Tiago Hessel Tormen, diretor-geral do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie
Foto: NTAI/Mackenzie
Educar e cuidar. Dois verbos que representam a missão do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) em seus mais de 150 anos de história, formando seres humanos, criados à imagem de Deus, para o exercício pleno da cidadania, em ambiente de fé cristã reformada.
A junção desses dois verbos está manifestada no Programa de Residência Médica do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), onde nós educamos cuidando. Ao mesmo tempo que formamos profissionais de excelência, atendemos às necessidades da população, sobretudo daqueles mais vulneráveis, uma vez que 91% dos atendimentos em nosso hospital são pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Implementada no HUEM em 1975, a residência médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu destinada a médicos sob a forma de treinamento em serviço. É a joia da nossa instituição.
Nascemos com vocação para ser hospital de ensino. Há décadas carregamos essa tradição de contar com médicos preceptores de primeira grandeza para formar profissionais de ponta. Atualmente, esse legado tem sido impulsionado pela estrutura que o IPM estabelece no HUEM desde 2019.
Diversidade
Oferecemos 30 diferentes programas de residência médica, de acesso direto ou com pré-requisito — todos credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica. São abertas mais de 50 vagas por ano — o formato e o período do programa dependem da especialidade e a duração varia de 1 a 5 anos.
Hoje contamos com 164 residentes de 30 especialidades, com médicos de todas as idades, atuando em um hospital completo, com mais de 500 leitos, que atende a todas as linhas de cuidado e por onde circulam diariamente mais de 6 mil pessoas.
Nossa imensa estrutura permite a formação de profissionais versáteis, polivalentes. Na área médica, o relacionamento multidisciplinar e multiprofissional é um diferencial importante de mercado. Os números do HUEM são impressionantes. Maior prestador SUS do Paraná, ultrapassamos 2 milhões de atendimentos e procedimentos em 2023, entre cirurgias gerais, exames laboratoriais e de imagem, transplantes, atendimentos de urgência e emergência, consultas ambulatoriais, internamentos, partos, cesáreas e muitos outros serviços.
Servir e repartir
Somos uma instituição confessional presbiteriana e filantrópica. Nossos residentes e especializandos são ensinados a servir e repartir — priorizar a saúde dos pacientes e não guardar só para si os conhecimentos que adquirirem. São ensinamentos que devem ser compartilhados, usados para curar e salvar vidas. Entre as quase 30 especialidades que oferecemos aos nossos pacientes, em todas elas, os valores e princípios do Mackenzie serão sempre os pilares do ensino.
Magnitude
Nomes e exemplos são inúmeros, destaco três referências que representam a magnitude de nossos programas de residência médica. A primeira indica a modernidade dos equipamentos, a segunda demonstra a competência dos preceptores, e a terceira é o resultado dessa combinação.
No ano passado, adquirimos um dermatoscópio digital, aparelho de última geração usado para diagnosticar câncer de pele. Oportunidade fantástica para os residentes trabalharem com o que há de mais avançado. Experiência que enriquece a formação médica. Normalmente, eles só teriam essa possibilidade ao fazer um curso fora do país, específico dessa área.
Outro fator fundamental é a presença de médicos preceptores de excepcional qualidade, que aqui representamos no dr. Luís Borba, chefe da Neurocirurgia da Instituição, eleito recentemente presidente da Federação Mundial de Neurocirurgia. Sob sua supervisão, o HUEM já formou mais de 50 residentes em Neurocirurgia, de diferentes locais do Brasil e de outros países. Profissionais que estão espalhados pelo mundo e levam a formação desenvolvida aqui.
Estrutura de ponta somada à supervisão de especialistas de primeira linha resulta na formação de profissionais que fazem a diferença em suas áreas de atuação. Como a Dra. Renata Damin, médica residente em Cirurgia Plástica com atuação na ala de queimados do Hospital. Ela conquistou a maior nota do Brasil na prova para obtenção do título de especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), na qual concorreu com 240 inscritos de 80 instituições que oferecem o serviço de cirurgia plástica em todo país.
Além da residência no Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do HUEM, Dra. Renata teve toda sua trajetória acadêmica vinculada ao Mackenzie — graduação na Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), residência de Cirurgia Geral e residência de Cirurgia Plástica, ambas no HUEM.
Formaturas
Entre as maiores emoções de um gestor de hospital está o momento da formatura dos programas de residência. É uma satisfação ver o brilho nos olhos daqueles novos profissionais, preparados para espalhar a maneira Mackenzie de atuar, sempre com primazia, contribuindo com a comunidade. O orgulho dos amigos e familiares com a conquista é pessoal, mas também institucional.
A cada formatura realizada fica reforçada a vocação do HUEM, que preza pela formação de profissionais qualificados e preparados para os desafios da prática médica, alinhados aos mais altos padrões de excelência e ética.