NTAI/Mackenzie

Ação solidária para internos da ala pediátrica

No espírito natalino de solidariedade, os colaboradores do HUEM uniram forças em dezembro para levar alegria e esperança às crianças que enfrentaram desafios na ala pediátrica da Instituição nos últimos meses. Os pequenos pacientes foram convidados a escrever cartinhas, nas quais contaram as experiências ao longo do ano e pediram um presente de Natal. A equipe do Hospital distribuiu o total de 120 cartinhas entre os colaboradores que aderiram à campanha. Os presentes foram enviados pelo correio para a casa de cada criança. Após momentos marcados por internação, exames, medicamentos e rotina hospitalar, o gesto solidário iluminou o Natal dessas crianças e também destacou o comprometimento e a sensibilidade da equipe do HUEM em proporcionar um ambiente acolhedor e humano, mesmo em circunstâncias desafiadoras.

 

Mutirão avalia lesões suspeitas de câncer de pele

Em 2 de dezembro, o Ambulatório de Dermatologia do HUEM realizou um mutirão dedicado à triagem de pacientes com lesões suspeitas de câncer de pele e melanoma. Essa iniciativa, integrante da Campanha Dezembro Laranja, foi realizada em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Ao longo do dia, foram atendidos cerca de 100 pacientes portadores de lesões suspeitas, encaminhados pela SMS. Esses indivíduos passaram por consultas e exames, e as lesões consideradas malignas ou pré-malignas foram submetidas, no próprio sábado, a procedimentos como crioterapia e biópsia. Os retornos dos exames permitirão garantir uma abordagem rápida e eficaz.

O mutirão contou com a participação voluntária de 26 profissionais, que demonstraram um comprometimento exemplar com a causa. O ponto alto do evento foi a presença da secretária municipal de saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, que ressaltou a importância da campanha como estratégia eficaz para acelerar o atendimento e o tratamento.

NTAI/Mackenzie

Médico do HUEM é o novo presidente da Federação Mundial de Neurocirurgia

Dezembro de 2023 ficará marcado na história do HUEM. O chefe da Neurocirurgia da Instituição, dr. Luís Borba, foi eleito presidente da Federação Mundial de Neurocirurgia. Um feito marcante para a neurocirurgia nacional, visto que é o primeiro brasileiro a alcançar o posto mais elevado do mundo nessa especialidade.

A trajetória de Luís Borba no HUEM começou em 1996. “Nosso serviço sempre foi procurado por pacientes de todo o Brasil para resolver os casos mais complexos, e foi essa vasta experiência que me proporcionou a bagagem necessária para alcançar hoje esse posto”, destaca.

A Federação Mundial engloba as sociedades de neurocirurgia dos cinco continentes do mundo — ao todo são 190 entidades filiadas. A eleição ocorreu por votação direta entre os delegados de todos os países. Dr. Borba representou a América Latina e venceu com votação expressiva — 20% de diferença para o segundo colocado, um conceituado neurocirurgião de Tóquio, no Japão.

Mutirão de cirurgias de próstata atende pacientes do SUS

O HUEM realizou, no início de dezembro, um mutirão de cirurgias para o tratamento da Hiperplasia Benigna de Próstata (HBP), em que foram atendidos vinte pacientes com a doença, que afeta mais de 50% da população masculina acima de 50 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia.

O procedimento minimamente invasivo de enucleação endoscópica da próstata com Holmium Laser (HoLEP) foi executado em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa técnica é considerada a mais moderna em cirurgias de HBP. O Hospital reservou duas salas do centro cirúrgico para a realização de procedimentos simultâneos. Os atendimentos fazem parte de um curso de treinamento em enucleação endoscópica com Holmium Laser (HoLEP) do SCOLLA – Centro de Treinamento Cirúrgico.

Após aulas teóricas, doze médicos cirurgiões acompanharam as cirurgias para aprender a técnica que utiliza tecnologia de ponta. A capacitação continuada é fundamental para os profissionais estarem aptos a atuar com o que existe de mais moderno na medicina.

NTAI/Mackenzie

Residente do HUEM se destaca em concurso da SBCP

Um resultado expressivo no concurso para a obtenção do título de Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) encheu de orgulho o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM). A dra. Renata Damin, médica residente do HUEM, obteve a maior nota do Brasil na prova, em que concorreu com 240 inscritos de 80 instituições que oferecem o serviço de cirurgia plástica em todo o país.

O desempenho rendeu o prêmio Farid Hakme, concedido pela SBCP a quem conquista o primeiro lugar no Exame do Título de Especialista em Cirurgia Plástica. Essa prova nacional é obrigatória para todos os residentes em cirurgia plástica ao término do programa de residência.

Além da residência no Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do HUEM, Renata teve toda sua trajetória acadêmica vinculada ao Mackenzie — graduação na Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (Fempar), residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica, ambas no HUEM.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página