Engajamento nas redes

Com um trabalho estratégico de comunicação, o Mackenzie se destaca nas redes sociais.

Fotos: NTAI/Mackenzie

Não é novidade o fato de que as redes sociais são fundamentais para a divulgação de produtos e serviços. O que muita gente desconhece é a estratégia de comunicação que existe por trás de um simples post no Instagram ou de uma publicação no LinkedIn. A Superintendência de Marketing do Mackenzie conta com uma equipe especializada em mídias sociais, que produz conteúdo focado nos objetivos institucionais, o que vem gerando um excelente posicionamento nas redes. Os resultados alcançados revelam o sucesso desse trabalho.

De acordo com a plataforma Zeeng Social Media, um serviço on-line de marketing que analisa resultados de mídias sociais nos mais diferentes segmentos, o perfil da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) ocupa o primeiro lugar entre as dez instituições de educação superior privada com o maior engajamento orgânico no Instagram em 2024. Enquanto a média geral ficou em 844 curtidas por post, nosso perfil saiu na frente com 1,3 mil curtidas por post, o que mostra o forte engajamento.

A análise foi feita no período de janeiro a março de 2024, quando foram analisadas 827 instituições do setor privado. Nesse levantamento, apenas curtidas e comentários são contabilizados nas publicações; além disso, cabe destacar que foram consideradas as publicações no feed das marcas nos formatos Imagem, Carrossel ou Reels. E mais importante: somente o engajamento orgânico das publicações do feed é contabilizado.

De acordo com o coordenador de Relacionamento da SUCOM, Diego Candido, nesse trabalho estratégico sobressai o Instagram, onde são trabalhadas as seguintes linhas editoriais: Mack & carreira, em que antigos alunos contam suas experiências no mercado de trabalho; Tem no Mack, que mostra os espaços e serviços oferecidos aos alunos e à comunidade mackenzista; Um dia de aula comigo, com alunos mostrando suas rotinas de estudos; Mack News, que faz a divulgação de notícias relacionadas ao Mackenzie; Mack pergunta, em que o time de redes entrevista os alunos pelo campus; Medalhas, que é a editoria que apresenta os atletas patrocinados pelo Mackenzie e suas conquistas; e TBT, com imagens e fatos do passado mackenzista. “Nosso foco é colocar o aluno em evidência, mostrando a rotina do campus e dos estudantes como forma de atração e captação de novos alunos”, afirma Diego.

Diego Candido, coordenador de Relacionamento da Superintendência de Marketing do Mackenzie.

O investimento que vem sendo dedicado a esse trabalho é revelado por meio do grande crescimento de divulgações feitas nas mídias sociais.

No Instagram, em 2022, eram 89.788 seguidores; atualmente, são 114.000. Aumentou também o número de posts de 53, em 2022, para 129, em 2023. Isso impactou no engajamento, que subiu de 71.925 para 162.794 curtidas.

Números do perfil @Mackenzie1870

2022 2023
Postagens 435 1.798
Interações 119.561 345.000
Impressões 3.040.000 10.900.000
Visualizações de vídeos 966.000 3.160.000

Nas demais redes, em 2023, o Mackenzie somava 58 posts no Tiktok, com 960 compartilhamentos, 270 comentários, 29 mil reações. No LinkedIn, em 2023, foram 160 posts, com 93 mil interações, 2.700 comentários, 254 mil vídeo views e 226 mil engajamentos.

Livia Albuquerque, especialista em redes sociais.

É claro que existem desafios a serem vencidos, porque a comunicação nas redes é dinâmica e muito sensível a tendências. A especialista em redes sociais, Livia Albuquerque, aponta algumas estratégias que já vem sendo adotadas neste ano. A primeira delas, claro, é ampliar o volume de postagens, refletindo assim na melhora do engajamento. “Também estamos trabalhando na padronização de conteúdos, trazendo mais criatividade e buscando ampliar a visibilidade dos demais produtos Mackenzie, a exemplo da plataforma MackPlay”, resume Livia.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página