Vinheta: Arquitetura e Urbanismo
Título: Design sustentável e premiado
Título: Design sustentável e premiado

Professor da FAU Mackenzie conquista prêmio internacional com projeto no conceito de economia circular.

Fotos: Divulgação

A sustentabilidade é um compromisso cada vez mais presente nas políticas de gestão das empresas nos últimos anos. No setor industrial, muitas delas entenderam que um caminho principal para atingir esse objetivo está na forma de como embalam seus produtos. Foi com esse objetivo que a Braskem criou o Cazoolo, um Centro de Desenvolvimento de Embalagens para Economia Circular do Brasil, dedicado à pesquisa voltada para essa área.

Desenvolvido pelo professor Carlos Marcelo Campos Teixeira, do curso de Design, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o inovador projeto conquistou o prêmio Design for a Better World Award 2022. O Cazoolo é resultado de um processo colaborativo entre o Studio Marcelo Teixeira e a agência internacional de design CBA-B+G. A elaboração do projeto contou ainda com a participação de duas alunas da FAU, estagiárias no Studio, Luciana Ortega e Stephanie Joy, além dos arquitetos da CBA-B+G Lygia Magalhães e Marcelo Shibata, que coordenaram o projeto.

“Ficamos felizes em assinar mais esse ambiente de sucesso, que reflete valores muito à frente do tempo e que, mais uma vez, chancela a senioridade e o reconhecimento internacional de nosso processo de projeto, o qual há mais de 30 anos vem auxiliando uma série de empresas no Brasil e no exterior a ocupar um posicionamento de excelência em seus segmentos”, comentou o professor Marcelo Teixeira.

O Centro

A proposta do Cazoolo é promover melhorias em toda a jornada de embalagens, desde sua concepção até o pós-consumo, para acelerar o desenvolvimento e ajudar as empresas a alcançar as metas dos compromissos de embalagens assumidos para os próximos anos. “Cada detalhe fora desenvolvido cuidadosamente com base no grande mote do século XXI, a cultura da colaboração, e o mais interessante é que esse supercentro criativo, que vai revolucionar o desenvolvimento de embalagens daqui para a frente, nasce duplamente validado, pois sua operação, que será oferecer serviços orquestrados pelos princípios e valores do Design como Estratégia, é a mesma utilizada durante o processo de concepção do ambiente”, explica o professor Teixeira.

A premiação

O Design for a Better World Award (DFBW) é uma iniciativa do Centro Brasil Design (CBD), que tem por objetivo identificar, reunir, premiar e divulgar ideias transformadoras e soluções de impacto positivo. Nesse escopo, de acordo com os organizadores da premiação, estão produtos, projetos, serviços e experiências que levem em consideração a construção de um mundo melhor, com mais qualidade de vida para as pessoas e o ambiente em que vivemos. São consideradas soluções economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas, que valorizem a cadeia do design e a economia circular.

Inspirar, informar e conectar as partes interessadas em realizar esses projetos é um dos propósitos do CBD, hub que, desde 2018, é signatário da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa das Nações Unidas (ONU), que tem como foco projetos em Água, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, assim como ações anticorrupção e voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Para o professor da FAU-Mackenzie, a premiação com a participação ativa de mackenzistas evidencia a qualidade dos cursos da UPM em formar profissionais de excelência, habilitados para atuar em um mercado muito exigente. “Isso se dá pelo altíssimo nível do corpo docente, composto de renomados profissionais, com vasta atuação e experiência aplicada, comprovada no Brasil e no exterior”, finalizou Teixeira.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página