade dos superlativos para o Brasil

Capital paulista é considerada centro financeiro, político e cultural do país 

Atualidades

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades