Com o objetivo de incentivar o pensamento crítico por meio da construção de uma consciência geopolítica, aconteceu, de 23 a 25 de junho, no CPMB, o InMack 2022, programa que simula as conferências da Organização das Nações Unidas (ONU) e traz a debate temas atuais e importantes para a compreensão das problemáticas que envolvem as relações entre os países num âmbito global.
O projeto, voltado para os estudantes do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental, já é tradicional na programação da Instituição. Na edição deste ano, as discussões se concentraram em dois principais assuntos: a guerra entre Rússia e Ucrânia e a imigração decorrente de conflitos, miséria ou regimes autoritários que acontecem de forma perene em alguns países. Sob a tutela dos professores Allyson Oliveira e Isaac Marra, das disciplinas de Geografia e História, respectivamente, as apresentações foram moderadas por jovens já formados e que participaram anteriormente do projeto durante sua jornada no Colégio.
Nos dias 4 a 11 de junho, o CPMB realizou a Simulação Interna INMACK2022, uma preparação para a Simulação das Nações Unidas para Secundaristas (SiNUS) da Universidade de Brasília (UNB). Participaram do treinamento alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. O evento promoveu a familiaridade com temas importantes para a sociedade e para o conhecimento de caminhos acadêmicos pelos quais o estudante pode percorrer na vida universitária. O objetivo principal, além de instruir os jovens para atividades da ONU em universidades de renome internacional, é proporcionar aos estudantes um contato direto com assuntos que permeiam as provas de vestibular e, oportunamente, fornecer maior compreensão sobre a construção de uma sociedade melhor. Foram exercitadas nas oficinas as capacidades de escrita, negociação, oratória, relacionamento interpessoal e a utilização da linguagem formal.
O CPM São Paulo realizou, em 11 de junho, o MackTech, evento que serviu para alunos e pais terem a oportunidade de imersão na cultura de inovação da unidade mackenzista. O objetivo foi propiciar experiências de aprendizagem para os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, por meio de uma breve imersão em atividades hands on (mão na massa), Cultura Maker e STEAM. Os pais dos alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura de inovação promovida e incentivada pelo CPM São Paulo.
Além da apresentação para os pais, os alunos puderam participar de oficinas relacionadas aos projetos do currículo de Tecnologia Educacional nas trilhas de Criatividade e Inovação (Educação Infantil) e STEAM Kids (1º ao 5º ano).
Professores dos cursos da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) também estiveram presentes no evento, apresentando alguns dos projetos desenvolvidos para os alunos do CPM. Os docentes e os alunos da UPM aproveitaram a oportunidade para realizar algumas atividades práticas para os pais dos estudantes do CPM.
No início de junho ocorreram as MackEleições, projeto de simulação de uma eleição idealizado por Ricardo Peres, professor de História do CPM São Paulo, que procura iniciar uma experiência política dos alunos do 9º ano como cidadãos que buscam o bem comum, utilizando o grêmio estudantil como laboratório no Ensino Fundamental II. Houve até a formação dos partidos políticos e os candidatos foram eleitos por meio das urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral – São Paulo (TRE/SP), em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP).
Comportando todas as etapas de uma eleição real durante todo o processo, os candidatos ainda visitaram o TRE/SP, onde conheceram o presidente do Tribunal, des. Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia. “A ideia do projeto é tornar os jovens mais conscientes para a escolha de seus candidatos, preparando-os para analisarem propostas e discernirem o que é melhor para a sociedade”, destaca o professor Peres.
No pleito eleitoral de 2022, com cerca de 860 votantes, os eleitos foram: Murilo Silva, do 9º B, para presidente (“Partido Mó Paz”), e Breno Santiago, do 9º I, para vice (“Partido Tamo Junto”). Eles foram diplomados pelo juiz corregedor do TRE/SP em cerimônia no Auditório Ruy Barbosa, em 20 de junho, com a presença das autoridades do Mackenzie, do TRE/SP e da EJEP, da família dos eleitos, além de todos os alunos do Ensino Fundamental II do CPM.
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Nos dias 22 e 23 de junho, a Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (DENPI) e a Superintendência de Educação Técnica e Básica (SUPEB) reuniram-se com os diretores de unidades, assessores pedagógicos e coordenadores do Ensino Médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) para discutir sobre o currículo do Novo Ensino Médio e sobre as mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), publicadas em maio e previstas para serem implantadas em 2024.
“Sempre que há mudanças propostas no cenário educacional brasileiro, há de se considerar possibilidades para inovação”, declara o diretor da DENPI do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), dr. Carlos Bufon. De acordo com a superintendente de SUPEB do IPM, professora Márcia Braz, as novidades promoverão melhor avaliação dos itinerários formativos, implementados com o Novo Ensino Médio. “Não podemos tomar qualquer decisão sem considerar as interdependências entre o currículo e avaliação”, pontua ela.
“O Mackenzie sempre foi pioneiro na área educacional, e continuamos com essa visão”, complementa a professora Sueli Almeida, consultora de Gestão Escolar. “É possível enxergar várias perspectivas em uma mesma situação. Tudo importa, até mesmo os termos menores, pois estarão presentes no mundo real também. A multiplicidade de ideias é ótima, pois todas elas precisarão ser analisadas em algum momento”, disse o diretor do CPM Brasília, Alexandre de Almeida.
Ensinar a lidar com situações de emergência é um dos objetivos dos professores Júlio César Gualano e Thiago Bahé, que coordenam, no CPMB, treinamentos para alunos nessa área. Voltada aos estudantes da 2ª série do Ensino Médio, a atividade foi realizada de 7 a 10 de junho e contou com o auxílio das equipes de brigadistas da Instituição. Eles aprendem métodos de como agir em momentos de pânico e as maneiras para evacuar o prédio. A trilha de aprendizagem é organizada como um aprofundamento dos conteúdos das disciplinas de Física e Geografia no contexto dos fenômenos naturais. A aula contou com a apresentação dos efeitos de eventos que ocorrem na realidade brasileira, como enchentes, ciclones, chuvas, incêndios, bem como outros fenômenos que acontecem em outros países, como terremotos, erupções vulcânicas etc. Para completar, em agosto os estudantes serão levados para uma visita ao Observatório Sismológico da UnB.