br.freepik.com
FAU Em 23 de novembro, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM realizou o lançamento do livro Habitação é central: vivências e reflexões em torno de “ilhas” e cortiços. A obra é resultado da contribuição de diversos arquitetos, urbanistas, sociólogos, antropólogos, cientistas sociais, lideranças sociais e políticas. Em conjunto, os profissionais relatam vivências e reflexões acerca das “ilhas” do Porto e dos cortiços em São Paulo.
O livro foi desenvolvido no âmbito do Collaborative OnLine International Learning (COIL), entre a FAU, o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade (CICS.Nova_Minho) e o Laboratório de Habitação Básica (LAHB), para construir o tópico especial “Moradia é central”. Os levantamentos foram realizados com homens e mulheres de movimentos sociais e especialistas nas referidas áreas, em torno de direitos sociais nomeadamente o direito à cidade, à habitação e ao hábitat (infraestruturas e equipamentos). O evento contou com palestras do antropólogo Fernando Rodrigues e do arquiteto Antonio Cerejeira Fontes, professores do CICS.Nova_Minho e do LAHB.
br.freepik.com
FCI A UPM, por meio da Faculdade de Computação e Informática (FCI) e da Gerência de Tecnologia e Informação (GERTI), participou do Super Computing (SC2023), o maior evento de supercomputação do mundo, que ocorreu em Denver nos dias 12 a 17 de novembro. A UPM integrou o showcase do evento com o intuito de demonstrar a capacidade de transmissão de dados, um aspecto crucial no universo da supercomputação. Em sua primeira participação em 35 anos de evento, o Mackenzie esteve ao lado de renomadas instituições da Research and Education Network at São Paulo (REDNESP). A parceria entre a REDNESP/Fapesp e universidades paulistas, incluindo a UPM, e a California Institute of Technology (Caltech) estabeleceu um novo recorde de transmissão de dados acadêmicos. A demonstração alcançou incríveis 6.2 Tbps de transmissão conjunta, com as instituições brasileiras contribuindo com 260 Gbps de fluxo total de dados, atingindo picos de 320 Gbps. O experimento utilizou conexões de fibra óptica tanto no Atlântico quanto no Pacífico.
FAU Em 4 de dezembro, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM lançou o livro Pesquisa em urbanismo: conceito e contextos em perspectiva, uma antologia de textos de referência para a consulta de estudantes, professores e pesquisadores, na expectativa de instigar novas ideias e pesquisas sobre o urbanismo e as cidades do século XXI. A obra foi produzida pela Editora Mackenzie e teve as professoras da FAU, Eunice Abascal e Angélica Alvim, como organizadoras.
A obra é fruto da parceria com a PUC-Campinas e contou com artigos produzidos por pesquisadores ibero-americanos da área de Urbanismo. Os textos são divididos em blocos que tratam de temas como a investigação do processo de planejamento urbano de cidades de porte médio; a relação entre urbanismo e espaço público; a relação entre urbanismo e meio ambiente, com enfoque na relação entre assentamentos precários e pesquisa na Amazônia; e as discussões do percurso histórico e da etnografia em urbanismo.
FAU A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM realizou, em 11 de dezembro, a divulgação do segundo volume do catálogo FAU+D Mackenzie: Arquitetura e Urbanismo & Design, trabalhos de conclusão 2022 (TFGs e TCCs), que reúne os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Trabalhos Finais de Graduação (TFG) mais bem avaliados de alunos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design. O produto foi organizado pelos professores Angélica Alvim, coordenadora-geral; Lucas Fehr, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo; Nara Martins, coordenadora do curso de Design; Rafael Schimidt; e Marcos Aurélio.
FCI A UPM, por meio da Faculdade de Computação e Informática (FCI), participou do Exercício Guardião Cibernético 5.0, evento realizado em Brasília, em 5 e 6 de outubro, e organizado pelo Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) — subordinado ao Exército Brasileiro e composto de militares da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira.
Considerado o maior evento de simulação de defesa cibernética do Hemisfério Sul, a FCI esteve presente no ESC 5.0 no Setor Academia, representada pelo professor Dirceu Matheus Junior, que contribuiu in loco com exercícios de simulações e defesas cibernética em diferentes setores presentes. Foi também uma oportunidade de integração entre os participantes da academia.
A FCI oferece MBA em Cybersecurity Professional na modalidade on-line ao vivo. Para mais detalhes, acesse aqui.
br.freepik.com
Em 6 de dezembro, o Grupo de Fotônica Mackenzie (GFM) celebrou 20 anos em evento realizado no auditório MackGraphe, com a presença de membros do GFM, autoridades mackenzistas, docentes e alunos da Escola de Engenharia (EE) da UPM.
Durante o momento devocional, o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro, falou sobre acreditar que a ciência, a tecnologia e a criatividade humana nunca serão incompatíveis com a fé. O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, parabenizou por toda a produção científica realizada pelo grupo ao longo dos anos — a fotônica é a área de conhecimento científico dedicada à transmissão, à modulação, à detecção e ao processamento da luz.
Para o diretor da EE, Marcos Massi, o GFM trabalha com excelência há 20 anos e é um dos principais grupos de pesquisa da unidade acadêmica pela liderança, qualidade e competência dos membros que participam e pelo apoio institucional.
Além da palestra “Uma história de sucesso”, ministrada pelo professor Thoroh de Souza, que falou sobre o início do GFM e seus principais projetos, o evento fez uma homenagem às personalidades que representam a importância do GFM e sua atuação ao longo dos 20 anos. Os presentes também puderam conferir as palestras “Atuais atividades de pesquisa”, “Pesquisa colaborativa entre universidades e empresas no Brasil: indicadores, mecanismos, limitantes” e “A fotônica e o tempo tríbio, de Gilberto Freyre”.