Entre as comemorações dos 70 anos da UPM, podemos destacar dois eventos: os 15 anos do curso de Nutrição e as atividades pelo centenário de José Saramago
Para falar sobre todos os desafios e conquistas da UPM nesses 70 anos, uma única edição da Revista Mackenzie não seria suficiente. Assim, destacamos dois recentes eventos que também foram celebrados nesse período e que estão relacionados à comemoração por sua relevância histórica.
Criado em 2005, como uma estratégia para atender à demanda por mais cursos na área da saúde, o curso de Nutrição acaba de completar 15 anos. A celebração da data coincide com a comemoração dos 70 anos da UPM, evidenciando a preocupação da Instituição em atentar para as necessidades da sociedade e oferecer alternativas que ajudarão a enfrentar questões que surgem na comunidade.
Atrelado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o curso foi fundado em um momento que demandava mais atenção à forma como o brasileiro se alimentava, diante do crescente número de casos de obesidade e outras mudanças na agenda da saúde do país. “Celebrar 15 anos de Nutrição tem um sentimento de gratidão pelo reconhecimento de um trabalho coletivo com muita dedicação e determinação de professores, funcionários, diretores e coordenadores ao longo destes anos”, comemora a coordenadora do curso, Juliana Morimoto, uma das primeiras professoras a integrar o corpo docente.
A formação do nutricionista da UPM responde a uma grande demanda das áreas de alimentação coletiva, nutrição clínica, indústrias de alimentos, nutrição esportiva e saúde pública, entre outras áreas menores, que buscam profissionais altamente qualificados para atividades de gestão de unidades produtoras de refeições, atenção dietética em hospitais, consultórios, clínicas, academias, clubes esportivos e grupos populacionais específicos, além de controle de qualidade, marketing de produtos alimentícios e desenvolvimento de novos alimentos, com elevada capacidade gerencial, de liderança e trabalho em equipe, além de uma atitude proativa e ética.
Centenário de Saramago
Outro evento importante coincidiu com a comemoração dos 70 anos da UPM: a aula magna do primeiro semestre de 2022, organizada pela coordenadora da Pós-Graduação em Letras, Regina Helena Brito, por ocasião do centenário de José Saramago. O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, celebrou o evento, lembrando que a obra do escritor nos leva a diversas reflexões sobre o cuidado com o próximo. “Vivemos um tempo que nos aflige, com guerra e fim de pandemia. O mundo precisa de um pouco mais de paciência e cuidado uns com os outros, no exercício do amor puro e genuíno”, disse.
O encontro contou com a presença da filha do vencedor do Prêmio Nobel, Violante Saramago. No discurso de abertura, ela agradeceu a oportunidade de estar à frente do evento como presidente de honra, explicando que ao longo do ano serão realizadas diversas atividades voltadas para públicos distintos, sempre buscando entender as perguntas deixadas pelo escritor português em sua obra. “Tudo no mundo está dando respostas, o que demora é o tempo das perguntas”, disse ela, citando a frase do livro Memórias do convento. “A gente não fala ‘sobre’, a gente fala ‘com’ o Saramago. A escrita dele sempre me fazia ouvir a voz dele”, disse a filha do escritor.
O reitor aproveitou a oportunidade para anunciar que a UPM pretende criar um projeto para aproximar o programa de Pós-Graduação de países lusófonos, principalmente Portugal, Moçambique e Timor Leste. “Se é para contribuir para o crescimento do país e fortalecer sua identidade e sua cultura, nós vamos fazer. Já estamos com a missão para protocolar esse projeto junto à Capes”, declarou o reitor.
Dois outros importantes acontecimentos devem ser mencionados como parte da celebração dos 70 anos da UPM. Em 19 de abril, foi oficialmente inaugurado, no campus Higienópolis, o escritório da EducationUSA, departamento de Estado dos Estados Unidos, parceiro da Instituição, que auxilia estudantes e professores a realizar o sonho de fazer um intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos. O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, relembrou a longa relação da história do Mackenzie com os Estados Unidos. Em 23 de março, o Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM) recebeu a visita dos alunos da Escola de Engenharia para apresentar o recém-construído telescópio solar para faixas infravermelhas, chamado HATS, pioneiro no mundo em pesquisa para atividade solar nesse espectro.
HATS, o novo telescópio solar para faixas infravermelhas
NTAI/Mackenzie