Mackenzista se destaca nas premiações mais importantes do mundo.
Fotos: Arquivo pessoal
Há muitos anos, o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions vem consagrando o trabalhado de muitos publicitários brasileiros. Contudo, o Brasil também se destacou na mais recente edição do The Lions Talent Report, um ranking que classifica os dez melhores profissionais de CMO (Chief Marketing Officer) do mundo. Em oitava colocação na lista divulgada em setembro do ano passado está a brasileira Patricia Corsi, formada em Marketing pela UPM, atualmente Chief Marketing, Digital & Information Officer (CMO, CDO, CIO) na Bayer Consumer Health Global.
A história de Patricia no Mackenzie começou nos anos 1980, quando ingressou no Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) de São Paulo, onde concluiu seus estudos no Ensino Fundamental. Em 1992, ela foi aprovada no vestibular para cursar Propaganda e Marketing na UPM, campus Higienópolis. Ela não poupa elogios à Instituição. “Uma coisa que eu falo, com muito orgulho, é que eu amo o Mackenzie, e sou eternamente grata e tudo que eu puder fazer para apoiar essa instituição que tanto me deu, eu sempre vou fazer”, afirmou.
Mackenzista de corpo e alma, Patricia também brilhou na liga desportiva, trabalhando com voleibol e handebol, ajudando a divulgar os esportes do Mackenzie. “Eu sempre gostei do foco no esporte, ajudava muito todo mundo balancear os estudos com energia, formação de equipe e colaboração, que são coisas que no mundo dos esportes são bem importantes”, declarou.
A importância do CMO
No mundo corporativo da atualidade, o profissional CMO — que, na prática, é o diretor executivo de Marketing — é, em muitos casos, o “braço direito” dos CEOs. Em um cenário de rápidas transformações, de gigantesca evolução tecnológica, o papel do CMO é fundamental para entender e atender as novas demandas dos consumidores. Sobretudo por estarmos inseridos em contexto digital, de comunicação altamente integrada, a atuação desse profissional é estratégica para o desenvolvimento de negócios.
Essa vivência em um cenário globalizado se revela na carreira de Patricia e se destaca em sua formação. Mesmo há mais de 20 anos formada, a mackenzista apontou a importância da UPM em sua vida. “Estou fora do Brasil há 15 anos, nos mudamos para Londres, depois para Holanda, Londres de novo, México e agora há cinco anos na Suíça. Então, mesmo estando longe geograficamente, o Mackenzie está sempre dentro de mim”. Foi na Instituição que ela aprendeu a importância de buscar atualização contínua. “Durante meus estudos, eu sempre gostei muito das aulas e os professores eram muito bons, eu acho que essa educação que eu recebi me ajudou a ter muita vontade de continuar me aprimorando”, declara.
Entre as competências mais importantes para seu cargo, Patricia destaca que entender finanças é fundamental. “Não ter conhecimento de lucratividade, não entender quais são as principais alavancas de volume, de valor e de preço é uma coisa que vai lhe dar uma opção de carreira mais restrita. Seja uma pessoa de negócio que é muito boa em marketing, e não uma pessoa de marketing que não entenda de negócio”, apontou.
Gerando impacto positivo
Em 2023, Patricia se juntou com quatro brasileiras para lançar um grupo sem fins lucrativos, nomeado de “Latinas do Bem”, com o objetivo de apoiar e impactar positivamente 100 mil mulheres latino-americanas nos próximos quatro anos. Ela destaca que sua profissão traz muitas oportunidades de criar, de impactar a vida ao seu redor, mas que é preciso fazer isso com responsabilidade, porque todas as marcas e suas atitudes podem ter um impacto positivo ou negativo, tudo depende de como se faz isso.
Criando impacto positivo, o grupo fornece sessões de mentoria gratuitas, dicas, traz especialistas para fazer webinars e palestras. Tudo gratuito e tudo voltado para mulheres latinas onde ela estiver no mundo. “É muito triste ver pesquisas salariais e perceber que a mulher latina é a que menos recebe”, ressaltou.
Reconhecimento
Além do ranking Lions Talent Report, Patricia entrou para a lista “Os 10 melhores CMOs do Brasil em 2022”, escolhidos pela Forbes. “Para mim foi um grande motivo de orgulho, mas principalmente uma grande oportunidade de abrir as portas para os brasileiros que querem ter uma carreira parecida com a minha”, destacou. Vale lembrar que apenas dois representantes brasileiros estavam na lista do Lions Talent Report. Além de Patricia, merece menção a inclusão de Renata Ferraiolo, Global Chief Marketing Officer & SVP SC Johnson, na lista do Lions Talent Report. “Somos duas mulheres brasileiras na lista, as únicas brasileiras, isso é uma coisa de que eu tenho muito orgulho”, afirmou Patricia.