
Filmes para comemorar o aniversário de São Paulo
23 de janeiro de 2026 | Atualidades Destaque
São Paulo completa 472 anos neste domingo, 25 de janeiro. E em meio às comemorações, é importante celebrar a cidade em toda a sua grandiosidade, pois além das diversas oportunidades que a metrópole oferece, ela também é um importante centro de produção e divulgação da cultura brasileira. Nesse cenário de tanto concreto, diversos filmes já foram rodados na cidade e eternizaram a capital paulista nas telonas.
O coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Hugo de Almeida Harris, aponta o motivo para São Paulo ser cenário para diversas produções audiovisuais. Para ele, a cidade é vasta e variada, com diversas realidades sociais: ao mesmo tempo que possui uma parte empresarial e turística, ela também contém ambientes mais carentes. “Ambos permitem histórias muito particulares, com características completamente distintas, mesmo se tratando da mesma cidade”, destacou.
Hugo apontou três filmes que melhor retratam São Paulo, confira:
São Paulo Sociedade Anônima
O filme de 1965 conta a história de Carlos, um jovem da classe média paulistana que ingressa em uma grande empresa na época da industrialização automobilística no Brasil. O coordenador enfatizou a obra devido ao retrato da metrópole que ela apresenta. “Sem dúvida, o mais importante de todos, não por ter o nome da cidade no título, mas pelo retrato que faz da classe média industrial, que em meio aos arranha-céus da cidade, busca tramoias para conseguir viver a vida econômica e amorosa”, disse.

O ano em que meus pais saíram de férias
O drama brasileiro de 2006 retrata a história de Mauro, um garoto de doze anos que tem sua vida virada de ponta cabeça quando seus pais saem de férias de forma inesperada na década de 70. Hugo explicou a sinopse e importância do filme para a representação da época. “A obra mostra a presença de um menino no bairro do Bom Retiro tentando lidar com a ausência dos pais que fugiram do governo militar”, contou.

Os 12 trabalhos
O filme de 2007 conta a história de Héracles, um jovem que vive na periferia de São Paulo e passa a trabalhar como motoboy. “Um filme que mostra a realidade de personagens da periferia paulistana, que trabalham como motoboy e buscam sobreviver no dia a dia”, relatou.

Hugo esclareceu que o cinema mostra os espaços, os ambientes e a geografia local, por meio do olhar de cada cineasta e a maneira que cada um interage com a cidade. “Alguns serão mais introvertidos, em ambientes internos, mas outros farão o personagem flanar pela cidade, o que permite apresentar ao público o que é este mundo que muitos não conhecem”, finalizou.
Aproveite o feriado de aniversário de São Paulo e conheça a cidade por meio do cinema.
Notícias Relacionadas

Faculdade Mackenzie Rio oferece mais de 60 cursos gratuitos com certificado
Os participantes vão aprender novas estratégias para utilizar na vida profissional e pessoal
Direito

Literatura no aniversário de São Paulo: livros retratam realidade paulistana
Conheça algumas obras que ajudam a compreender o cotidiano na capital
Cultura

São Paulo 471 anos: a importância da cidade dos superlativos para o Brasil
Capital paulista é considerada centro financeiro, político e cultural do país
Atualidades

Prédios mais altos de São Paulo foram projetados por mackenzistas
Saiba a lista dos maiores edifícios da capital paulistana
Cultura
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa