
Desafios do direito autoral diante das transformações tecnológicas
12 de novembro de 2025 | Direito Universidade Destaque
A professora da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Direito e Inovação (GEDI), Maria Rita Neiva, foi selecionada como expositora dade audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF), parai ouvir argumentos sobre a proteção da propriedade intelectual e dos direitos autorais na era digital. A audiência pública convocada pelo ministro Dias Toffoli e ocorreu no dia 27 de outubro.
O objetivo da audiência foi promover um debate sobre a proteção dos direitos autorais relativos à música na era digital. A professora explicou que o debate visava discutir os limites de contratos antigos sobre a exploração comercial de obras musicais, firmados ainda na época dos CDs e LPs, diante das novas formas de difusão na era do streaming.
A docente mackenzista explicou que o ramo do direito autoral é muito sensível às mudanças tecnológicas, pois a partir do avanço técnico, novas formas de difusão e exploração econômica de obras intelectuais surgem, o que leva a um desequilíbrio entre os interesses dos criadores, titulares cessionários e usuários da obra. “O que se debate atualmente em todo o mundo é que apesar do incremento do faturamento da indústria musical, muitas vezes não são os criadores que se beneficiam do aumento da receita do streaming”, explicou.
Na área musical, esse desequilíbrio passou a acontecer quando as mídias físicas, como discos de vinil e CD, foram digitalizadas para o streaming e incrementaram o faturamento da indústria musical, principalmente através dos atos de streaming interativo ou sob demanda realizados por plataformas de serviço de streaming, como é o caso do Spotify ou da Amazon Music.
A advogada ainda expôs, durante a audiência, que a transferência do direito de negociar valores com as plataformas de streaming para uma entidade de gestão coletiva – que no Brasil é o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) – retira do autor o direito exclusivo de autorizar e negociar diretamente a difusão de suas obras.
Na visão da professora, a gestão coletiva do ECAD representa um custo transacional adicional. “Com isso, a remuneração dos autores se dilui, em razão de um segundo agente, além dos editores musicais, que se interpõe nesse processo”, explica
Maria Rita destacou que a compreensão da natureza jurídica dos atos de streaming é essencial para o entendimento do sistema de remuneração atualmente vigente no Brasil, sendo um ponto central para a adequada interpretação constitucional da matéria em debate no STF.
Segundo a professora mackenzista, a história do direito autoral é marcada pela busca do equilíbrio entre o interesse público de acesso à cultura e o interesse individual do autor e demais titulares de direito autoral. “Protege-se o autor e a exploração de sua obra para estimular a produção cultural e científica de um país”, disse.
A professora enfatizou sua gratidão pela oportunidade de participar dessa audiência. “Foi uma grande honra ser escolhida para ser uma das expositoras desta importante audiência pública. Ao longo de minha trajetória acadêmica e profissional, tenho me dedicado intensamente à investigação e à atuação na área dos direitos autorais, tanto como professora e pesquisadora quanto como advogada”, finalizou.
Notícias Relacionadas

Mackenzie recebe VI Congresso Internacional de Biodireito e Desenvolvimento Tecnológico
Evento reuniu 20 palestrantes, professores e profissionais de saúde e Direito, com programação dedicada às interseções entre as áreas
Direito

Conferência Internacional debate o papel da informação no Direito Constitucional na FPMB
Evento teve a presença de importantes nomes do direito
Faculdades

Faculdade de Direito Mackenzie promove encontro entre alunos e representantes do escritório Mattos Filho
Projeto proporciona dinâmicas e networking a fim de capacitar estudantes para os novos desafios das áreas jurídicas
Direito

Aluna de Direito representa a Faculdade Mackenzie Rio nos Jogos Universitários Brasileiros
Nadadora é a segunda melhor na categoria S8 e favorita ao ouro
Faculdade Rio

Mackenzie realiza Seminário de Direito sobre direitos fundamentais e crime organizado
Evento reúne especialistas nacionais e internacionais para debater impactos do crime organizado e dos mercados ilícitos nos direitos fundamentais
Direito
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa