
O Incentivo à pesquisa na Universidade Presbiteriana Mackenzie
04 de junho de 2025 | Pesquisa e Inovação Destaque
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) preza pela produção de conhecimento, uma das formas de consolidar a excelência do ensino da instituição. Por meio da pesquisa científica, a inovação e o desenvolvimento se tornam um dos caminhos para a solução de problemas reais, proporcionando uma formação dos estudantes completa e com pensamento crítico.
Nesse sentido, a atuação da Coordenadoria de Fomento à Pesquisa (CFP) é fundamental. O órgão, considerado estratégico, é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG) da UPM e tem como objetivo promover a excelência na produção científica da Universidade. “Nossa missão é posicionar o Mackenzie como uma instituição produtora de conhecimento relevante para uma vida sustentável, com impacto social e disseminação da ciência junto à sociedade e ao setor produtivo” afirma o coordenador da CFP, Leandro Augusto da Silva.
A CFP desenvolve suas atividades em quatro frentes principais. A primeira é o apoio à gestão de projetos, por meio do Núcleo de Apoio à Gestão de Projetos (NAP), que está credenciado como Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP) na FAPESP. Esse núcleo oferece suporte administrativo e técnico para que os pesquisadores possam se dedicar com mais eficiência à pesquisa e à orientação acadêmica. A segunda frente é a coordenação de programas de iniciação científica, que proporcionam aos alunos de graduação a oportunidade de participar de projetos de pesquisa e desenvolver competências investigativas.
O órgão mackenzista também atua no fortalecimento de grupos de pesquisa, incentivando a colaboração interdisciplinar entre docentes e discentes. Por fim, supervisiona os Comitês de Ética em Pesquisa, assegurando que os projetos sigam as normas éticas e legais vigentes, especialmente em estudos com seres humanos. Por meio dessas ações, a CFP consolida-se como um pilar essencial na estrutura de pesquisa da Universidade.
“O fomento à pesquisa em uma universidade como o Mackenzie é essencial para conectar a produção de conhecimento à resolução de problemas concretos da sociedade. Ele possibilita a formação de alunos mais críticos, inovadores e preparados para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que estimula o avanço científico e tecnológico do país”, destaca Leandro da Silva.
Na Universidade, os alunos são incentivados a participar da pesquisa científica, seja por meio da participação em grupos de pesquisa, Ligas Acadêmicas, ou por meio de editais de programas de Iniciação Científica e Tecnológica, que permitem o envolvimento em projetos alinhados às suas áreas de estudo. Além disso, podem atuar em centros de pesquisa e laboratórios que viabilizam a execução de projetos práticos com aplicação direta na sociedade.
“Os alunos do Mackenzie podem desenvolver projetos de natureza interdisciplinar e aplicada, com forte orientação para desafios reais da sociedade e do mercado. A variedade de temas e o suporte oferecido pela instituição permitem que os alunos atuem desde a concepção até a aplicação prática de suas pesquisas”, aponta o coordenador da CFP.
As temáticas das pesquisas desenvolvidas no Mackenzie variam desde o desenvolvimento de terapias digitais personalizadas até sistemas de transmissão para TV Digital, passando por estudos genéticos, análise do impacto de políticas públicas, desenvolvimento de sensores nanotecnológicos e soluções baseadas em ESG.
A preocupação com a produção de conhecimento por meio da pesquisa é um dos pilares do Mackenzie, que o tornam uma das instituições de ensino mais respeitadas do Brasil, unindo tradição e qualidade. Recentemente, o Mackenzie conquistou o primeiro lugar na categoria Faculdade/Universidade Particular no prêmio Os Mais Amados de SP 2024, da Revista Veja. Além de ser considerada a melhor instituição privada do estado de São Paulo, segundo o Ranking Universitário Folha 2024 (RUF) e a 5ª melhor instituição particular do Brasil.
Inscrições abertas para o segundo semestre
A Universidade Mackenzie está de portas abertas para receber novos estudantes para o segundo semestre de 2025. Para isso, são diversas opções de processos seletivos com inscrições abertas, basta clicar aqui e conferir. Venham se tornar um mackenzista e estude em uma instituição de ensino de ponta, realmente preocupada com a produção científica.
Notícias Relacionadas

Mackenzie Tamboré recebe Moção de Congratulação na Câmara Municipal de Barueri
Reconhecimento celebra os 45 anos da instituição e destaca sua contribuição para a educação e o desenvolvimento da cidade
Colégios

Alunos da Escola Estadual Capitão Sérgio Paulo Muniz Pimenta conhecem o Mackenzie
Visita antecedeu musical em homenagem a Sérgio Pimenta, que contou com a participação surpresa dos estudantes
Instituto

Mackenzie é a melhor universidade privada do estado de São Paulo no RUF 2025
Esta é a 11ª vez que a instituição alcança o topo no ranking da Folha de São Paulo
Universidade

Faculdade Mackenzie Rio realiza a Semana de Economia 2025
Desafios e oportunidades da profissão serão debatidos durante o evento
Economia

Congresso discute Reforma Tributária e os desafios da Transição Energética
Evento gratuito, promovido pelo Mackenzie, reúne especialistas e autoridades para debater os impactos das mudanças no setor energético
Economia

Comunicação que conecta culturas e transforma organizações
Mestrado em Comunicação Intercultural nas Organizações do Mackenzie formam profissionais preparados para os desafios globais da comunicação
Universidade

Nobel de Química 2025 reconhece pesquisas sobre estruturas metal-orgânicas
Professor Everton Bonturim, do curso de Química do Mackenzie, comenta a importância científica e tecnológica dos materiais premiados
Pesquisa e Inovação

Conexões que Transformam: Universidade Inicia 21ª Semana de Iniciação Científica e Tecnológica
Tema reforça a importância da pesquisa e da inovação para o desenvolvimento social
Acontece no Mackenzie

MackPesquisa apresenta resultados de projeto sobre práticas pedagógicas STEAM
Iniciativa contribuiu para a formação docente e aplicação de tecnologias digitais na educação básica
Pesquisa e Inovação

Docente do Mackenzie leva estudo sobre cultura organizacional orientada a dados ao IAMOT 2025
Apresentação de artigo em conferência, no Canadá, amplia a inserção global da produção acadêmica da instituição
Pesquisa e Inovação

Pesquisa de aluno do Mackenzie conquista Prêmio CAPES de Tese
Gabriel Matheus Pinto recebe menção honrosa pelo trabalho sobre nanocompósitos sustentáveis, garante dupla titulação e reforça excelência do programa…
Pesquisa e Inovação

Mackenzie celebra o décimo aniversário do PROATO
Programa promove acolhimento e inclusão de alunos com deficiência e necessidades educacionais
Eventos

Confira como foi o primeiro dia da recepção de calouros 2025.2
Mackenzie promoveu acolhida com dinâmicas, sorteios e integração nas unidades acadêmicas
Universidade

MackPesquisa 2025 tem inscrições prorrogadas
Novo prazo para inscrições termina dia 15 de agosto
Pesquisa e Inovação

Mackenzie abre Processo Seletivo para Notas Internacionais 2025.2
Inscrições abertas para os campi Higienópolis, Alphaville e Campinas
Universidade

Terra em chamas: o impacto das queimadas no solo e na vida do planeta
Saiba como os incêndios florestais impactam a vegetação, os animais, os seres humanos e as mudanças climáticas
Atualidades

Laboratório de Humanidades da Pós-Graduação realizará Roda de Conversa sobre as perspectivas da pesquisa
Evento acontecerá dia 17 de junho no campus Higienópolis
Eventos

Jornalismo Mackenzie conquista prêmios no Expocom Sudeste
Alunos vencedores irão concorrer na edição nacional ainda em 2025
Nossos Talentos

Incertezas, Desafios e Oportunidades do Novo Cenário Global
Centro Mackenzie de Liberdade Econômica proporcionou debate sobre o impacto do protecionismo e as novas dinâmicas comerciais
Direito

Caso lobo-terrível: entenda como os cientistas geraram uma espécie em extinção
Roda de conversa do curso de Biologia esclareceu dúvidas sobre o “novo” lobo-terrível
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa