Vinheta: Ferramenta

br.freepik.com

Título: Ficou mais fácil aprender e ensinar

Canvas é o novo ambiente virtual de aprendizagem do Mackenzie.

A partir de março de 2020, quando a pandemia de covid-19 teve início, as salas de aula das instituições de ensino de todo o país começaram a se esvaziar. Em pouco tempo, aprender deixou de ser uma atividade presencial e se tornou exclusivamente on-line. Essa realidade, imposta para garantir a segurança dos alunos e professores, deu novo impulso ao crescimento do Ensino a Distância (EaD).

Um levantamento da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) com instituições de ensino de todo o país, de diferentes níveis educacionais, revelou que, em doze meses (de janeiro a dezembro de 2020), o volume total de matrículas em cursos EaD aumentou em até 50% para 23% dos entrevistados; para outros 11%, a expansão foi acima de 50% chegando até 100%. Antes da pandemia, o setor já apresentava avanços expressivos: de 2009 a 2019, o acesso a cursos a distância aumentou 378,9%, enquanto os presenciais cresceram 17,8%, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Diante do desafio de suprir essa demanda com ferramentas cada vez melhores, o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) adotou o Canvas como novo ambiente virtual de aprendizagem, a partir de outubro deste ano, com previsão de implementação completa no segundo semestre de 2023. “Após extensa pesquisa de mercado, dentro e fora do Brasil, entendemos que o Canvas atendia e até superava as necessidades”, conta o diretor de Estratégia e Negócios (DIREN) do IPM, André Ricardo de Almeida Ribeiro.

br.freepik.com

A plataforma anteriormente utilizada era o Moodle, criado em 2001 e difundido em mais de 233 países. O Canvas é mais recente e tem se mostrado igualmente uma ótima opção, utilizado pelas universidades estadunidenses de Harvard e de Stanford, por exemplo. Os dois são excelentes sistemas de gestão de aprendizagem: o Canvas é uma solução pronta para educadores, enquanto o Moodle requer hospedagem e personalização. “É uma melhoria para os alunos, professores e colaboradores. A interface é mais amigável, há facilidade no uso de toda a plataforma, e ela é muito mais interativa. Isso vai facilitar o uso da ferramenta”, acrescenta o diretor.

Com o Canvas, tudo é feito de maneira fácil e pessoas com pouco conhecimento tecnológico têm condições de utilizá-lo. Toda a configuração e administração das salas e dos cursos é feita na mesma tela, não é necessário trocar de ambiente. O estudante tem a possibilidade de enviar atividades, vídeos e áudios e realizar provas. Outro ponto que serve como diferencial é a opção para receber avisos por SMS, e-mail ou Twitter.

O Canvas conta com aplicativo, biblioteca de mídia personalizada, integração com outras mídias e plataformas, possibilidade para criação de vídeos interativos, rastreabilidade de audiência, relatórios e avaliações e gamificação. Este último recurso, voltado à educação, é muito interessante, uma vez que permite desenvolver competências socioemocionais que fazem muita diferença no aprendizado. “De fato, é outro patamar. Os alunos vão perceber a diferença, assim como os colaboradores administrativos e os professores”, conclui Ribeiro.

Busca pela vanguarda

O novo ambiente virtual de aprendizagem do Mackenzie foi lançado em 28 de setembro em uma cerimônia no MackGraphe, campus Higienópolis, da qual participaram várias autoridades da Instituição e convidados. “A plataforma tem várias vantagens para o usuário no cotidiano — utilizando comunicação clara, aprendizagem móvel e acessibilidade total, tudo em um só lugar. Além disso, pode ajudar a conectar os estudantes às oportunidades de carreira”, assinala Marcelo Campos, diretor regional do Canvas.

Lidar com mudanças é sempre um desafio, conforme lembrou o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, mas elas são necessárias e demonstram o empenho da Instituição em estar sempre na vanguarda. “Buscamos o que há de melhor no mercado para oferecer aos nossos alunos um ambiente virtual, seguro e amigável à experiência do usuário. Além disso, os professores terão mais ferramentas para aperfeiçoar o que já fazem tão bem”, diz o reitor.

br.freepik.com

Ricardo Fukuda, da Gerência de Tecnologia e Inovação (GERTI) do IPM, pontua que a iniciativa faz parte da função estratégica de TI, buscando as melhores soluções tecnológicas “não só do ponto de vista de recursos mas também da adequação às nossas necessidades”. Já a professora e coordenadora do Centro de Educação a Distância (CEDaD) da UPM, Miriam Rodrigues, agradeceu o apoio da Universidade e do IPM ao longo de todo o processo, explicando que a busca pela nova plataforma visa proporcionar uma experiência educacional cada vez mais significativa.

Para o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, a nova ferramenta auxilia a Instituição diante do desafio imposto pelo mundo globalizado, alcançar pessoas além dos limites físicos e geográficos da Universidade. “Não há como ser globalizado sem tecnologia. Aqui nós fazemos o resgate da tecnologia para as boas políticas institucionais”, enfatiza.

Também estiveram no evento: o capelão universitário, reverendo Gildásio Jesus Barbosa dos Reis; o pró-reitor de Controle Acadêmico, Wallace Tesch Sabaini; a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Luiz Carlos Lemos Júnior; e o coordenador de Educação Continuada, Fábio Ferreira Durço, que representou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página