Inaugurações

Novos laboratórios,
novas descobertas

Campus Higienópolis da UPM ganhou cinco novos laboratórios de pesquisa nas áreas de Engenharia e Ciências Econômicas.

Fotos: NTAI/Mackenzie

Os meses de setembro e outubro foram marcados pela inauguração de cinco novos laboratórios de pesquisa na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Os novos equipamentos ficam no campus Higienópolis, na Escola de Engenharia (EE) e no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA). As inaugurações contaram com a presença de dirigentes da Universidade e representantes do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM).

Os novos centros atuam em pesquisa básica e aplicada. Na EE, foram inaugurados os laboratórios de Sistemas de Potência, de Eletricidade Aplicada, de Automação e Controle, de Sistemas Digitais e Eletrônica Industrial. No CCSA, abriram-se as portas do MackLab Varejo, voltado para o desenvolvimento de pesquisas no contexto varejista.

Laboratórios de Engenharia

Na EE, os novos laboratórios vêm atender os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação. Os novos laboratórios ficam localizados no subsolo do Prédio 6, próximo à portaria da rua Maria Antônia. O local passou por reforma estrutural e ganhou novos equipamentos.

Na inauguração, em 29 de setembro, autoridades da UPM e do IPM abordaram o caráter inovador dos laboratórios, destacando os vínculos entre universidade, sociedade e confessionalidade. O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, apontou o impacto da iniciativa na formação e no aprimoramento dos futuros engenheiros mackenzistas. “Estamos trabalhando para que nossa Escola de Engenharia continue a jogar luzes em nossa sociedade, pois o país precisa de bons engenheiros, e eles serão melhor capacitados nesses laboratórios”, disse.

Já o diretor da EE, Marcos Massi, lembrou que os novos laboratórios integram o plano estratégico da EE. “A inauguração de hoje está em nosso plano estratégico, que abrange ensino, pesquisa e extensão. Com isso, buscamos a modernização dos projetos pedagógicos dos cursos, que incentiva os estudantes a participar de atividades que vão além da sala de aula”, apontou. Ele também mencionou o fato de que a Escola tem ampliado suas parcerias com o mercado de trabalho, possibilitando a aproximação dos professores e universitários à demanda das empresas.

O presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), reverendo Roberto Brasileiro, abordou o tema da engenharia sob o prisma da confessionalidade. “Não é só abrir a máquina, mas ir além. E, para isso, precisamos da inteligência que Deus nos deu e da respeitabilidade ao homem até onde queremos levar o ser humano. Quando estamos em um laboratório, nos lembramos dessa responsabilidade. A grande luta é saber equilibrar esses dois pontos e saber aonde queremos chegar”, observou.

O mesmo enfoque esteve nas falas do presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Cid Caldas, e do presidente do IPM, Milton Flávio Moura. “Continuamos a perseguir a excelência, a inovação. Que professores e alunos entrem nesse espaço e pensem nas possibilidades, pois pensar no impossível nos trava”, disse Caldas. “O momento é de gratidão, principalmente a Deus. Tudo o que fizemos foi pensado com um propósito, que era abençoar as almas das pessoas que estudam e trabalham aqui”, disse o presidente do IPM.

Estiveram presentes no evento o presidente do Conselho de Curadores do IPM, Antônio César de Araújo Freitas; o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro; além de membros do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva do IPM; pró-reitores e diretores de unidades acadêmicas da UPM.

No CCSA, parceria com empresas

No dia 5 de outubro, a inauguração foi no CCSA, com o MackLab Varejo. Além de autoridades mackenzistas, estiveram presentes representantes das empresas parceiras da UPM na empreitada: Oxxo, Asus, Leroy Merlin e Santander. O MackLab Varejo também será um espaço para a realização de testes de mercado, encontros com possíveis consumidores, oficinas, aulas e treinamentos, além da promoção de marcas.

De acordo com Felix Léon, professor do CCSA e um dos responsáveis pelo projeto, a ideia do MackLab Varejo é aproximar as empresas e a Universidade, levando mais alunos ao universo da pesquisa aplicada. “É um espaço de inovação e tecnologia para trazer soluções e agregar valor, tanto para empresas quanto para o processo de aprendizagem dos estudantes”, explicou.

O diretor do CCSA, Claudio Parisi, agradeceu nominalmente as empresas parceiras por acreditarem e apoiarem o projeto do MackLab Varejo. “De fato, dá muito orgulho captar quatro empresas de grande porte e de diferentes segmentos. Os desafios que vamos criar juntos ajudarão o desenvolvimento das empresas e de nossos alunos e professores para uma pesquisa de maior impacto social e econômico”, destacou.

O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, celebrou a inauguração de mais um laboratório mackenzista. “Tenho a oportunidade, como reitor, de ver a obra do trabalho de equipe, isso renova o ímpeto de tentar fazer mais para uma sociedade próspera. O grande desafio para as universidades é o relacionamento e a proximidade com empresas”, declarou.

Participaram da cerimônia de inauguração o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro; a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello; o pró-reitor de Controle Acadêmico, Wallace Sabaini; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Luiz Carlos Lemos; a gerente comercial de Food Service e Padaria da Oxxo, Rafaela Trentin; o diretor comercial da Asus, Manuel Castro; o diretor de Qualidade de marca própria da Leroy Merlin, Marcus Vinícius Bahr Julião; e a head do segmento de universidades pessoa física do banco Santander, Jennifer Neander.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página