Recepção

Sejam bem-vindos, calouros 2024.1!

Mackenzie abre as portas do campus para receber calorosamente os novos estudantes do primeiro semestre.

Fotos: NTAI/Mackenzie

A Recepção aos Calouros de 2024.1 começou em 5 de fevereiro, dia em que os campi de Alphaville, Campinas e Higienópolis abriram as portas para receber os novos alunos de todos os cursos de graduação oferecidos pela Instituição. Como tradicionalmente acontece, foi o momento de colocar toda a equipe administrativa e acadêmica, além dos veteranos, para receber quem está chegando, apresentar as instalações e os espaços de estudos. Foram 30 programações interativas e a participação de mais de 3 mil alunos no evento que teve por objetivo proporcionar aos novos estudantes uma experiência de imersão na vida universitária, promovendo integração, acolhimento e oportunidades de conhecimento.

O coordenador de Desenvolvimento Discente, professor Enzo Bissoli, foi apresentador das atividades no auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis, e acompanhou de perto a emoção dos calouros durante os três dias de Recepção. Segundo Bissoli, o evento proporciona uma oportunidade única de conexão e fortalecimento do vínculo dos ingressantes com a Universidade, promovendo o crescimento pessoal e profissional. Ele também relata um aumento no engajamento, que subiu de 30% para 45% no formulário de satisfação.

Calouros participam de sorteios de brindes.

No campus Higienópolis, a concentração dos calouros aconteceu no auditório Ruy Barbosa, com sorteios de brindes para os calouros. Nesse primeiro dia, denominado Minha Unidade, os alunos puderam conhecer suas unidades acadêmicas e professores. Na abertura do evento, a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein, ressaltou a importância da Universidade na carreira profissional dos alunos. “Podemos oferecer a vocês um universo de experiências, pesquisa, internacionalização, empreendedorismo, hard skills, para ingressarem no mercado de trabalho e serem os melhores em suas áreas. Mas também trabalharemos experiências para o desenvolvimento de soft skills”, disse. “Essa proposta visa aumentar o protagonismo das unidades acadêmicas, ofertar experiências de contato com a Universidade e suas principais lideranças”, acrescentou Brunstein.

O segundo dia da Recepção dos Calouros 2024.1, em 6 de fevereiro, envolveu os estudantes em diversas atividades que visaram apresentar a estrutura da Universidade. O objetivo principal foi integrar os novos estudantes à vida universitária, proporcionando momentos de aprendizado, interação e diversão e contribuindo para uma experiência enriquecedora e acolhedora para todos os envolvidos. O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, destacou a preocupação em transmitir esperança e segurança, além de proporcionar uma recepção divertida e que pense no interesse do estudante.

Dinâmica com a participação do reitor Marco Tullio de Castro Vasconcelos.

Entre as atividades realizadas, sobressaiu a oportunidade de conhecer projetos de iniciação científica, que já estão disponíveis aos novos estudantes desde o primeiro semestre. Outra unidade que fez parte da programação foi o Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), onde os calouros conheceram as exposições do acervo e participaram de jogos sobre a história do Mackenzie. A parte esportiva também teve destaque. A atividade proporcionou uma dinâmica de integração por meio do basquete, conhecida como “mata-mata”, incentivando desde o início a participação na Liga Esportiva

A programação foi encerrada em 7 de fevereiro, com a apresentação do musical da Cia Nissi de Artes no auditório Ruy Barbosa, seguindo o tema “A identidade mackenzista”, em atividade conduzida pela Chancelaria, pela Reitoria, pelo Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) e pela Capelania. A peça compartilhou uma profunda mensagem, aconselhando os calouros a não perderem o que têm de mais valioso em sua essência. Como mencionado pelos personagens durante a apresentação: “pode vir o que vier nessa louca caminhada. Muita coisa vai acontecer. Coisas ruins e coisas boas. Mas não abra a mão dos teus princípios, dos teus valores”.

“Lembrem-se sempre de uma coisa: o trabalho tem boa consequência. Atrás do trabalho, vem a bênção. E se vocês têm uma vocação, trabalhem nela e esperem a bênção. Eu fiz isso, colhi o fruto do trabalho, e hoje sou presidente do Mackenzie”, refletiu o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura.

Durante o evento, o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, compartilhou alguns conselhos aos novos alunos. “Aproveitem a Universidade, vocês serão muito felizes. Aqui há empresas juniores, nas quais todos os alunos podem participar, isso permite que ganhem uma experiência grande com a área de gestão comercial, com a direção, organização. Além de muito mais, como a liga acadêmica e a área de iniciação científica”, destacou.

Atividades sobre iniciação científica.

O capelão institucional, Rickson Santos, comparou o caminho acadêmico com o espiritual. “A jornada acadêmica de vocês é uma experiência de descobertas, de desafios, de crescimento, assim como a busca pela verdadeira identidade em Deus, ela é uma jornada espiritual, a jornada universitária também molda quem nós somos”, afirmou o capelão.

O coordenador do programa Para Sempre Mackenzista, Ciro Aimbiré, reafirmou a importância da identidade confessional para todos que passam pela Instituição. “Não existe ex-mackenzista. Uma vez mackenzista, sempre mackenzista. Com a entrada de vocês aqui, todos são para sempre mackenzistas”, ressaltou.

Day Camp

Como parte da programação da Recepção aos Calouros 2024.1, no dia 8 de fevereiro também foi organizado o tradicional Day Camp, quando calouros e veteranos participam de atividades esportivas em uma competição entre as unidades acadêmicas. O evento foi pensado com base na interação entre calouros e veteranos (que retornaram às aulas nesse dia). Para garantir a animação, o campus foi tomado por brinquedos infláveis, jogos interativos e muita música. O evento foi organizado pela Chancelaria com o apoio da UPM, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Discente e de Carreiras (CDD), da Pró-Reitoria de Graduação (PRGA).

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página