
Mel de abelha: um alimento natural com múltiplos benefícios para a saúde
20 de maio de 2025 | Saúde e Bem-Estar Destaque
O mel de abelha é um alimento funcional e versátil, que pode ser incluído com equilíbrio para deixar a alimentação mais saudável. Rico em nutrientes, antioxidantes e compostos bioativos, o mel oferece uma série de benefícios para o organismo e se destaca não só como adoçante natural mas também como um grande aliado no cuidado com a saúde.
Produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores, o mel é composto majoritariamente por carboidratos, como a glicose e a frutose. Ele também contém pequenas quantidades de vitaminas C, ácido fólico, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, aminoácidos e compostos antioxidantes, como flavonoides e ácidos fenólicos.
“O mel é um alimento nutritivo e cheio de benefícios para a saúde e bem-estar. É importante escolher um mel puro e de qualidade, produzido conforme normas sanitárias. Versões industrializadas podem conter aditivos químicos e até xarope de glicose, o que reduz seu valor nutricional. Ler o rótulo do produto é sempre uma boa prática quando se fala em consumo consciente”, ressalta Márcia Nacif, professora Drª do curso de Nutrição.
Suas características nutricionais e sensoriais ( sabor, acidez, doçura e aroma) podem variar conforme a origem floral, espécie da abelha, clima, região geográfica e estação do ano e, por este motivo ele dispõe de algumas variedades, como o mel de laranjeira, eucalipto e silvestre, cada um com características próprias.
Principais benefícios do mel
1. Fortalece o sistema imunológico
O mel estimula a produção de anticorpos e outras células de defesa, ajudando o corpo a combater vírus, bactérias e fungos. É um excelente aliado na prevenção de gripes, resfriados, sinusites e outras infecções.
2. Fonte natural de energia
Rico em açúcares simples, o mel é rapidamente absorvido pelo organismo, sendo uma excelente fonte de energia para atividades físicas.
3. Alivia dores de garganta e tosse
Sua textura e propriedades antimicrobianas ajudam a proteger a garganta, reduzindo inflamações e aliviando a tosse. Dois chás comumente indicados são mel com limão ou com gengibre.
4. Contribui para uma pele saudável
Aplicado topicamente, o mel age como hidratante natural, ajuda a reter água na pele e tem ação antibacteriana, sendo útil no tratamento de acne, ressecamento e pequenas lesões.
5. Ajuda a melhorar o sono
Por estimular a produção de serotonina e melatonina, o mel pode contribuir para noites mais tranquilas. Uma colher de chá no leite morno ou no chá de camomila é uma combinação perfeita.
“Mesmo com todos os seus benefícios, o mel deve ser consumido com moderação já que é rico em calorias em açúcares. Se consumido em excesso, o mel pode contribuir para o ganho de peso e elevar os níveis de açúcar no sangue, devendo ser consumido com cautela, principalmente por diabéticos”, destaca Márcia.
Notícias Relacionadas

Equilíbrio entre tecnologia, produtividade e vida real: um caminho necessário
Saber equilibrar o uso da tecnologia é um dos grandes desafios da atualidade
Saúde e Bem-Estar

Como a cultura do café está se transformando no Brasil
Cafeterias especializadas se consolidam como vitrines da novo hábito de consumo
Cá, entre nós

Museus inovadores no Brasil para enriquecer o repertório cultural
A arte não está limitada apenas a exposições de quadros e esculturas. Atualmente, muitos museus no Brasil oferecem experiências inovadoras para…
Cultura

Como pequenos ajustes no ambiente de trabalho podem prevenir dores e má postura
A digitalização do trabalho trouxe a possibilidade de mais conforto e tecnologia para fazer tarefas cotidianas. Em contrapartida, longas jornadas na…
Saúde e Bem-Estar

Como dizer não ao burnout?
Entender sobre o desgaste profissional e suas consequências é fundamental para diagnosticar eventuais crises e buscar tratamento profissional adequado
Saúde e Bem-Estar

Alternativas saudáveis para substituir os produtos industrializados
Consumo frequente de ultraprocessados pode impactar negativamente a saúde
Saúde e Bem-Estar
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa