
Escola de Engenharia realiza ensaios de segurança de baterias de íon lítio
27 de enero de 2026 | Pesquisa e Inovação Universidade Destaque
Entre os dias 17 e 19 de dezembro, o grupo de pesquisa de Sistemas Elétricos de Potência da Escola de Engenharia (EE), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizou testes de deflagração em baterias de íons de lítio para uso residencial, em parceria com a empresa Huawei Brasil, no projeto INOVA-Huawei-Mackenzie.
Os testes são uma avaliação da capacidade do material de s ofrerem uma rápida combustão. O projeto, com frentes em capacitação pessoal, avaliação de sistemas de interrupção de arcos elétricos em sistemas fotovoltaicos e avaliação de sistemas de armazenamento de energia elétrica com baterias, conhecidos pela sigla em inglês BESS, foi concluído com o ensaio de deflagração de quatro BESS utilizados no mercado para armazenamento de energia em residências e pequenos comércios.
Os ensaios, coordenados pelo professor Bruno Soares de Lima e desenvolvidos pelo professor José César de Souza Almeida Neto e pelos pesquisadores Filipe Figueiredo Ramos, Silvia Maria Velázquez e Pedro Henrique Campos Ramalho, avaliaram o aumento da temperatura nas proximidades das células de bateria dos BESS e o sobrecarregamento forçado das células.
A última etapa foi a simulação de um incêndio real próximo ao BESS, com a participação de bombeiros, responsáveis por conter os focos do incêndio. Os métodos de combate com baterias de íons de lítio também foram documentados para análise e recomendações de boas práticas.
Segundo o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UPM, Bruno Soares de Lima, os resultados dos ensaios são de extrema importância diante do cenário brasileiro atual, em que BESS estão se tornando uma opção de fornecimento de energia em residências e pequenos comércios.
“Isso mostra o comprometimento da Escola de Engenharia na cooperação com empresas em projetos atuais que atendam as necessidades da sociedade e promovam o desenvolvimento sustentável de novas tecnologias no território brasileiro”, aponta o coordenador Bruno Soares.
Para mais informações, clique aqui.
Notícias Relacionadas

Escola de Engenharia inicia comemorações de seus 130 anos com homenagem às mulheres que fizeram parte de sua história
Evento reuniu líderes femininas da área
Engenharia

UPM celebra reconhecimento e fortalecimento da pesquisa em seus programas stricto sensu
Evento comemorou a classificação que mantém a Universidade como referência de pesquisa
Universidade

Faculdade Mackenzie Rio oferece mais de 60 cursos gratuitos com certificado
Os participantes vão aprender novas estratégias para utilizar na vida profissional e pessoal
Direito

UPM apresenta balanço de 2025 com crescimento acadêmico e fortalecimento institucional
Reunião de encerramento apresentou aos docentes os principais resultados do segundo semestre, destacando conquistas em ensino, pesquisa e extensão
Eventos

Hackathon 2025 bate recorde de empresas e se torna a maior edição da história
Evento tem como objetivo desafiar os estudantes a desenvolverem soluções criativas para problemas reais, conectando a academia ao mercado e…
Nossos Talentos

Universidade Presbiteriana Mackenzie e Huawei assinam parceria para pesquisa com IA
Novos acordos preveem laboratório para desenvolvimento de estudos na área de Telecomunicações e Inteligência Artificial
Pesquisa e Inovação

Escola de Engenharia firma nova parceria com a Huawei
Curso de Engenharia Elétrica prevê projeto sobre performance e segurança de baterias de íon-lítio
Parcerias

