Professores do Mackenzie participam do 1° Congresso STJ da Primeira Instância

14 de janeiro de 2026 | Direito Universidade Destaque

Durante os dias 15 e 17 de dezembro, foi realizado o 1° Congresso STJ da Primeira Instância Federal e Estadual, na sede do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. O evento teve como objetivo, o debate de questões controversas do Direito com a participação de juízes de todo o Brasil. Três professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) estiveram no Congresso e participaram das discussões.

Os docentes da Faculdade de Direito (FDir), Luiz Guilherme Dellore, pró-reitor de controle acadêmico; Rodrigo da Cunha; e Lidiani Fadel, deram suas contribuições para o debate, com enunciados sobre os dispositivos, métodos e os trâmites do poder judiciário brasileiro, que podem contribuir para destravar e agilizar os processos judiciais.

O professor Luiz Guilherme Dellore explicou que o congresso nasceu da necessidade de fortalecer a cooperação institucional e jurisdicional entre o STJ e os juízes federais e estaduais de primeira instância, pois o Brasil sofre de dispersão jurisprudencial, que é a divergência de entendimentos entre diferentes órgãos judiciários sobre a mesma interpretação ou aplicação da mesma forma jurídica. “Esse momento em que ministros do STJ dialogam com juízes de todo o Brasil pode auxiliar nessa aproximação entre os órgãos do judiciário e, com isso, diminuir essa situação de entendimentos distintos”, ressaltou. 

O congresso contou com a presença de especialistas do Direito que submeteram enunciados para votação e, se aprovados, servem como um indicativo da relevância da questão polêmica levantada que deve ser decidida pelos juízes presentes.

Dellore submeteu dois enunciados que foram aprovados: O primeiro diz que cabe ao NJP (Negócio Jurídico Processual) afastar a realização da audiência de conciliação do art. 334 do Código de Processo Civil, ou seja, o objetivo é agilizar o processo de maneira que a audiência possa ser designada. Já o segundo afirma que deveria ser possível procurar o endereço atualizado do réu em aplicativos de entrega e alimentação, caso ele não seja encontrado no local informado, para que o processo judicial seja mais rápido.

O professor Rodrigo da Cunha teve um enunciado aprovado. Ele explicou que o tema do seu enunciado foi sobre casos em que o plano de saúde não cumpre uma decisão judicial mesmo com multa. Nessas situações, a proposta do mackenzista é que juiz pode retirar o dinheiro direto da conta do plano e entregar ao paciente para que ele mesmo pague pelo tratamento, desde que depois comprove o uso correto de valores. 

A professora Lidiani Fadel também teve um enunciado aprovado. Ela contou que seu foco foi a cooperação judiciária entre juízos diferentes, mas com competências concorrentes, para que eles trabalhem de forma coordenada e não de maneira isolada, de forma que conflitos sejam evitados e a segurança jurídica seja assegurada. 

Luiz Dellore também expressou sua gratidão pela oportunidade de participar do congresso. “É a aplicação do conhecimento acadêmico na prática, para fazer com que os processos judiciais sejam mais previsíveis e ágeis. É algo gratificante e, claro, será debatido com o corpo discente do Mackenzie durante as aulas”, disse. 

Notícias Relacionadas

Ministra do Superior Tribunal Militar debate internacionalização do Direito

Evento realizado no Mackenzie é um dos maiores na pesquisa jurídica

Universidade

Mackenzie recebe VI Congresso Internacional de Biodireito e Desenvolvimento Tecnológico

Evento reuniu 20 palestrantes, professores e profissionais de saúde e Direito, com programação dedicada às interseções entre as áreas 

Direito

Desafios do direito autoral diante das transformações tecnológicas

Professora do Mackenzie participa de debate sobre os direitos autorais no STF

Direito

Faculdade de Direito Mackenzie promove encontro entre alunos e representantes do escritório Mattos Filho

Projeto proporciona dinâmicas e networking a fim de capacitar estudantes para os novos desafios das áreas jurídicas

Direito

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades