
MackPesquisa apresenta resultados de projeto sobre práticas pedagógicas STEAM
01 de outubro de 2025 | Pesquisa e Inovação Colégios Destaque
No dia 16 de setembro, pesquisadores do projeto “Práticas pedagógicas STEAM: processos de gênese instrumental no uso de tecnologias educacionais por professores na educação básica”, do MackPesquisa, apresentaram os resultados em evento realizado no Teams para gestores e professores das unidades São Paulo, Tamboré e Brasília do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM).
A pesquisa, coordenada pela professora Débora Valletta e apoiada pelo diretor do CPM São Paulo, Ricardo Cassab, teve como objetivo investigar a integração da abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Art e Math) ao currículo escolar, por meio do uso de tecnologias digitais aplicadas em atividades pedagógicas. O trabalho também buscou compreender como os professores se apropriam dessas ferramentas em sua prática docente.
Segundo a professora Débora, o projeto cumpriu um papel essencial ao alinhar a formação de professores às demandas contemporâneas. “Os principais resultados alcançados manifestam-se em sua capacidade de preencher lacunas críticas na formação de professores da educação básica, alinhando a prática pedagógica às demandas de ensino com tecnologias digitais e a abordagem STEAM”, afirmou.
Entre os produtos desenvolvidos pela pesquisa estão, sistematização de práticas pedagógicas integrando cultura digital e pensamento computacional; materiais autoinstrucionais (como tutoriais) que auxiliam professores na aplicação das atividades em sala de aula; modelo de sequência didática para o ensino fundamental, conectando conteúdos a problemas reais de forma lúdica; desenho educacional de cursos híbridos para formação docente em STEAM.
As práticas já foram testadas nas unidades escolares e avaliadas pelos alunos. Ao todo, foram coletados 6.146 feedbacks em 2024, com média de 3,8 estrelas em 4, evidenciando o engajamento dos estudantes. “Percebe-se que os alunos adoram aprender por meio das práticas STEAM, que tornam conceitos tecnológicos aparentemente complexos mais simples e divertidos”, destacou a professora.
Outro ponto de relevância foi a contribuição para o desenvolvimento profissional dos docentes. “O projeto promove uma mudança fundamental na postura docente, auxiliando os professores a não apenas usar ferramentas digitais, mas a reestruturar seus processos de ensino. Essa abordagem garante uma formação mais robusta e autônoma, resultando em uma transformação sustentável da práxis pedagógica”, explicou a professora Débora.
Os materiais criados também permitem que o conhecimento seja multiplicado. “Os tutoriais funcionam como catalisadores para a continuidade e replicação das práticas aprendidas, apoiando a autonomia dos professores e facilitando a integração curricular. Além disso, garantem a escalabilidade do projeto”, acrescentou.
Para os próximos passos, a equipe pretende aprofundar as produções acadêmicas e ampliar a formação continuada. “Os dados mostraram que, em muitos casos, a formação atinge apenas a instrumentação, mas não a instrumentalização. Nosso desafio é oferecer condições para que os professores consigam avançar nesse processo, de modo que a tecnologia seja, de fato, transformada em instrumento pedagógico”, finalizou Débora Valletta.
O evento marcou o encerramento de uma etapa do projeto, mas reforçou a importância da pesquisa para o avanço da educação mackenzista. “O trabalho de cada um não apenas amplia o conhecimento em suas áreas, mas também fortalece nosso compromisso institucional com a produção científica de qualidade para a educação básica”, concluiu a professora.
Notícias Relacionadas

O Incentivo à pesquisa na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Estudantes são constantemente incentivados a produzir conhecimento aplicado à resolução de problemas reais do cotidiano
Pesquisa e Inovação

MackPesquisa financia projetos na Educação Básica com práticas STEAM
Trabalhos mackenzistas já ganham projeção nacional e internacional

Confraternização de fim de ano MackPesquisa
Para mais informações, clique aqui.

Mackenzie estará no STEAMDAY 2024
Evento que estimula a educação STEAM no Brasil acontece em 04 e 05 de setembro
Eventos
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa