Docentes da UPM foram recebidos no início do ano letivo com três dias de palestras, atividades, debates e convidados internacionais; evento foi transmitido pela internet.
Fotos: NTAI/Mackenzie
Os professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) deram o start no ano letivo de 2023 de modo especial. O VI Fórum de Aprendizagem Transformadora, evento de boas-vindas aos docentes mackenzistas dos campi de Higienópolis e Campinas, aconteceu nos dias 23, 24 e 26 de janeiro. Realizado no Auditório Ruy Barbosa, em São Paulo, o evento foi transmitido pela internet para os professores da UPM no interior paulista. O tema dessa edição foi Inovação no Ensino Superior e suas Práticas Exitosas, abordado ao longo dos três dias de encontro em palestras, debates e desafios.
Trabalho coletivo
A temática na inovação foi dividida em três eixos: competências, digital e sociedade. Na conferência de abertura, o tema foi o vetor competências, com palestras comandadas por Fernando Reimers, professor da Universidade de Harvard (Estados Unidos), e Alessandra Romero, da Universidade de Siena (Itália).
Na abertura institucional, a pró-reitora de graduação da UPM, Janette Brunstein, lembrou que o tópico da inovação nunca pode sair da pauta da Universidade. “Inovação não é algo que podemos dizer ‘já somos inovadores, não precisamos nos preocupar’. Temos de nos preocupar porque o mundo está cheio de questões e nós vamos ajudar os alunos a enfrentá-las”, afirmou. Ela também lembrou que esta é uma tarefa coletiva. Em razão dos desafios apresentados pela educação em um mundo de mudanças rápidas, as soluções também devem ser velozes e, portanto, trazidas ao mundo de forma conjunta. “A inovação é uma tarefa coletiva. Embora dependa da ação de cada um dos professores na sala de aula, a discussão precisa ser coletiva”, apontou.
O chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Granjeiro, recordou que as professoras e os professores mackenzistas são a alma da Instituição e refletiu sobre a virtude da humildade. “Ao lado da gratidão, a humildade estabelece um bom ponto de início para a pessoa se tornar alguém virtuoso, e a virtude é algo bom para a alma de quem cultiva, mas é muito melhor para aqueles que lhe rodeiam”, pontuou.
Marco Tullio de Castro Vasconcelos, reitor da UPM, participou de maneira remota. Em sua fala, ele reforçou que o Fórum de Aprendizagem Transformadora é resultado de um trabalho consistente e colaborativo. Ele também fez votos para um bom ano letivo. “Que vocês tenham um ano muito feliz aqui na Universidade Presbiteriana Mackenzie, que seja um ano de muita colheita”, desejou o reitor, que também agradeceu os presentes pelo trabalho realizado em 2022.
Também estiveram presentes o diretor de Relações Institucionais do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Walter Ribeiro, representando o presidente do IPM, Milton Flávio Moura; e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida.
Vetor digital
O segundo dia de fórum teve como foco o vetor digital da inovação. Os palestrantes convidados foram Norm Vaughan, da Universidade Mount Royal (Canadá), e a professora Debbie Holley, da Universidade de Bournemouth (Reino Unido). Foram trabalhadas temáticas do uso da tecnologia na sala de aula como forma de inovação, limites e potencialidades, inteligência artificial, educação híbrida e blended learning.
Após as palestras, dois projetos de inovação realizados na UPM foram apresentados aos docentes. O professor Ivo Pons, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), representou o grupo de docentes responsáveis pelo projeto Exposição de Ações Inovadoras Desenvolvidas no Contexto Curricular e Co-curricular, voltado para transdisciplinaridade, extensão e sustentabilidade. Já o projeto Cidades Inteligentes, da Escola de Engenharia (EE), foi apresentado pelos professores Renato Meneghetti e Magda Duro, que divulgaram o trabalho em três etapas de estruturação — ideação, desenvolvimento e implantação — e destacaram que um dos principais pontos do projeto é que ele se retroalimenta com base nas necessidades observadas em outros projetos em execução.
Após o intervalo para o almoço, os professores da UPM voltaram para o Hackaton Education. As equipes foram formadas por professores de diferentes unidades acadêmicas, que escolheram o desafio com maior interesse. Os temas disponíveis eram inovação no emprego da tecnologia, inovação nas práticas de inclusão e acolhimento, inter/multi/transdisciplinaridade, currículo formativo, avaliação da aprendizagem, prática docente/metodologia de ensino, perfil formativo dos egressos, práticas de pesquisa, práticas de estágio e creditação/curricularização da extensão. Todas as propostas elaboradas pelos professores no desafio Hackathon serão objeto de posterior desenvolvimento na UPM.
Vetor sociedade
Após a pausa do feriado do aniversário da cidade de São Paulo, no dia 25, os trabalhos foram retomados com um painel de discussão com foco no vetor sociedade da inovação. O evento debateu a inovação via creditação da extensão. A conversa foi moderada pelo reitor da UPM. Participaram como painelistas: o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida; Yoná da Silva Dalonso, presidente do ForExt Brasil; e, de maneira remota, o professor Fernando Reimers, da Universidade de Harvard.
A premiação do Hackathon Education aconteceu na parte da tarde, junto ao momento musical Candlelight Clássicos do Rock, que marcou o encerramento do VI Fórum.