
Roda de conversa debate climatério entre as mulheres
04 de junho de 2025 | Faculdades Faculdade Rio Destaque
Alunas do curso de Psicologia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio realizaram no último sábado, 31 de maio, a 1ª Roda de Conversa - Perimenopausa, da dúvida ao autocuidado, com mulheres de diversas idades. O objetivo deste encontro foi conversar abertamente sobre o assunto e dividir suas histórias para que mais pessoas saibam sobre esse momento tão delicado da vida feminina.
Participaram dessa roda calorosa 14 mulheres, além das cinco alunas do curso. Todas queriam muito dividir suas experiências. As estudantes observaram que o assunto ainda é pouco falado e que toda mulher deveria saber sobre o tema, pois o conhecimento auxilia na hora de procurar ajuda, além de permitir entender que está tudo dentro da normalidade do ciclo da vida de um corpo feminino.
"Vimos, entre elas, a falta de informação sobre até mesmo o que é perimenopausa. Nem todas sabiam que ela começa 10 anos antes da menopausa chegar, e isso impactou todas as participantes. Outro ponto, foi a questão dos médicos. Muitos ainda não associam a perimenopausa com sintomas de tristeza e já logo indicam um psiquiatra. Algumas falaram que se sentiram silenciadas neste momento, como se quase tudo fosse stress, ansiedade e depressão feminina", disse a aluna Gabriela Bonder, do 3° período do curso de Psicologia.
Uma das participantes, Sonia Regina Soares da Costa Faria, afirmou que o tema da roda foi de extrema importância. "Houve empatia, escuta respeitosa e congruência. O tema foi direto, mas todas ficaram à vontade para falar. Vemos muita gente nas redes sociais que postam só a parte externa, mas temos que cuidar da parte interior para ter uma saúde perfeita. Esse é um tema que fala da mulher e que não tem sido colocado nas conversas. Precisamos trazer a consciência de todas as pessoas e profissionais de saúde. Que esse encontro seja o primeiro de muitos."
O climatério é um período de várias alterações no corpo da mulher como fogachos (ondas de calor), secura vaginal, alterações da pele, irritabilidade, fadiga, depressão, problemas cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, dislipidemia, além de situações de estresse, como por exemplo ter de lidar com problemas de filhos, “síndrome do ninho vazio”, sensação de envelhecimento, problemas conjugais e profissionais.
Segundo o Doutor Luiz Antônio Sá, professor de Clínica Médica, Geriatria e Gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), esse é um momento de profundas transformações na vida da mulher e que podem até causar alterações na memória. Muitas mulheres relatam lapsos de memória, dificuldade para realizar multitarefas e atenção diminuída. Estudos indicam que mais de 60% das mulheres nessa fase têm queixas relacionadas à cognição. A ciência ainda não explica totalmente as razões dessas alterações cognitivas, todavia, os sintomas coincidem com a deficiência de estrogênio, hormônio que desempenha função em circuitos cerebrais relacionados à memória e à atenção, e sua ausência pode aumentar o risco de doenças neurológicas cognitivas na mulher que está envelhecendo. “Com as orientações adequadas, o climatério pode ser enfrentado com serenidade e confiança, permitindo às mulheres viverem essa fase da vida com plenitude e bem-estar.", afirma o doutor.
Ao final do evento, cada participante escreveu uma mensagem que foi sorteada entre elas, com o intuito de apoiar ou demonstrar que ninguém está passando por essa fase sozinha. A coordenadora adjunta do curso de Direito, Isabelli Gravatá, participou da roda de conversa e recebeu a seguinte mensagem: "Não é à toa que a peça mais forte do jogo é a dama! Você é essa peça, lembre-se disso!". E ela comentou como foi essa troca de experiências. “A quebra de tabu, poder conversar sobre dúvidas, medos e incertezas foram fundamentais para nos assegurarmos que todas passaremos por essa fase da vida. Nossas mães pouco conversaram conosco sobre menstruação, quanto mais sobre menopausa. Hoje entendemos que o que falamos com nossas filhas, precisamos esclarecer e debater com nossas amigas. As informações que não tivemos serão as que levaremos para as próximas gerações. Medicina integrativa, reposição hormonal, calores, oscilação de humor, de hoje em diante serão assuntos frequentes para mulheres que querem se entender melhor e adquirem qualidade física e emocional de vida”, disse.
A ação, além de ampliar o diálogo e aproximar as mulheres que estão nesta fase, faz parte dos projetos de extensão dedicados à comunidade. Todos os depoimentos serão colocados num relatório que será apresentado em sala de aula.
Notícias Relacionadas

Alunos da FEMPAR apresentam relatório do Amazon Vida
Missão humanitária levou atendimento médico e ações de saúde a comunidades ribeirinhas da Amazônia
Responsabilidade Social

Faculdade Mackenzie Rio realiza a Semana da Psicologia 2025
Evento reúne grandes nomes da área em cinco dias com muita troca de conhecimento
Saúde

Intercâmbio fortalece parcerias acadêmicas entre Mackenzie Brasília e Mackenzie Rio
Visita institucional promove integração e troca de experiências entre alunos e docentes de ambas as unidades
Direito

Afetos e emoções: por que só nos lembramos delas quando tudo sai do controle?
Faculdade Mackenzie Rio realiza roda de conversa para mulheres e estimula a fala, a escuta e o autocuidado das participantes
Faculdades

ABNT e Mackenzie selam parceria para formação e disseminação da cultura da normalização
Acordo entre as instituições mais tradicionais do país prevê desenvolvimento conjunto na educação e iniciativas de impacto social
Parcerias

Faculdade Mackenzie Brasília promove Semana Acadêmica com imersão nas carreiras jurídicas
Programação teve palestras e painéis com nomes de destaque do cenário nacional
Faculdades

Inscrições abertas para o MackPesquisa 2025
Inscrições vão até às 17h do dia 30 de junho
Oportunidade

Mackenzie abre processo seletivo de Transferência Externa 2025.2
As inscrições estão abertas para os campi Higienópolis, Campinas e Alphaville
Universidade
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa