Vinheta: Reconhecimento
Título: Conquistas mackenzistas, do Ensino Básico ao Superior
Título: Conquistas mackenzistas, do Ensino Básico ao Superior

Educação, pesquisa e esportes do Mackenzie conquistam reconhecimento em âmbitos nacional e internacional.

O Brasil e o mundo estão de olho nos talentos do ensino, da pesquisa e do esporte do Mackenzie. Nas últimas semanas, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) tiveram significativas conquistas, entre elas prêmios e outras formas de reconhecimento de sua qualidade.

Em fins de setembro, o ranking QS Latin America University, que avaliou 428 Instituições de Ensino Superior (IES) em toda a América Latina, colocou a UPM entre as cinco melhores universidades privadas brasileiras. No apanhado geral, a UPM saiu do 170º lugar e alcançou a 132ª posição na avaliação, subindo 38 posições. “Esse resultado é a tradução da dedicação, do esforço e do foco que vem sendo feito pela nossa equipe há muito tempo na Universidade”, comenta o reitor da UPM, Marco Tullio Vasconcelos.

A pesquisa avalia cinco indicadores de qualidade universitária: impacto e produtividade da pesquisa, compromisso docente, empregabilidade dos egressos, impacto social e internacionalização. Segundo o reitor, o bom desempenho da UPM no ranking reside na articulação entre todos esses fatores. “Creio que esse resultado vem do nosso destaque em pesquisa de qualidade e internacionalização. Seja permitindo que nossos professores possam participar de congressos em outros países, seja recebendo aqui também profissionais e alunos de instituições do mundo afora. É um conjunto de esforços, unidos principalmente pela seleção de docentes extremamente competentes”, completa.

As pesquisas realizadas no Mackenzie são, de fato, um capítulo à parte, e como tal têm os próprios marcos. Um dos mais recentes foi a publicação, com destaque na capa, de um artigo na revista científica estadunidense Journal of Mass Spectrometry. O artigo dos professores de Química da UPM, Thiago Canevari e Marcos Eberlin, escrito com alunos da pós-graduação, propõe uma nova estratégia didática para o ensino dos mecanismos de dissociação em espectrometria de massas. A proposta de ensino transforma estruturas moleculares em figuras como os “nanokids”, “nanoadão”, “nanochefe” e “nanoatleta”, semelhantes aos humanos. A equipe de pesquisadores que assina o artigo está integrada ao Programa de Engenharia, Nanomateriais e Nanotecnologia e elaborou este estudo com James Tour, da Rice University, no Texas (EUA), referência internacional da área.

A área de Arquitetura e Urbanismo, na qual o Mackenzie é sinônimo de pioneirismo, também não para de alcançar novos reconhecimentos. Em 16 de setembro, alunos do curso da UPM, do campus Higienópolis, foram destaque na entrega do Prêmio Projetando o Futuro CAU/SP 2022 Boas Práticas: Trabalhos de Conclusão (TCC) de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Foram premiadas cinco categorias, com a indicação de onze mackenzistas com menção honrosa e cinco destaques. Por conta da vasta lista de premiados, a UPM também foi agraciada com a Menção Honrosa pelo Conjunto da Obra. A diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Angélica Alvim, afirma que a conquista é coletiva, além de destacar o significado social dos projetos premiados pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo. “Parabenizamos nossos coordenadores, Lucas Fehr e Viviane Rubio, os professores envolvidos e, principalmente, nossos egressos pela excelência dos trabalhos desenvolvidos e pelo comprometimento em pensar futuros mais justos e possíveis para a cidade e sociedade”, diz.

br.freepik.com

Os professores e estudantes de Comunicação Social também estão comemorando seu desempenho em pesquisa. O Centro de Comunicação e Letras (CCL), do campusHigienópolis, levou três prêmios na edição 20022 do Expocom Nacional, premiação de trabalhos acadêmicos da área. As conquistas foram anunciadas em cerimônia realizada na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, no dia 9 de setembro. Foram premiados três projetos dos estudantes de Jornalismo da UPM, nos formatos de livro-reportagem, extensão e blog. Denise Paiero, professora orientadora dos projetos, coloca a conquista em perspectiva: “Vencer o Expocom Nacional é muito difícil. Os trabalhos realmente precisam ser excelentes, pois a concorrência é enorme”. Por isso, levar três prêmios de uma vez só é muito recompensador. “São categorias diversas, e isso nos mostra que estamos no caminho certo na formação de nossos alunos. Estamos muito honrados e felizes por essa conquista”, completa.

Ensino Básico e esporte

A excelência do Mackenzie no Ensino Superior e na pesquisa não é um ponto isolado. O mesmo esforço e busca por conquistas marca o Ensino Básico mackenzista e a prática de esportes, na qual o Mackenzie é destaque desde o início do século passado.

Uma das conquistas recentes da Educação Básica vem de Palmas (TO), onde alunos do Ensino Médio do CPM conquistaram vagas em universidades estaduais e federais. Trata-se da primeira turma formada pelo Mackenzie na capital tocantinense, iniciada em 2020, primeiro ano da pandemia. Mesmo nos períodos de distanciamento social, os estudantes passaram três anos se preparando acadêmica e humanisticamente, com ênfase na cosmovisão cristã reformada, para entrar no Ensino Superior. A professora Tatiane Veloso conta que os alunos da atual 3ª série participaram do “Mack Vocare”, iniciativa pertencente ao conteúdo curricular que leciona a disciplina Projeto de Vida. O Colégio consultou os alunos sobre as áreas que pretendiam seguir e levou à sala de aula especialistas das profissões mais populares. “Dessa forma, o CPM Palmas promove um momento de troca de experiências sobre as profissões, abordando os pontos positivos, negativos e dúvidas”, destaca. A abordagem do Projeto de Vida se dá em perspectiva cristã, entendendo o trabalho como uma vocação de Deus dada a todos, para que possamos servir a sociedade e fazer a diferença por meio da profissão escolhida.

A preparação para o vestibular, por sua vez, também recebe destaque. O Colégio trabalha com questões de vestibulares anteriores, listas de exercícios semanais, simulados da Evolucional e programa de preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), o “MackENEM”. Os alunos também são continuamente incentivados a acompanhar noticiários, documentários e podcasts. Até o momento, os egressos do Ensino Médio do CPM Palmas foram aprovados na Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) nos cursos de Direito, Agronomia, Filosofia, Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema. E também em uma universidade privada para o curso de Psicologia.

Já o destaque no esporte esteve na XLVII edição do Mac-Nav, competição esportiva realizada entre a UPM e a Escola Naval do Rio de Janeiro desde 1946. A UPM saiu vitoriosa nas modalidades de basquete, natação, polo aquático, voleibol e xadrez, enquanto a Escola Naval levou a melhor no atletismo e no judô. A vitória em cada modalidade valia um ponto, e a vitória geral ficou com o time mackenzista. A disputa aconteceu entre 29 de setembro e 1º de outubro, com abertura no campus Higienópolis. “Já tivemos muitos atletas que disputaram olimpíadas e outras competições importantes. Então, o esporte está atrelado à nossa essência, à nossa identidade mackenzista”, destacou durante a cerimônia o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos.

O capitão de Mar e Guerra Marcel Parreiras de Bragança esteve presente, representando o comandante da Escola Naval. Ele ressaltou a proximidade e a amizade entre as duas instituições. “Amizade esta que enriquecerá a cultura, ampliará os horizontes e gerará frutos a ambas as delegações”. O capitão também lembrou que esta foi a primeira edição da competição realizada após a pandemia de covid-19.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página