Em fevereiro, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) divulgou o número total de atendimentos prestados na Instituição em 2023: nada menos que 2.179.027 atendimentos nos 12 meses do ano passado. A marca supera em 10,8% o resultado de 2022, quando foram realizados 1.965.267 atendimentos, o que representa o crescimento constante do Hospital, que pretende ano após ano ampliar a quantidade de especialidades ofertadas, mantendo elevados os níveis de qualidade.
O resultado de 2023 significa uma média de mais de 181 mil atendimentos a cada mês ou então quase 6 mil atendimentos todos os dias. Destaca-se, nesses números, a vocação do Hospital para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com 91% dos pacientes atendidos na Instituição.
Em 2023 foram realizadas mais de 27 mil cirurgias gerais, 96 mil atendimentos de urgência e emergência, 369 mil consultas ambulatoriais, quase 30 mil internamentos, 2,8 mil partos e cesáreas, além de 1,65 milhão de exames laboratoriais e de imagem.
Além dos excelentes resultados, o HUEM segue investindo em ampliações de sua estrutura, a exemplo da inauguração do novo Centro Cirúrgico Oftalmológico, o Centro de Procedimentos Ambulatoriais, voltado à endoscopia e urologia, e a finalização da Ala de Internação para Convênios. Além da revitalização da UTI 4, da implantação da segunda torre de evacuação, a pedido do Corpo de Bombeiros, e da nova área administrativa.
O HUEM foi um dos poucos centros brasileiros selecionados para abrigar um importante estudo clínico em oncologia. Investigadores e coordenadores de pesquisas de diferentes países foram convidados a participar da reunião de apresentação do estudo, realizada entre os dias 6 e 9 de fevereiro, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos.
O evento “Investigator Meeting for Americas Region” (Reunião de investigadores da região das Américas, em português) detalhou os procedimentos relacionados ao estudo, com o objetivo de garantir excelência e uniformidade na execução do trabalho que aborda avanços nos tratamentos de câncer de próstata.
O HUEM esteve representado pela colaboradora Nathalia de Medeiros, gerente do Núcleo de Ensino e Pesquisa do HUEM, e pelo Dr. Carlos Eduardo Stecca, oncologista especialista em tumores urológicos, como investigador principal do estudo.
O evento proporcionou uma valiosa oportunidade para a troca de conhecimentos e experiências entre diversos países. Além de representantes brasileiros, estiveram presentes renomados centros de pesquisa clínica dos Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Peru, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Chile, Coreia do Sul, entre outros, evidenciando o alcance e a importância global das discussões realizadas.
O HUEM adquiriu um dermatoscópio digital que vai auxiliar no combate ao câncer de pele em pacientes. Trata-se de um equipamento de última geração, que realiza o exame chamado mapeamento de nevos (pintas). Disponível para a população a partir de março, o dermatoscópio realiza um mapeamento, ou seja, uma documentação fotográfica digitalizada de toda a superfície corporal, permitindo uma análise detalhada das lesões potencialmente suspeitas. Além de atender pacientes SUS, o dermatoscópio digital estará disponível na unidade Mackenzie de Dermatologia e Cosmiatria para pacientes da rede privada, por valores mais acessíveis que o convencional. A unidade fica na alameda Princesa Izabel, nº 1.575, ao lado da ala pediátrica do Hospital Evangélico Mackenzie.
Além de facilitar o acompanhamento das pintas da pele, o equipamento consegue registrar e armazenar essas informações para detectar com precisão futuras alterações, como esclarece o coordenador da unidade de Dermatologia e Cosmiatria do HUEM, Dr. Lincoln Fabrício. “O equipamento aumenta significativamente a imagem da lesão e registra as características dermatoscópicas de cada pinta. Um ano depois, conseguiremos saber exatamente se apareceu uma pinta nova ou se houve alteração em pinta já mapeada”, afirma.