Anuários da empresa Análise Editorial revelam que o curso que completou 70 anos em 2023 continua no topo dos rankings que avaliam a qualidade do ensino oferecido pela Instituição.
Fotos: NTAI/Mackenzie
Animação: Envato Elements
Dados publicados no anuário Análise Advocacia 2023/2024, pesquisa realizada pela Análise Editorial, empresa jornalística brasileira dedicada exclusivamente à produção de publicações especializadas, mostrou que 10% dos melhores escritórios de advocacia do país são geridos por antigos alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Enquanto a UPM aparece em primeiro lugar, a PUC-SP aparece na segunda colocação, com 8%, e a USP, em terceiro, com 6%.
Para o diretor da Faculdade de Direito (FDir) da UPM, professor Gianpaolo Poggio Smanio, os alunos de Direito do Mackenzie não só ingressam neles mas também formam os escritórios de ponta. “Isso mostra que estamos no caminho certo e que devemos permanecer cada vez mais conectados com o mercado de trabalho e a sociedade para oferecermos a melhor formação jurídica e pessoal aos nossos alunos”, apontou.
O Anuário Análise Advocacia é o levantamento mais relevante no mercado jurídico brasileiro, sendo uma referência para os escritórios na contratação. Para a pesquisa, as maiores companhias jurídicas e financeiras do Brasil e seus executivos são consultados pela Análise Editorial e votam nas instituições e nos profissionais que mais apreciam. A pesquisa é dividida em dezenove áreas do Direito, o que permite identificar quem são os mais admirados em cada ramo, além de indicar as bancas que se destacam em diversas áreas.
Na mais recente edição, estão relacionados os escritórios e advogados mais admirados segundo os executivos, acompanhados de perfil a respeito de sua atuação, agrupados em três categorias: full service, abrangente e especializado. A organização dos rankings é feita em até cinco patamares de classificação.
Vale lembrar que a edição anterior da publicação também revelou outro dado relevante. Nada menos que 63% dos profissionais eleitos Mais Admirados cursaram a graduação em universidades privadas e 37% em universidades públicas. Entre as instituições brasileiras que mais graduam os advogados Mais Admirados estavam: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (21%); Universidade de São Paulo (17%); Universidade Presbiteriana Mackenzie (8%); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (5%); e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (4%).
Esses dados demonstram a excelência do ensino da Faculdade de Direito (FDir) do Mackenzie, que completou 70 anos em 2023. O curso é oferecido em todos os campi do Mackenzie no Brasil: Higienópolis, Alphaville, Campinas, Brasília e Rio de Janeiro. Além disso, a Instituição disponibiliza diferentes opções de pós-graduação strictu e lato senso. “Temos os melhores métodos de ensino, oferecemos o melhor conteúdo jurídico, demonstramos a eles os valores corretos para que o futuro profissional seja bem-sucedido e respeitado em sua vida pessoal e profissional”, ressaltou Smanio.