NTAI/Mackenzie
CCL A tradicional Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) contou com a participação do professor de Letras da UPM, Cristhiano Motta Aguiar, em mesas da programação paralela do festival, realizado entre os dias 22 e 26 de novembro. É o segundo ano consecutivo em que ele participa, após o lançamento da coletânea de ficção Gótico nordestino, que recebeu o prêmio Clarice Lispector da Biblioteca Nacional em 2022. Na mais recente participação, o professor foi convidado a participar da programação paralela pelo Sesc e pelas editoras Casa Pagã e Casa Paratodos, essas últimas consideradas do circuito independente.
Nas mesas de debate do Sesc e da Casa Pagã, Cristhiano Aguiar tratou sobre temáticas relacionadas ao Gótico nordestino, como literatura insólita e distopias. Na Casa Paratodos, a união das atividades de escritor e professor foram o centro do debate, ao tratar da crítica literária com outros escritores acadêmicos.
Além da FLIP, Cristhiano Aguiar foi convidado para diversos eventos e feiras literárias ao longo de 2023. Em setembro, ele foi um dos escritores convidados para integrar a programação da Bienal do Livro do Rio de Janeiro.
br.freepik.com
CCL A aluna de Publicidade e Propaganda (PP) do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da UPM, Isabela Ferreira, foi finalista do Prêmio Amigos do Mercado 2023, concorrendo na categoria Estagiário. Ela obteve destaque em um dos spin-offs de maior expressividade do coletivo Misses at Work, empresa onde trabalha, que oferece cerca de 80 vagas diárias.
Com a orientação do Mackenzie, Isabela adquiriu bom conhecimento de sua área no mercado de trabalho e afirma que foi a instituição de ensino que lhe proporcionou uma educação abrangente, permitindo melhorar continuamente as competências profissionais, ajudando-a a ser indicada.
Considerada uma das mais relevantes e aguardadas na agenda do setor de Comunicação e Publicidade, a premiação está em sua sétima edição. Na final, realizada em 30 de novembro, o vencedor da categoria Estagiário foi Wesley Barbosa, que trabalha no SBT.
br.freepik.com
Em 23 de novembro, a UPM celebrou a VI Edição do Prêmio Mackenzie de Fomento ao Jovem Empreendedorismo, marcando mais um capítulo na parceria com o Centro Paula Sousa (CPS) e a Fundação Estudar. Os participantes receberam prêmios da Fundação Estudar, desde cursos e bolsas até mentoria dos professores da UPM, incluindo, em alguns casos, a possibilidade de incubação. Em 2023, mais de noventa alunos participaram da iniciativa, dos quais trinta foram selecionados e quinze premiados.
O projeto é uma ferramenta crucial na capacitação dos alunos do CPS com habilidades empreendedoras essenciais. Adotando uma abordagem prática e inovadora, o programa não apenas prepara os jovens para os desafios do mercado mas também contribui para o desenvolvimento socioeconômico da sociedade.
De acordo com uma das organizadoras da iniciativa, professora Lilian Miguel, a parceria capacita educadores do Ensino Médio e Superior nos conhecimentos de criação e gestão de negócios. Em conseguinte, esses professores orientam projetos elaborados por seus alunos.
O sucesso desse projeto tem como protagonistas os docentes do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) e do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios (MPADN) da UPM, além do engajamento de professores do CPS.
Em 16 de dezembro, no campus Higienópolis, ocorreu a apresentação musical em celebração aos 40 anos do lançamento do álbum de Chico Buarque e Edu Lobo O grande circo místico. Fruto da parceria entre a UPM e a TV e Rádio Cultura Brasil, da Fundação Padre Anchieta (FPA), o show gratuito contou com a cantora Vanessa Moreno e o pianista e diretor artístico Cristóvão Bastos, que interpretaram as músicas do álbum, e a participação do Coro Universitário Mackenzie, sob regência do maestro Parcival Módolo.
Lançado em 1983, o álbum O grande circo místico foi encomendado pelo Balé Teatro Guaíra, que solicitou a Edu Lobo a criação da trilha sonora para a apresentação do grupo.
O show foi transmitido ao vivo durante o programa Chat MPB, parceria entre a Rádio Cultura Brasil e a UPM. No ar aos sábados e domingos, das 12 h às 15 h, o programa totalmente produzido por alunos do curso de Jornalismo do Mackenzie traz a linguagem radiofônica em seus diferentes formatos. Com ênfase para a música brasileira, o programa une informação e entretenimento e pode ser acompanhado no 77,9 FM e no app Cultura Play.
A UPM oficializou, em 6 de dezembro, a adoção do Canvas como novo Ambiente Virtual de Aprendizagem em um evento de apresentação realizado no auditório João Calvino, no campus Higienópolis. A nova plataforma será utilizada a partir do primeiro semestre de 2024 para todos os cursos do EaD Mackenzie.
A nova plataforma oferece melhorias e permite a utilização de novas ferramentas durante as aulas. O Canvas permitirá que os professores tenham melhores recursos à disposição e proporcionará aos alunos melhor navegação e um software mais simples. A facilidade de uso, o armazenamento na nuvem e a conexão com outros produtos, além de várias ferramentas para vídeos, apresentações e checagem de informações, são algumas novidades.
O evento de lançamento contou com a apresentação da plataforma e do reforço dos novos recursos, além de duas palestras com o tema “Neurociências e cognição”, ministrada por Suzane Garrido, e “Perspectivas para um futuro próximo na educação”, ministrada Lars Janér. O vídeo do evento completo pode ser acessado no YouTube.
NTAI/Mackenzie
Em 29 de novembro, o diretor-geral do Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologia (MackGraphe) e antigo reitor da UPM, Benedito Guimarães Aguiar Neto, oficializou a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao reitor da Universidad de Salamanca (USAL), Ricardo Rivero Ortega. A entrega foi realizada em representação do atual reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, ao campus da USAL na Espanha. Para Benedito Aguiar, trata-se de uma oportunidade de reafirmar o interesse na cooperação acadêmica estabelecida entre a UPM e a USAL e, ao mesmo tempo, uma chance de visitar uma das mais antigas universidades europeias e levar os cumprimentos do atual reitor.
Além da notável relação entre a UPM e a USAL, a cooperação entre as instituições foi fortalecida por meio de diversos convênios, como a participação no Programa Santander TOP España desde 2015 e a assinatura de acordos para a mobilidade de estudantes e a cotutela de teses doutorais. Desde 2015, mais de trinta acadêmicos, entre estudantes de graduação, pós-graduação e professores, foram beneficiados pela relação entre as duas universidades, consolidando laços de cooperação educativa e pesquisa entre Brasil e Espanha.
Entre outros destaques, o título, que atesta a excepcional trajetória acadêmica de Ricardo Rivero Ortega, destaca suas notáveis contribuições como professor titular de Direito Administrativo na renomada Universidad de Salamanca.
NTAI/Mackenzie
CCBS A coordenadora do curso de Gastronomia da UPM, Camila Landi, participou do Congresso Internacional realizado pela Universidade de Barcelona, de 13 a 15 de novembro, sobre a ciência aplicada à cozinha e a gastronomia. O evento contou com a presença de 23 delegações de países das Américas do Sul e Norte, da Europa, da África e da Ásia. O convite à Landi foi feito pelo presidente do Congresso, Pere Castells, e pela presidente da delegação brasileira, Denise Rohnelt Araujo. A docente mackenzista atuou na mesa “Retos y oportunidades para la generación y transmisión de conocimiento gastronómico-científico. Aplicado a las Escuelas de Cocina”.
O evento contou com chefs de cozinha, cientistas, especialistas e profissionais da área de alimentação e da gastronomia de diversas partes do mundo. Com o tema “Processos, tradição e inovação”, a temática girou em torno dos processos da cozinha e da gastronomia no âmbito da ciência na indústria dos alimentos, confeitaria, panificação e produtos específicos, como as bebidas, pautados na saudabilidade e sustentabilidade.