br.freepik.com
Universidade e áreas de Letras e Direito foram destaque em premiações
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) comemora 70 anos de excelência acadêmica. Por isso, as premiações recebidas ao longo de 2022 tiveram e terão um sabor especial. Entre as láureas recebidas até o momento, algumas se destacam.
A Medalha 21 de março e o diretor da EE, Marcos Massi
NTAI/Mackenzie
Em março, Escola de Engenharia (EE) foi premiada com a Medalha 21 de Março, concedida pela prefeitura de Francisco Morato (SP), que homenageia instituições e personalidades de relevância que tenham uma boa conduta, beneméritos ou notório saber e que tenham alcançado fatos de relevância para a cidade. A EE foi premiada pelo projeto “Cidades inteligentes”. O diretor da unidade, Marcos Massi, recebeu a honraria durante a comemoração do aniversário de 57 anos da cidade.
No início de maio, a Universidade foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo como a universidade privada mais admirada pelos paulistanos no levantamento “O melhor de São Paulo Marcas & Serviços 2022”. Realizada pela Folha de S.Paulo e coordenada pelo Instituto Datafolha, a pesquisa revela os melhores serviços e marcas da cidade de São Paulo na percepção dos habitantes da cidade. O estudo dispõe de 40 categorias e tem como público-alvo consumidores das classes A e B. A UPM foi ganhadora na categoria universidade privada, com 18% das menções.
A graduação em Direito dos campi Higienópolis e Campinas também foi reconhecida. Em março, os cursos receberam o selo de qualidade OAB Recomenda na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília (DF). O diretor da Faculdade de Direito (FDir), Gianpaolo Poggio Smanio, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG), Felipe Chiarello, estiveram presentes na cerimônia.
Smanio explica que o selo OAB Recomenda é um certificado nacional da Ordem dos Advogados que atesta a excelência do ensino jurídico praticado na UPM. “São critérios rigorosos de aferição da qualificação técnica necessária ao exercício da advocacia que norteiam a concessão do referido certificado, que visa à proteção da sociedade”, expõe. O certificado possui validade de três anos, e, até hoje, o Mackenzie recebeu o selo em todas as sete edições do prêmio.
Da esq. para dir.: professor Felipe Chiarello, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos, reitor da UPM; professora Maria Helena Moura Neves, vencedora do prêmio; professor Rafael Fonseca Santos, diretor do CCL; e professora Diana Luz Pessoa de Barros, professora do CCL
NTAI/Mackenzie
O Mackenzie também foi representado no Prêmio Ester Sabino, entregue em fevereiro pelo governo do Estado de São Paulo. A professora Maria Helena Moura Neves, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Centro de Comunicação e Letras (CCL), foi a vencedora do prêmio na categoria Pesquisadora Sênior, com 52,6% dos votos. A cerimônia aconteceu em 11 de fevereiro, data em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. O prêmio é conferido a mulheres cientistas que contribuem para o desenvolvimento científico no estado.